Bible

 

Números 4

Studie

   

1 Disse mais o Senhor a Moisés e a Arão:

2 Tomai a soma dos filhos de Coate, dentre os filhos de Levi, pelas suas famílias, segundo as casas de seus pais,

3 da idade de trinta anos para cima até os cinqüenta anos, de todos os que entrarem no serviço para fazerem o trabalho na tenda da revelação.

4 Este será o serviço dos filhos de Coate; na tenda da revelação, no tocante as coisas santíssimas:

5 Quando partir o arraial, Arão e seus filhos entrarão e, abaixando o véu do reposteiro, com ele cobrirão a arca do testemunho;

6 por-lhe-ão por cima uma coberta de peles de golfinhos, e sobre ela estenderão um pano todo de azul, e lhe meterão os varais.

7 Sobre a mesa dos pães da proposição estenderão um pano de azul, e sobre ela colocarão os pratos, as colheres, as tigelas e os cântaros para as ofertas de libação; também o pão contínuo estará sobre ela.

8 Depois estender-lhe-ão por cima um pano de carmesim, o qual cobrirão com uma coberta de peles de golfinhos, e meterão à mesa os varais.

9 Então tomarão um pano de azul, e cobrirão o candelabro da luminária, as suas lâmpadas, os seus espevitadores, os seus cinzeiros, e todos os seus vasos do azeite, com que o preparam;

10 e o envolverão, juntamente com todos os seus utensílios, em uma coberta de peles de golfinhos, e o colocarão sobre os varais.

11 Sobre o altar de ouro estenderão um pano de azul, e com uma coberta de peles de golfinhos o cobrirão, e lhe meterão os varais.

12 Também tomarão todos os utensilios do ministério, com que servem no santuário, envolvê-los-ão num pano de azul e, cobrindo-os com uma coberta de peles de golfinhos, os colocarão sobre os varais.

13 E, tirando as cinzas do altar, estenderão sobre ele um pano de púrpura;

14 colocarão nele todos os utensilios com que o servem: os seus braseiros, garfos, as pás e as bacias, todos os utensílios do altar; e sobre ele estenderão uma coberta de peles de golfinhos, e lhe meterão os varais.

15 Quando Arão e seus filhos, ao partir o arraial, acabarem de cobrir o santuário e todos os seus móveis, os filhos de Coate virão para levá-lo; mas nas coisas sagradas não tocarão, para que não morram; esse é o cargo dos filhos de Coate na tenda da revelação.

16 Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, terá a seu cargo o azeite da luminária, o incenso aromático, a oferta contínua de cereais e o óleo da unção; isto é, terá a seu cargo todo o tabernáculo, e tudo o que nele há, o santuário e os seus móveis.

17 Disse mais o Senhor a Moisés e a Arão:

18 Não cortareis a tribo das famílias dos coatitas do meio dos levitas;

19 mas isto lhes fareis, para que vivam e não morram, quando se aproximarem das coisas santíssimas: Arão e seus filhos entrarão e lhes designarão a cada um o seu serviço e o seu cargo;

20 mas eles não entrarão a ver, nem por um momento, as coisas sagradas, para que não morram.

21 Disse mais o Senhor a Moisés:

22 Toma também a soma dos filhos de Gérsom segundo as casas de seus pais, segundo as suas famílias;

23 da idade de trinta anos para cima até os cinqüenta os contarás, a todos os que entrarem no serviço para fazerem o trabalho na tenda da revelação.

24 Este será o serviço das familias dos gersonitas, ao servirem e ao levarem as cargas:

25 levarão as cortinas do tabernáculo, a tenda da revelação, a sua coberta, a coberta de peles de golfinhos, que está por cima, o reposteiro da porta da tenda da revelação,

26 as cortinas do átrio, o reposteiro da porta do átrio, que está junto ao tabernáculo e junto ao altar em redor, as suas cordas, e todos os instrumentos do seu serviço; enfim tudo quanto se houver de fazer no tocante a essas coisas, nisso hão de servir.

27 Todo o trabalho dos filhos dos gersonitas, em todo o seu cargo, e em todo o seu serviço, será segundo o mandado de Arão e de seus filhos; e lhes designareis os cargos em que deverão servir.

28 Este é o serviço das famílias dos filhos dos gersonitas na tenda da revelação; e o seu trabalho estará sob a direção de Itamar, filho de Arão, o sacerdote.

29 Quanto aos filhos de Merári, contá-los-ás segundo as suas famílias, segundo as casas e seus pais;

30 da idade de trinta anos para cima até os cinqüenta os contarás, a todos os que entrarem no serviço para fazerem o trabalho da tenda da revelação,

31 Este será o seu encargo, segundo todo o seu serviço na tenda da revelação: as armações do tabernáculo e os seus varais, as suas colunas e as suas bases,

32 como também as colunas do átrio em redor e as suas bases, as suas estacas e as suas cordas, com todos os seus objetos, e com todo o seu serviço; e por nome lhes designareis os objetos que ficarão a seu cargo.

33 Este é o serviço das famílias dos filhos de Merári, segundo todo o seu trabalho na tenda da revelação, sob a direção de Itamar, filho de Arão, o sacerdote.

34 Moisés, pois, e Arão e os príncipes da congregação contaram os filhos dos coatitas, segundo as suas famílias, segundo as casas e seus pais,

35 da idade de trinta anos para cima até os cinqüenta, todos os que entraram no serviço para o trabalho na tenda da revelação;

36 os que deles foram contados, pois, segundo as suas famílias, eram dois mil setecentos e cinqüenta.

