Bible

 

Levítico 23

Studie

   

1 Depois disse o Senhor a Moisés:

2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As festas fixas do Senhor, que proclamareis como santas convocações, são estas:

3 Seis dias se fará trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do descanso solene, uma santa convocação; nenhum trabalho fareis; é sábado do Senhor em todas as vossas habitações.

4 São estas as festas fixas do Senhor, santas convocações, que proclamareis no seu tempo determinado:

5 No mês primeiro, aos catorze do mês, à tardinha, é a páscoa do Senhor.

6 E aos quinze dias desse mês é a festa dos pães ázimos do Senhor; sete dias comereis pães ázimos.

7 No primeiro dia tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis.

8 Mas por sete dias oferecereis oferta queimada ao Senhor; ao sétimo dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis.

9 Disse mais o Senhor a Moisés:

10 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra que eu vos dou, e segardes a sua sega, então trareis ao sacerdote um molho das primícias da vossa sega;

11 e ele moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos. No dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá.

12 E no dia em que moverdes o molho, oferecereis um cordeiro sem defeito, de um ano, em holocausto ao Senhor.

13 Sua oferta de cereais será dois décimos de efa de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta queimada em cheiro suave ao Senhor; e a sua oferta de libação será de vinho, um quarto de him.

14 E não comereis pão, nem trigo torrado, nem espigas verdes, até aquele mesmo dia, em que trouxerdes a oferta do vosso Deus; é estatuto perpétuo pelas vossas gerações, em todas as vossas habitações.

15 Contareis para vós, desde o dia depois do sábado, isto é, desde o dia em que houverdes trazido o molho da oferta de movimento, sete semanas inteiras;

16 até o dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de cereais ao Senhor.

17 Das vossas habitações trareis, para oferta de movimento, dois pães de dois décimos de efa; serão de flor de farinha, e levedados se cozerão; são primícias ao Senhor.

18 Com os pães oferecereis sete cordeiros sem defeito, de um ano, um novilho e dois carneiros; serão holocausto ao Senhor, com as respectivas ofertas de cereais e de libação, por oferta queimada de cheiro suave ao Senhor.

19 Também oferecereis um bode para oferta pelo pecado, e dois cordeiros de um ano para sacrifício de ofertas pacíficas.

20 Então o sacerdote os moverá, juntamente com os pães das primícias, por oferta de movimento perante o Senhor, com os dois cordeiros; santos serão ao Senhor para uso do sacerdote.

21 E fareis proclamação nesse mesmo dia, pois tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; é estatuto perpétuo em todas as vossas habitações pelas vossas gerações.

22 Quando fizeres a sega da tua terra, não segarás totalmente os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixarás. Eu sou o Senhor vosso Deus.

23 Disse mais o Senhor a Moisés:

24 Fala aos filhos de Israel: No sétimo mês, no primeiro dia do mês, haverá para vós descanso solene, em memorial, com sonido de trombetas, uma santa convocação.

25 Nenhum trabalho servil fareis, e oferecereis oferta queimada ao Senhor.

26 Disse mais o Senhor a Moisés:

27 Ora, o décimo dia desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor.

28 Nesse dia não fareis trabalho algum; porque é o dia da expiação, para nele fazer-se expiação por vós perante o Senhor vosso Deus.

29 Pois toda alma que não se afligir nesse dia, será extirpada do seu povo.

30 Também toda alma que nesse dia fizer algum trabalho, eu a destruirei do meio do seu povo.

31 Não fareis nele trabalho algum; isso será estatuto perpétuo pelas vossas gerações em todas as vossas habitações.

32 Sábado de descanso vos será, e afligireis as vossas almas; desde a tardinha do dia nono do mês até a outra tarde, guardareis o vosso sábado.

33 Disse mais o Senhor a Moisés:

34 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Desde o dia quinze desse sétimo mês haverá a festa dos tabernáculos ao Senhor por sete dias.

35 No primeiro dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis.

36 Por sete dias oferecereis ofertas queimadas ao Senhor; ao oitavo dia tereis santa convocação, e oferecereis oferta queimada ao Senhor; será uma assembléia solene; nenhum trabalho servil fareis.

