Bible

 

Mateus 1

Studie

1 Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.

2 A Abraão nasceu Isaque; a Isaque nasceu Jacó; a Jacó nasceram Judá e seus irmãos;

3 a Judá nasceram, de Tamar, Farés e Zará; a Farés nasceu Esrom; a Esrom nasceu Arão;

4 a Arão nasceu Aminadabe; a Aminadabe nasceu Nasom; a Nasom nasceu Salmom;

5 a Salmom nasceu, de Raabe, Booz; a Booz nasceu, de Rute, Obede; a Obede nasceu Jessé;

6 e a Jessé nasceu o rei Davi. A Davi nasceu Salomão da que fora mulher de Urias;

7 a Salomão nasceu Roboão; a Roboão nasceu Abias; a Abias nasceu Asafe;

8 a Asafe nasceu Josafá; a Josafá nasceu Jorão; a Jorão nasceu Ozias;

9 a Ozias nasceu Joatão; a Joatão nasceu Acaz; a Acaz nasceu Ezequias;

10 a Ezequias nasceu Manassés; a Manassés nasceu Amom; a Amom nasceu Josias;

11 a Josias nasceram Jeconias e seus irmãos, no tempo da deportação para Babilônia.

12 Depois da deportação para Babilônia nasceu a Jeconias, Salatiel; a Salatiel nasceu Zorobabel;

13 a Zorobabel nasceu Abiúde; a Abiúde nasceu Eliaquim; a Eliaquim nasceu Azor;

14 a Azor nasceu Sadoque; a Sadoque nasceu Aquim; a Aquim nasceu Eliúde;

15 a Eliúde nasceu Eleazar; a Eleazar nasceu Matã; a Matã nasceu Jacó;

16 e a Jacó nasceu José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama Cristo.

17 De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para Babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para Babilônia até o Cristo, catorze gerações.

18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo.

19 E como José, seu esposo, era justo, e não a queria infamar, intentou deixá-la secretamente.

20 E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo;

21 ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

22 Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta:

23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco.

24 E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher;

25 e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS.

Komentář

 

Profecias sobre Jesus

Napsal(a) New Christian Bible Study Staff (strojově přeloženo do Português)

By Meister des Ludwig-Psalters [Public domain], via Wikimedia Commons. Currently at Bibliothèque Nationale de France.

Para os cristãos, o Natal é uma das celebrações mais sagradas, mais alegres do ano. E para as pessoas que estão pensando nisso, mas que não têm certeza sobre toda a "razão da época"? O que sabemos realmente sobre o que aconteceu na Judéia, há 2000 anos?

Vamos tentar abordar este tópico de um ponto de vista neutro, e ver onde isso nos leva.

É bem estabelecido que Jesus existiu. Ele era fisicamente, historicamente real. Há provas volumosas de fontes cristãs, é claro. Jesus Cristo também foi mencionado em documentos históricos não-cristãos que sobreviveram daquele período. Ele é referido duas vezes por Josefo, o historiador judeu, em sua obra "Antiguidades dos Judeus", publicada em 93-94 d.C. Tácito, o historiador romano, escrevendo em cerca de 116 d.C., também se refere a "Christus" sendo morto pelos romanos sob Pôncio Pilatos.

Jesus era especial? Mesmo os céticos precisariam se perguntar por que e como este homem de uma pequena aldeia da Galileia poderia lançar uma religião que se tornaria a maior e mais influente durante pelo menos os próximos dois milênios da história humana.

Uma das coisas intrigantes sobre Jesus é que seu nascimento e sua vida parecem ter cumprido profecias do Antigo Testamento, que datam do tempo de Moisés - pelo menos 1500 anos a.C., e de histórias muito mais antigas em uma tradição oral. Essas profecias existiam em textos escritos muito antes do início da Era Cristã.

Quais eram algumas dessas profecias? Há muitas delas! A Swedenborg lista algumas em Doutrina da Nova Jerusalém sobre o Senhor 6. Neste artigo, vamos focar-nos apenas nalguns deles.

Nesta profecia muito antiga, é indicado que o Messias nasceria como o filho de uma mulher:

"E disse o SENHOR Deus à serpente: Porquanto fizeste isto, maldito és tu sobre todo o gado e sobre todo o animal do campo; sobre o teu ventre irás, e pó comerás todos os dias da tua vida, e porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; ele te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:14-15. Isto é confirmado na história em Mateus 1:20.

Em Miquéias, muito mais tarde na Bíblia, lemos que o Messias nasceria em Belém, na Judéia:

"Mas tu, Belém Efrata, que és pequeno entre os milhares de Judá, de ti sairá um que há de reinar em Israel; cujas saídas são desde a antiguidade, desde a eternidade". Miquéias 5:2.