37 Esses são os que foram contados das familias dos coatitas, isto é, todos os que haviam de servir na tenda da revelação, aos quais Moisés e Arão contaram, conforme o mandado do Senhor por intermédio de Moises.

38 Semelhantemente os que foram contados dos filhos de Gérsom segundo as suas familias, segundo as casas de seus pais,

39 da idade de trinta anos para cima até os cinqüenta, todos os que entraram no serviço, para o trabalho na tenda da revelação,

40 os que deles foram contados, segundo as suas familias, segundo as casas de seus pais, eram dois mil seiscentos e trinta.

41 Esses são os que foram contados das famílias dos filhos de Gérsom todos os que haviam de servir na tenda da revelação, aos quais Moisés e Arão contaram, conforme o mandado do Senhor.

42 E os que foram contados das famílias dos filhos de Merári, segundo as suas famílias, segundo as casas de seus pais,

43 da idade de trinta anos para cima até os cinqüenta, todos os que entraram no serviço, para o trabalho na tenda da revelação,

44 os que deles foram contados, segundo as suas famílias, eram três mil e duzentos.

45 Esses são os que foram contados das familias dos filhos de Merári, aos quais Moisés e Arão contaram, conforme o mandado do Senhor por intermédio de Moisés.

46 Todos os que foram contados dos levitas, aos quais contaram Moisés e Arão e os príncipes de Israel, segundo as suas famílias, segundo as casas de seus pais,

47 da idade de trinta anos para cima até os cinqüenta, todos os que entraram no serviço para trabalharem e para levarem cargas na tenda da revelação,

48 os que deles foram contados eram oito mil quinhentos e oitenta.

49 Conforme o mandado do Senhor foram contados por Moisés, cada qual segundo o seu serviço, e segundo o seu cargo; assim foram contados por ele, como o Senhor lhe ordenara.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 862

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

862. Foi dito que por “cercaram o arraial dos santos e a cidade amada” é significado que eles faziam esforços para destruir todas as coisas da Nova Igreja, não somente suas verdades como seus bens, e até mesmo sua doutrina a respeito do Senhor e da vida, como foi referido no número precedente. Que essa é a significação, é porque pelo “arraial dos santos” são significados todos os bens e verdades da Igreja, que é a Nova Jerusalém. Que “o arraial”, no sentido espiritual, significa todas as coisas da Igreja referentes a suas verdades e a seus bens, pode-se ver pelas seguintes passagens:

“O sol e a lua escureceram, e as estrelas retiraram o esplendor.

Jehovah levantou Sua voz diante de Seu exército, porque muito grande

éSeu arraial, porque são inúmeros os que executam a Sua Palavra” (Joel 2:10, 11).

“Estabelecerei um arraial diante de Minha casa com um exército” (Zacarias 9:8).

“Deus dispersou os ossos dos que acampavam contra ti, porque Deus os rejeitou” (Salmo 53:5).

“O anjo de Jehovah acampa ao redor dos que O temem e os liberta” (Salmo 34:7).

“Os anjos de Deus encontraram-se com Jacob, e Jacob disse: O arraial de Deus é este; por isso chamou o nome desse lugar Machanaim (os dois arraiais)” (Gênesis 32:2).

(Além disso, em outros lugares, como Isaías 29:3Ezequiel 1:24Salmo 27:3).

Que pelos “exércitos”, na Palavra, são significados as verdades e os bens da Igreja e também as suas falsidades e os seus males, vê-se nos n. 447, 826, 833: portanto, também pelo “arraial” (acampamento).

[2] Como pelos filhos de Israel e pelas suas doze tribos é significada a Igreja quanto a todas as suas verdades e quanto a todos os seus bens (n. 349, 350), por isso eles são chamados “os exércitos de Jehovah” (Êxodo 7:4; 12:41, 51), e o lugar onde paravam reunidos era chamado “arraial”, como em Levítico 4:12, Levítico 8:17, Levítico 13:46Levítico 14:8, Levítico 16:26, 28Levítico 24:14, 23 — Números, capítulos 1, 2, 3, 4:5 e seguintes — Números 5:2, 3, 4, Números 9:17-23Números 10:1-28Números 11:31, 32Números 12:14, 15, Números 21:10-25Números 33:1-49Deuteronômio 23:9-14, Amós 4:10. Por essas considerações é agora evidente que por “cercaram o arraial dos santos e a cidade amada” é significado que eles faziam esforços para destruir todas as verdades e todos os bens da Nova Igreja, que é a Nova Jerusalém, e também a sua doutrina a respeito do Senhor e da vida. A mesma coisa é significada por essas palavras em Lucas:

“Quando virdes Jerusalém cercada pelos exércitos, então sabei que está próxima a devastação. Finalmente Jerusalém será pisada pelas nações até que se cumpram os tempos das nações” (Lucas 21:20, 24).

Isto é dito da consumação do século, que é o último tempo da Igreja;

por “Jerusalém” aqui também é significada a Igreja.

Que “Gog e Magog”, isto é, aqueles que estão no culto externo separado do culto interno, devem então invadir a Igreja e fazer esforços para a destruírem, é dito também em Ezequiel (38:8, 9, 11, 12, 15, 16; 39:2), e que então haverá uma Nova Igreja fundada pelo Senhor (é dito) no mesmo livro (39:17 até o fim).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987