37 Estas são as festas fixas do Senhor, que proclamareis como santas convocações, para oferecer-se ao Senhor oferta queimada, holocausto e oferta de cereais, sacrifícios e ofertas de libação, cada qual em seu dia próprio;

38 além dos sábados do Senhor, e além dos vossos dons, e além de todos os vossos votos, e além de todas as vossas ofertas voluntárias que derdes ao Senhor.

39 Desde o dia quinze do sétimo mês, quando tiverdes colhido os frutos da terra, celebrareis a festa do Senhor por sete dias; no primeiro dia haverá descanso solene, e no oitavo dia haverá descanso solene.

40 No primeiro dia tomareis para vós o fruto de árvores formosas, folhas de palmeiras, ramos de árvores frondosas e salgueiros de ribeiras; e vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus por sete dias.

41 E celebrá-la-eis como festa ao Senhor por sete dias cada ano; estatuto perpétuo será pelas vossas gerações; no mês sétimo a celebrareis.

42 Por sete dias habitareis em tendas de ramos; todos os naturais em Israel habitarão em tendas de ramos,

43 para que as vossas gerações saibam que eu fiz habitar em tendas de ramos os filhos de Israel, quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus.

44 Assim declarou Moisés aos filhos de Israel as festas fixas do Senhor.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 1071

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

1071. Que 'bebeu vinho' signifique que quis investigar as coisas que são da fé vê-se pela significação de 'vinho'. Como foi mostrado, a 'vinha' ou 'videira' é a igreja espiritual, ou o homem da igreja espiritual; a 'uva', os 'respigos' e os 'cachos' são os seus frutos e significam a caridade e as coisas que pertencem à caridade. O 'vinho', porém , significa a fé daí e toda as coisas que pertencem à fé. Assim, 'uva' é o celeste dessa igreja, e o 'vinho' é o espiritual dessa igreja. Aquele, ou o celeste, como foi dito muitas vezes, pertence à vontade, e este, ou o espiritual, pertence ao entendimento. Que 'bebeu do vinho' signifique que quis investigar as coisas que são da fé e, de fato, por meio de raciocínios, vê-se do fato de que 'ficou embriagado', isto é, caiu em erros. Porque o homem dessa igreja não teve percepção alguma, como teve o homem da Igreja Antiquíssima, mas, devia aprender o que são o bem e o vero pelos doutrinais da fé oriundos da percepção da Igreja Antiquíssima, coligidos e conservados, doutrinais esses que eram a Palavra da Igreja Antiga. Os doutrinais da fé, como a Palavra, sem a percepção, em muitas coisas eram tais que não podiam ser cridos, porque as coisas espirituais e celestes transcendem infinitamente a compreensão humana, assim, o raciocínio. Mas aquele que não quer crer alguma coisa antes que a compreenda, nunca pode crer, como se mostrou muitas vezes nos números 128-130, 195, 19, 6 215, 232, 233. Que as 'uvas', na Palavra, signifiquem a caridade e as coisas que são da caridade, e que o 'vinho' signifique a fé e, assim, as coisas que são da fé, pode se ver pelas seguintes passagens, como Isaías:

"Meu dileto teve uma vinha num chifre do filho do óleo; esperou que desse uvas, mas deu [frutos] silvestres" (Isaías 5:1-2, 4), onde as 'uvas' estão em lugar da caridade e seus frutos.

Em Jeremias:

"Reunindo os reunirei, dito de Jehovah; não há uvas na videira, e não há figos na figueira" (Jeremias 8:13);

A 'videira' está em lugar da igreja espiritual, as 'uvas', em lugar da caridade.

Em Oséias:

"Como uvas no deserto achei Israel; como uma primícia na figueira, com seu c meço, vi os vossos pais" (Oséias 9:10);

'Israel' está em lugar da Igreja Antiga, a 'uva' em lugar da caridade de que foram dotados; no sentido oposto, quando Israel está em lugar dos filhos de Jacob.

Em Miquéias:

"Não há cacho para comer; minha alma desejou a primícia; pereceu da terra o santo, e não há reto entre o homem" (Miquéias 7:1);

O 'cacho' está em lugar da caridade ou do que é santo, e a 'primícia' em lugar da fé, ou o que é reto.

[3] Em Isaías:

"Assim disse Jehovah: Como se acha mosto em um cacho e se diz: Não o estrague, porque há bênção nele" (Isaías 65:8);

O 'cacho' está em lugar da caridade, o 'mosto' em lugar da caridade do bem e, daí, dos veros.