Isto é confirmado na história em Mateus 2:1, e Lucas 2:4-6.

Em Isaías, lemos que o Messias nasceria para uma virgem:

"Portanto, o próprio Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel." Isaías 7:14. Isto é confirmado na história em Mateus 1:22-23, e em Lucas 1:26-31.

A linhagem também foi um factor importante. Pelo menos 5 antepassados do Salvador prometido são nomeados. Primeiro, ele foi profetizado para vir da linhagem de Abraão, o progenitor de muitos dos povos do Oriente Médio moderno, incluindo os judeus, os árabes, os libaneses, os drusos, e outros. Ver Gênesis 12:3, e Gênesis 22:18. Esta profecia é confirmada em Mateus 1:1, e Romanos 9:5.

Na geração seguinte, a profecia afirmava que o Salvador descenderia da linhagem de Isaque, um dos dois filhos de Abraão. Ver Gênesis 17:19, e Gênesis 21:12. Isto é confirmado em Lucas 3:34.

Para a terceira geração, a Palavra afirma que o Messias seria um descendente de Jacó. Está profetizado em Números 24:17, e confirmado em Mateus 1:2.

Para a quarta geração, a atenção se concentra na tribo de Judá, que era um dos doze filhos de Jacó (cujo nome foi mudado para Israel). Ver Gênesis 49:10, e depois Lucas 3:33, e Hebreus 7:14.

Muitas gerações mais tarde, no segundo livro de Samuel, e novamente em Isaías, há profecias de que o Messias seria herdeiro do trono do Rei Davi. Leia 2 Samuel 7:12-13, e Isaías 9:7. Então veja Lucas 1:32-33, e Romanos 1:3.

Há muito mais profecias, e vamos olhar para mais delas num artigo futuro. Mas, para resumir estas que acabamos de listar, o que esperariam os leitores do Antigo Testamento no tempo de César Augusto?

Em Belém, uma virgem daria à luz um filho. Ele seria descendente de Abraão, através da linhagem de Isaque, Jacó, Judá e Davi. É assim que funciona a história, nos Evangelhos.

É claro que o Antigo Testamento não foi alterado para se adequar aos "factos no terreno". As profecias já estão lá nos pergaminhos pré-cristãos. Isso deixa duas possibilidades:

1) Cenário A: O Novo Testamento poderia ter sido escrito para distorcer os factos para coincidir com as profecias antigas. Judeus fiéis estavam esperando o Messias; eles teriam querido encontrar histórias correspondentes. Neste cenário, Jesus poderia ter sido apenas um homem comum, mas um líder destacado, professor e curandeiro. Ele era tão inspirador que os seus apóstolos suportaram as dificuldades e a morte para espalhar o que se tornou uma religião global. As histórias sobre ele foram exageradas ou modificadas para ajudar a corresponder às profecias.

2) Cenário B: O texto do Antigo Testamento contém um profundo significado interior, e as suas profecias eram na verdade proféticas e verdadeiras. Os fatos do nascimento de Jesus e da vida e ministério de fato corresponderam e cumpriram as profecias. Neste cenário, Jesus foi verdadeiramente um bebê milagroso.

Qual é o cenário certo? Em ambos, há um reconhecimento de que os ensinamentos de Jesus continham sabedoria, e que há um grande valor neles. No pensamento Novo Cristão, a escolha é para o Cenário B - que Jesus era realmente o Cristo, o Messias há muito esperado, ou Salvador.

Isto, claro, requer algum nível de crença em milagres - profecia, cumprimento, o nascimento virginal, anjos com notícias, curas, alimentação das multidões. Os milagres podem realmente acontecer? Será cientificamente possível? Talvez eles possam... talvez à medida que a ciência avança, comecemos a entender melhor esses limites.

Em algum nível, a maioria de nós não acredita em milagres - no milagre da própria existência do universo e dos organismos vivos que se podem reproduzir, e da vida humana, e do amor?

Como terminar este artigo? Todo o tema dos milagres precisa de mais reflexão. E, aqui está, 22 de dezembro, e... em vez de ficar mais analítico, acho que agora eu só quero "ser" nos dias santos do Natal.

Se você está se sentindo cético, dê uma olhada em Arcanos Celestes 2568, e Arcanos Celestes 2588. Eles oferecem uma perspectiva interessante!

---

Uma fonte para este artigo foi "100 Profecias Cumpridas por Jesus": Profecias Messiânicas Feitas Antes do Nascimento de Cristo", da Editora Rose.

(Odkazy: Doutrina da Nova Jerusalém sobre o Senhor 6)