Bible

 

Mateus 3

Studie

   

1 Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia,

2 dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

3 Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto; Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.

4 Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.

5 Então iam ter com ele os de Jerusalém, de toda a Judéia, e de toda a circunvizinhança do Jordão,

6 e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.

7 Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura?

8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento,

9 e não queirais dizer dentro de vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.

10 E já está posto o machado á raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.

11 Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo.

12 A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.

13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

14 Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?

15 Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu.

16 Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele;

17 e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 553

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

553. (VERSÍCULO 10) E OUVI UMA GRANDE VOZ QUE DIZIA NO CÉU: AGORA SE FEZ A SALVAÇÃO, E O PODER, E O REINO DO NOSSO DEUS E O PODER DO SEU CRISTO significa a alegria dos anjos do céu, porque agora o Senhor Só reina no céu e na Igreja e são salvos aqueles que creem n'Ele. Por “uma grande voz no céu” é significada a alegria dos anjos do céu. Portanto se diz a seguir: “Por isso, regozijai-vos, céus, e os que nele habitam” (versículo 12). A voz é também grande, porque é elevada pela alegria do coração. Por “se fez a salvação e o poder” é significado que agora eles são salvos pelo Divino Poder do Senhor. Pelo “reino do nosso Deus e o poder do Seu Cristo” é significado: porque o Senhor Só reina no céu e na Igreja. Que por “Deus” se entende o Divino Mesmo a Quo (de Quem tudo procede), que é chamado Jehovah e Pai, e por “Cristo” se entende ò Seu Divino Humano, que é chamado o Filho de Deus, vê-se no n. 520. Como o Divino Mesmo a Quo e o Divino Humano do Senhor são um, do mesmo modo que a alma e o corpo, segue-se que o Senhor Só reina. Isso é entendido pelo “Evangelho do Reino” e pelo “Reino de Deus” (Mateus 3:2Mateus 4:17, 23, Mateus 7:21, Mateus 9:35, Mateus 11:11, Mateus 12:28, Marcos 1:14, 15, Marcos 9:1, Marcos 15:43, Lucas 4:43, Lucas 8:1Lucas 9:60 — Lucas: 10:8-11Lucas 11:17, 18, 20Lucas 16:16 Lucas 21:31, Lucas 22:18, Lucas 23:50, 51).

[2] Que o Senhor tem todo o poder no céu e na terra, é evidente em Mateus 28:18 e em João 3:35, 17:2, 10. Que aqueles que estão no Senhor e nos quais o Senhor está são salvos, e que é no Divino Humano que eles estão, vê-se nos capítulos 14, 15, 17 de João. E que ninguém é salvo a não ser os que acreditam no Senhor, vê-se pelas seguintes passagens:

“A todos que O receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no Seu nome” (João 1:12). “Para que todo aquele que crê no Filho não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:15).

“Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigénito, para que todo aquele que n‘EIe crê tenha a vida eterna” (João 3:16).

“Quem crê no Filho não é julgado; quem, porém, não crê já foi julgado, porque não creu no nome do Unigénito Filho de Deus” (João 3:18).

“Quem crê no Filho tem a vida eterna, porém quem não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece nele” (João 3:36).

“Quem vem a Mim jamais terá fome e quem crê em Mim jamais terá sede.

Na verdade vos digo, quem crê em Mim tem a vida eterna” (João 6:33, 35, 47).

“Se não crerdes que Eu sou, morrereis em vossos pecados” (João 8:24).

“Jesus disse; Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá; quem crê em Mim não morrerá na eternidade” (João 11:25, 26).

(Além disso, em outros lugares como João 6:38-40; 7:37, 38; 8:12; 12:36, 46).

“Crer no Senhor” é dirigir-se diretamente a Ele e ter confiança que Ele salva; e, como só aquele que vive bem pode ter essa confiança, é também isso que se entende por “crer n'Ele” (veja-se o n. 67).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987