Em Moisés:

"Lavou no vinho a vestimenta, e no sangue das uvas o seu manto [velamen]" (Gênesis 49:11),

Uma profecia a respeito do Senhor. O 'vinho' está em lugar do espiritual proveniente do celeste, o 'sangue das uvas' em lugar do celeste relativamente à igreja espiritual; assim, as 'uvas' estão em lugar da caridade mesma, o 'vinho' em lugar da fé mesma.

Em João:

"O anjo disse: Lança a foice afiada e vindima os cachos da terra, porque as suas uvas amadureceram" (Revelação 14:18);

Aí se trata dos últimos tempos, quando não há fé, isto é, quando não há caridade, pois não há outra fé não senão a da caridade, e é essencialmente a caridade mesma. Por isso, quando se diz que não há mais fé, como nos últimos tempos, entende-se que não há caridade.

[4] Como as 'uvas' significam a caridade, assim o 'vinho' significa a fé daí, pois o vinho vem das uvas, o que se pode ver pelas passagens citadas agora e anteriormente, onde se trata da vinha e da videira, como também pelas que se seguem.

Em Isaías:

"Foi arrebatada a alegria, e a exultação do Carmelo, e não se canta nas vinhas nem se regozija; o vinho nos lagares não é pisado pelo que pisa; fiz cessar o hedad13" (Isaías 16:10),

Em lugar da igreja espiritual que foi devastada, a qual é o 'Carmelo'; o 'não haver quem pisa o vinho nos lagares' que não há mais quem esteja na fé.

No mesmo:

"Serão queimados os habitantes da terra, e o homem deixado será pouco; pranteará o mosto, definhará a videira; não beberão vinho em cântico; amarga será a bebida forte para os que a beberem; há clamor nas ruas por causa do vinho" (Isaías 24:6-7, 9, 11),

A respeito da igreja espiritual devastada; aí, o 'vinho' está em lugar dos veros da fé, que são tidos como sem importância.

Em Jeremias:

"Dirão às suas mães: Onde [estão] o frumento e o vinho? Quando desfalecem como traspassados nas ruas da cidade" (Lamentações 2:12),

'onde [estão] o frumento e o vinho' significa onde estão o amor e a fé; as 'ruas da cidade' significam, aqui e em outras passagens na Palavra, as verdades; os 'traspassados ali' significa que se sabe o que são os veros da fé.

[5] Em Amós:

"Retirarei o cativeiro de Meu povo Israel, e edificarão as cidades desoladas, e habitarão, e plantarão vinhas e beberão o vinho delas" (Amós 9:14),

A respeito da igreja espiritual ou Israel, da qual se diz 'plantar vinhas e beber vinho' quando se torna tal que tem a fé oriunda da caridade.

Em Sofonias:

"Edificarão casas, mas não habitarão, e plantarão vinhas, mas não beberão o vinho delas" (Sofonias 1:13; Amós 5:11);

Em sentido contrário, quando a igreja espiritual está devastada.

Em Zacarias:

"Serão como o poderoso Efraim, e o coração deles se alegrará, como pelo vinho, e verão os seus filhos e se alegrarão" (Zacarias 10:7);

Aí se trata da casa de Judah, que é assim pelos bens e veros da fé.

Em João:

Que não causassem dano ao óleo e ao vinho (Revelação 6:6),

Em lugar de que não o fizessem ao celeste e espiritual, ou às coisas que pertencem ao amor e à fé.

[6] Como o 'vinho' significa a fé no Senhor, também na Igreja Judaica a fé era representada nos sacrifícios pela libação de vinho, a cujo se respeito se trata em Números 15:2-15; 28:11-15, 18-31; 29:7-39; Levítico 23:12-13; Êxodo 29:40. Por isso se diz assim em Oséias:

"A eira e o lagar não os apascentarão, e o mosto mentirá nela; não habitarão na terra de Jehovah, e Efraim voltará ao Egito, e na Assíria comerão o que é imundo; não farão a Jehovah libação de vinho; não serão gratos a Ele" (Oséias 9:2-4), onde se trata de Israel ou igreja espiritual e daqueles ali que pervertem e contaminam as coisas santas e os veros da fé pelo fato de quererem investiga-los por meio de conhecimentos e raciocínios; o 'Egito' é o conhecimento, a 'Assíria' é o raciocínio e 'Efraim" é aquele que raciocina.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém