Bible

 

Mateus 3

Studie

   

1 Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia,

2 dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

3 Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto; Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.

4 Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.

5 Então iam ter com ele os de Jerusalém, de toda a Judéia, e de toda a circunvizinhança do Jordão,

6 e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.

7 Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura?

8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento,

9 e não queirais dizer dentro de vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.

10 E já está posto o machado á raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.

11 Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo.

12 A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.

13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

14 Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?

15 Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu.

16 Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele;

17 e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 1861

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

1861. ‘E eis um forno de fumaça’; que signifique o falso mais compacto; ‘e um tição de fogo’; que signifique o ardor das cobiças; é o que se faz evidente pela significação do ‘forno de fumaça’, que é o falso compacto, e pela significação do ‘tição de fogo’, que é o ardor das cobiças. A expressão ‘forno de fumaça’ é empregada porque o homem — principalmente o homem da igreja, que tem as cognições do vero e, contudo, não as reconhece, mas as nega em seu coração e passa a sua vida no que é oposto ao vero — não aparece de outro modo senão como um forno de fumaça. Ele próprio aparece como o forno, e o falso proveniente dos ódios aparece como fumaça. As cobiças de onde nascem os falsos não aparecem de outro modo senão como tições de fogo saindo de tal fornalha, assim como as provações representativas que existem na outra vida, e de que se falou pela experiência (n. 814, 1528). São as cobiças dos ódios, das vinganças, das crueldades e dos adultérios, principalmente quando foram mesclados de astúcias [dolis], que têm essa aparência e que se tornam tais.

[2] Que o ‘forno’, a ‘fumaça’ e o ‘fogo’ tenham tais significações na Palavra, é o que se pode ver pelas passagens seguintes: Em Isaías:

“Cada um é hipócrita e malicioso, e toda boca profere a insensatez, ... porque a malícia queima como um fogo, devoram as urzes e o espinho, e incendeia os arvoredos espessos da mata, e se elevam pelo rolo da fumaça. Na incandescência de JEHOVAH Zebaoth ficou escura a terra, e tornou-se o povo como o comida do fogo, o varão, ao seu irmão não pouparão ” (9:[16,] 17, 18 [Em JFA, 9:17-19]);

onde o ‘fogo’ é empregado no lugar dos ódios; os ‘rolos de fumaça que saem dela’ são tais falsos; o ódio é descrito por estas palavras: “o varão, ao seu irmão não pouparão”. Quando tais homens são examinados pelos anjos, eles não lhes aparecem senão como estão descritos aqui.

[3] Em Joel:

“Darei prodígios nos céus e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. O Sol se tornará em trevas, e a Lua, em sangue, antes que venha o dia de JEHOVAH, grande e terrível” (Joel 3:3, 4 [Em JFA, Joel 2:30, 31]);

onde o ‘fogo’ é tomado pelo ódio; as colunas de fumaça, pelos ‘falsos’; o ‘Sol’, pela caridade, e a ‘Lua’, pela fé.

[4] Em Isaías:

“[...] tornar-se-á a terra em piche ardente, de noite e de dia não se apagará, para a eternidade subirá a sua fumaça [...]” (Isaías 34:9,10);

o ‘piche ardente’ é tomado pelas medonhas cobiças e a ‘fumaça’ pelas falsidades.

[5] Em Malaquias:

“Eis, um dia vem, ardente como um forno, e serão todos os soberbos e todos que contêm a maldade [como] palha; e inflamá-los-á esse dia, não lhes deixará raiz, nem ramo” (Malaquias 3:19 [Em JFA, Malaquias 4:1]);

o ‘forno ardente’ tem uma semelhante significação; a ‘raiz’ está no lugar da caridade, o ‘ramo’, no lugar da verdade, estes não restaram.

[6] Em Oseias:

“Efraim tornou-se réu em Baal, ...será expelido da eira como o folhelho pelo turbilhão, é como a fumaça que sai da chaminé” (Oseias 13:1, 3).

‘Efraim’ é a inteligência que se tornou tal.

[7] Em Isaías:

“Será o robusto em estopa e a obra dele em faísca, e serão abrasados ambos igualmente, e ninguém apagará” (Isaías 1:31);

aí se trata dos que estão no amor de si mesmo, ou o que é a mesma coisa, no ódio contra o próximo; eles serão assim abrasados pelas suas cobiças. Em João:

“Babilônia tornou-se morada dos demônios;... gritavam vendo a fumaça da combustão dela; ... a fumaça dela sobe nos séculos dos séculos” (Revelação 18:2, 18; 19:3).

[8] No mesmo:

“Abriu o poço do abismo, de onde subiu uma fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e obscureceu-se o Sol assim como o ar pela fumaça do poço” (Revelação 9:2).

No mesmo:

“Da boca dos cavalos saiu fogo, e fumaça e enxofre: e foi morta a terça parte dos homens por essas três [coisas]: pelo fogo, e pela fumaça, e pelo enxofre, que saiam da boca deles” (Revelação 9:17, 18).

No mesmo:

“[...] Quem adora a besta ... beberá do vinho da ira de Deus misturado ao vinho puro do cálice da ira d’Ele, e será atormentado pelo fogo e o enxofre [...]” (Revelação 14:9, 10).

No mesmo:

“O quarto anjo derramou a sua taça sobre o Sol, e se lhe deu queimar os homens pelo fogo; e assim foram queimados os homens por grande calor, e blasfemaram o nome de Deus [...]” (Revelação 16:8, 9).

Igualmente se diz que “eles foram lançados no tanque ardendo em fogo no enxofre” (Revelação 19:20; 20:14, 15; 21:8).

[9] Nessas passagens o ‘fogo’ designa as cobiças, e a ‘fumaça’, as falsidades, estas reinarão nos últimos tempos. Essas coisas foram vistas por João quando a vista interior lhe fora aberta; ele as viu tais quais elas se manifestam na outra vida; é também o que veem os espíritos e as almas depois da morte. Daí se pode saber o que é o fogo infernal e reconhecer que não é outra coisa senão o ódio, a vingança e a crueldade, ou em outros termos, o amor de si, que se manifesta por tais aparências. Ainda que o homem, quando ele está no ódio, pareça outro exteriormente enquanto ele está na vida do corpo, se ele fosse examinado de perto pelos anjos, não apareceria de outro modo aos seus olhos, isto é, que os seus ódios mostrar-se-iam como tições de fogo, e os falsos provenientes desses ódios como fornalhas de fumaça.

[10] O Senhor falou assim desse fogo em Mateus:

“Toda árvore, não produzindo bom fruto, é cortada, e no fogo é lançada” (Mateus 3:10; Lucas 3:9);

pelo ‘bom fruto’ entende-se a caridade; quem se priva dela corta a si próprio e se lança em um tal fogo. No mesmo:

“Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que retirarão do reino d’Ele todos os escândalos, e aos que cometem iniquidade, lançá-los-ão na fornalha de fogo” (Mateus 13:41, 42, 50);

aí é a mesma significação. No mesmo:

“O Rei dirá aos que [estão] à esquerda: Apartai-vos de Mim, malditos, [ide] para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25:41);

a mesma significação.

[11] É ainda o que é significado quando se diz que eles seriam enviados ao ‘fogo eterno’, à ‘gehenna de fogo’, e quando se diz que ‘o verme não morre’ e que ‘o fogo não se apaga’ (Mateus 18:8, 9; Marcos 9:43-49). Em Lucas:

“Manda Lázaro, para que mergulhe a ponta do dedo na água e refresque a [minha] língua, pois sou atormentado nesta chama” (Lucas 16:24);

a mesma significação.

[12] Os que não conhecem os arcanos do Reino do Senhor pensam que o Senhor precipita os ímpios no inferno, ou em um fogo que é, como se disse, tal qual os dos ódios; mas sucede coisa muito diferente; é o espírito diabólico mesmo que nele se precipita. Todavia, como parece que é o homem que é precipitado, fala-se assim a este respeito na Palavra segundo as aparências e as falácias dos sentidos, sobretudo diante dos judeus, que não queriam absolutamente compreender senão o que vinha aos sentidos, não importando que fossem falácias. É por isso que o sentido da letra, principalmente na parte profética, está repleto de semelhantes aparências.

[13] Por exemplo, em Jeremias:

“Assim disse JEHOVAH: Julgai o juízo de manhã, e arrancai o despojado da mão do opressor, para que não saia como um fogo do meu furor, e arda, e ninguém extinga, por causa da malícia das suas obras” (Jeremias 21:12).

‘Julgar o juízo’ é dizer o vero; ‘arrancar o despojado da mão do opressor’ é fazer o bem da caridade; o ‘fogo’ é a pena infernal dos que não fazem isso, isto é, no sentido natural da letra um tal fogo e um tal furor são atribuídos a JEHOVAH, mas é absolutamente o contrário no sentido interno.

[14] O mesmo sucede em Joel a respeito do ‘dia de JEHOVAH’:

“Diante dele devora o fogo, e depois d’Ele abrasa a chama” (Joel 2:3).

Em Davi:

“Subiu uma fumaça do nariz d’Ele, e o fogo da boca d’Ele devorou; carvões se abrasaram d’Ele, ...e a escuridão [estava] debaixo dos pés d’Ele” (Salmos 18:9, 10 [Em JFA, Salmos 18:8, 9]).

Em Moisés:

“O fogo se abrasou na minha ira, e arderá até o inferno ínfimo, e devorará a terra e o produto dela, e inflamará os fundamentos das montanhas” (Deuteronômio 32:22);

onde o ‘fogo’ é tomado pelos ódios, e a ‘fumaça’, pelos falsos que estão uns e outros no homem. Tudo isso é atribuído a JEHOVAH, ou ao Senhor, pelas razões que acabam de ser dadas. Também parece nos infernos que é JEHOVAH, ou o Senhor, que faz todo esse mal, mas é absolutamente o contrário, são eles que o fazem a si próprios, porque eles estão nos fogos dos ódios. Vê-se, pois, quanto o homem pode facilmente cair em erros fantásticos se ele não conhece o sentido interno da Palavra.

[15] O mesmo se deu com a fumaça e com o fogo que o povo viu sair do monte Sinai quando a lei era promulgada, porque JEHOVAH, ou o Senhor, aparece a cada um segundo o que cada um é: aos anjos celestes, como sol, aos anjos espirituais, como lua, e a todos os anjos, como uma luz cujas variedades de prazer e amenidade encantam. Mas aos maus, Ele aparece como uma fumaça e como um fogo devorador; porque os judeus, quando a lei era promulgada, não tinham caridade alguma, e porque, ao contrário, o amor de si e o amor do mundo reinavam neles, assim, só havia males e falsos, por isso JEHOVAH lhes apareceu como fumaça e como um fogo, enquanto, no mesmo instante, Ele aparecia aos anjos como sol e como uma lua celeste.

[16] Vê-se em Moisés que Ele apareceu assim aos judeus porque eles eram tais homens:

“Habitou a glória de JEHOVAH sobre o Monte Sinai;... E o aspecto da glória de JEHOVAH foi como um fogo que come na cabeça do monte diante dos olhos dos filhos de Israel” (Êxodo 24:16, 17).

No mesmo:

“O Monte Sinai fumegava todo ele, diante do qual desceu sobre ele JEHOVAH em fogo, e subiu fumaça dele como fumaça de fornalha e todo o monte estremecia muito” (Êxodo 19:18);

e em outros lugares:

“Aproximastes-vos e permanecestes sob a montanha, quando o monte ardia em fogo até ao coração do céu; [havia] trevas, e nuvens, e escuridão. E vos falou JEHOVAH do meio do fogo [...]” (Deuteronômio 4:11, 12; 5:19 [Em JFA, 4:11, 12; 5:22]).

Depois:

“Sucedeu [que] quando ouvistes a voz do meio das trevas, e que a montanha ardia em fogo e aproximastes de mim,... e dissestes:... Por que morreríamos? pois nos devorará este grande fogo se continuarmos a ouvir a voz de JEHOVAH, nosso Deus, [nós] morreremos” (Deuteronômio 5:20, 21, 22 [Em JFA, 5:23, 24, 25]).

[17] O mesmo sucederia se qualquer outro que passa sua vida no ódio e nas imundícies dos ódios visse o Senhor, ele não O poderia ver senão a partir do ódio e suas impurezas; as coisas que são os recipientes dos raios do vero procedentes do Senhor, essas que são os raios do bem e do vero, [eles as] verteriam em um fogo, em uma fumaça e em uma escuridão semelhantes. Por essas mesmas passagens, vê-se também o que é a ‘fumaça do forno’ e o ‘tição de fogo’, vê-se que é o falso mais compacto e o mal mais medonho, que se apoderam da igreja nos últimos tempos.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém