Bible

 

Levítico 1

Studie

1 Ora, chamou o Senhor a Moisés e, da tenda da revelação, lhe disse:

2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecereis as vossas ofertas do gado, isto é, do gado vacum e das ovelhas.

3 Se a sua oferta for holocausto de gado vacum, oferecerá ele um macho sem defeito; à porta da tenda da revelação o oferecerá, para que ache favor perante o Senhor.

4 Porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, e este será aceito a favor dele, para a sua expiação.

5 Depois imolará o novilho perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está à porta da tenda da revelação.

6 Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços.

7 E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo;

8 também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e a gordura, sobre a lenha que está no fogo em cima do altar;

9 a fressura, porém, e as pernas, ele as lavará com água; e o sacerdote queimará tudo isso sobre o altar como holocausto, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.

10 Se a sua oferta for holocausto de gado miúdo, seja das ovelhas seja das cabras, oferecerá ele um macho sem defeito,

11 e o imolará ao lado do altar que dá para o norte, perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, espargirão o sangue em redor sobre o altar.

12 Então o partirá nos seus pedaços, juntamente com a cabeça e a gordura; e o sacerdote os porá em ordem sobre a lenha que está no fogo sobre o altar;

13 a fressura, porém, e as pernas, ele as lavará com água; e o sacerdote oferecerá tudo isso, e o queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.

14 Se a sua oferta ao Senhor for holocausto tirado de aves, então de rolas ou de pombinhos oferecerá a sua oferta.

15 E o sacerdote a trará ao altar, tirar-lhe-á a cabeça e a queimará sobre o altar; e o seu sangue será espremido na parede do altar;

16 e o seu papo com as suas penas tirará e o lançará junto ao altar, para o lado do oriente, no lugar da cinza;

17 e fendê-la-á junto às suas asas, mas não a partirá; e o sacerdote a queimará em cima do altar sobre a lenha que está no fogo; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 468

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

468. E SEUS PÉS COMO COLUNAS DE FOGO significa o Divino Natural do Senhor quanto ao Divino Amor, que sustenta todas as coisas. Isto também é evidente pelas explicações dadas anteriormente (n. 49), onde se diz do Filho do Homem que “Seus pés eram semelhantes a latão fino, como abrasados em uma fornalha.” Seus pés foram vistos como “colunas de fogo”, porque o Divino Natural do Senhor, que em Si é o Divino Humano tomado por Ele no mundo, sustém o Seu Divino de eternidade, como o corpo sustém a alma e como o sentido natural da Palavra sustém o sentido espiritual e o sentido celestial (Veja-se, a respeito, o opúsculo DOUTRINA DA NOVA JERUSALÉM SOBRE A ESCRiTURA SANTA, n. 27-49). Que “pés” significam o natural vê-se no n. 49 e que “coluna” significa sustentáculo vê-se no n. 191. “O fogo” significa o amor, porque o fogo espiritual não é outra coisa. Por isso, no culto ordinário, pede-se que o fogo celeste, isto é, o amor celeste, abrase os corações. Que h á correspondência entre o fogo e o amor, é sabido pelo fato de que o homem é aquecido pelo amor e esfriado pela privação do amor; não h á coisa que faça o calor vital senão o amor num e noutro sentido (no bom ou no mau). A origem das correspondências vem de dois sóis, um no céu é puro amor e o outro na terra é puro fogo; daí vem também a correspondência de todos os espirituais e de todos os naturais.

[2] Como o “fogo” significa o Amor Divino, é por isso,

“Que Jehovah apareceu a Moisés sobre o monte Horeb em uma sarça em fogo. (Êxodo 3:1-3).

“Que desceu sobre o monte Sinai no fogo” (Deuteronõmio 4:36).

“Que as sete lâmpadas do castiçal no tabernáculo eram acendidas cada noite para queimarem diante de Jehovah” (Levítico 24:2-4).

“Que o fogo ardia continuamente sobre o altar e não se extinguia” (Levítico 6:13).

“Que eles tomavam o fogo de sobre o altar para os incensários e para fazer fumegar os perfumes” (Levítico 16:12, 13; Números 16:46, 47).

“Que Jehovah ia diante dos filhos de Israel, de noite, numa coluna de fogo” (Êxodo 13:21, 22).

“Que sobre o habitáculo havia fogo durante a noite” (Êxodo 40:38; Salmo 105:39; Isaías 4:5, 6).

“Que o fogo do céu consumia os holocaustos sobre o altar sinal de beneplácito” (Levítico 9:24; 1 Reis 18:38).

“Que os holocaustos foram chamados ignições a Jehovah e ignições de cheiro de repouso a Jehovah” (Êxodo 29:18; Levítico 1:9, 13, 17; Levítico 2:9-11; Levítico 3:5, 16; Levítico 4:31, 35; Levítico 5:12; Levítico 6:18; Levítico 21:6; Números 28:2; Deuteronõmio 18:1).

“Que os olhos do Senhor foram vistos como uma chama de fogo” (Apocalipse 1:14; Apocalipse 2:18; Apocalipse 19:12; Daniel 10:5, 6).

“Que sete lâmpadas de fogo ardiam diante do trono” (Apocalipse 4:5).

Por aí compreende-se claramente o que é significado “pelas lâmpadas com azeite e sem azeite” (Mateus 25:1-11). Pelo “azeite” se entende o fogo e, assim, o amor. A mesma coisa (se encontra) em muitos outros lugares. Que “o fogo”, no sentido oposto, significa o amor infernal em muitas passagens da Palavra isso é evidente, não havendo necessidade de citá-las em face de sua abundância. Podem ser vistos pormenores sobre isso no livro CÉU E INFERNO, publicado em Londres (n. 566-575).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987