Bible

 

Mateus 3

Studie

   

1 Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia,

2 dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

3 Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto; Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.

4 Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.

5 Então iam ter com ele os de Jerusalém, de toda a Judéia, e de toda a circunvizinhança do Jordão,

6 e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.

7 Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura?

8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento,

9 e não queirais dizer dentro de vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.

10 E já está posto o machado á raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.

11 Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo.

12 A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.

13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

14 Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?

15 Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu.

16 Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele;

17 e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 749

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

749. (VERSÍCULO 17) PORQUE DEUS INCUTIU EM SEUS CORAÇÕES EXECUTAREM A SENTENÇA DELA, E FAZEREM UMA MESMA SENTENÇA, E DAREM SEU REINO À BESTA significa a decisão entre eles, pelo Senhor, de repudiarem inteiramente e amaldiçoarem a Religiosidade Católico-Romana, de a destruírem e a extirparem de si, e a decisão unânime de reconhecerem a Palavra e de fundarem sobre ela a Igreja.

Como pela “meretriz” é significada a Religiosidade Católico-Romana e pelos “dez chifres que odiarão a meretriz” são significados os Protestantes (n.s 746-748), é evidente que por “executarem a sentença dela” é significado que eles julgaram e concluíram que repudiariam inteiramente e amaldiçoariam essa Religiosidade e que a destruiriam e a extirpariam de si mesmos, como no n. 748; e também é evidente que por “fazerem uma mesma sentença e darem seu reino à besta” é significado julgar e concluir unanimemente que eles reconheceriam a Palavra e fundariam a Igreja sobre ela. Pela “besta” é significada a Palavra, segundo várias passagens (veja-se o n. 723) e pelo “reino” é significada a Igreja e o governo sobre ela, como será visto depois. Por “Deus incutiu em seus corações” é significado que essas coisas vêm do Senhor.

[2] Que “o reino” significa a Igreja, pode-se ver pelas seguintes passagens:

“Os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores” (Mateus 8:12).

“A semente são os filhos do reino” (Mateus 13:38).

“Quem ouve a Palavra do reino e não presta atenção” (Mateus 13:19).

“O reino de Deus vos será tirado e dado a uma nação que produza frutos” (Mateus 21:43).

“Quem quer que ponha a mão no arado e olhe para trás não e apto para o reino de Deus” (Lucas 9:62).

“Venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade como no céu também ha terra” (Mateus 6:10).

Jesus, João e os discípulos pregaram que

“O reino de Deus estava próximo” (Mateus 3:2, Mateus 4:17Mateus 10:7, Lucas 10:11, Lucas 16:16).

Também “o evangelho do reino” (Mateus 4:23, Mateus 9:35Mateus 24:14, Lucas 8:1).

“Se pelo dedo de Deus expulso demónios, certamente chegou a vós o reino de Deus” (Lucas 11:20).

(Além disso, em muitas outras passagens, onde se diz “o reino de Deus").

Semelhantemente, nestas passagens;

“Se ouvirdes a Minha voz e guardardes a Minha aliança, sereis para Mim um reino de sacerdotes” (Êxodo 19:5, 6).

“Tu, ó torre do rebanho, ó monte da filha de Sião, a ti voltará a primeira dominação, a realeza à filha de Jerusalém” (Miquéias 4:8).

“Depois receberão o reino dos santos, e confirmarão o reino até os séculos dos séculos” (Daniel 7:18, 22).

“O reino e a dominação e a majestade dos reinos sob todos os céus serão dados ao povo dos santos (do Altíssimo) cujo reino é um eterno reino e todas as dominações O adorarão e Lhe obedecerão” (Daniel 7:27).

“Ao Filho do Homem foi dado um reino que não perecerá; e todos os povos e nações e línguas O adorarão” (Daniel 7:14). (E além disso, em outros lugares).

Que pelo “reino” é significada a Igreja é porque o Reino do Senhor está no céu e na terra, e Seu Reino na terra é a Igreja; por isso também o Senhor é chamado “Rei dos reis”.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987