Bible

 

Lamentações 2

Studie

   

1 Como cobriu o Senhor de nuvens na sua ira a filha de Sião! derrubou do céu à terra a glória de Israel, e no dia da sua ira não se lembrou do escabelo de seus pés.

2 Devorou o Senhor sem piedade todas as moradas de Jacó; derrubou no seu furor as fortalezas da filha de Judá; abateu-as até a terra. Tratou como profanos o reino e os seus príncipes.

3 No furor da sua ira cortou toda a força de Israel; retirou para trás a sua destra de diante do inimigo; e ardeu contra Jacó, como labareda de fogo que tudo consome em redor.

4 Armou o seu arco como inimigo, firmou a sua destra como adversário, e matou todo o que era formoso aos olhos; derramou a sua indignação como fogo na tenda da filha de Sião.

5 Tornou-se o Senhor como inimigo; devorou a Israel, devorou todos os seus palácios, destruiu as suas fortalezas, e multiplicou na filha de Judá o pranto e a lamentação.

6 E arrancou a sua cabana com violência, como se fosse a de uma horta; destruiu o seu lugar de assembléia; o Senhor entregou ao esquecimento em Sião a assembléia solene e o sábado; e na indignação da sua ira rejeitou com desprezo o rei e o sacerdote.

7 Desprezou o Senhor o seu altar, detestou o seu santuário; entregou na mão do inimigo os muros dos seus palácios; deram-se gritos na casa do Senhor, como em dia de reunião solene.

8 Resolveu o Senhor destruir o muro da filha de Sião; estendeu o cordel, não reteve a sua mão de fazer estragos; fez gemer o antemuro e o muro; eles juntamente se enfraquecem.

9 Sepultadas na terra estão as suas portas; ele destruiu e despedaçou os ferrolhos dela; o seu rei e os seus príncipes estão entre as nações; não há lei; também os seus profetas não recebem visão alguma da parte do Senhor.

10 Estão sentados no chão os anciãos da filha de Sião, e ficam calados; lançaram pó sobre as suas cabeças; cingiram sacos; as virgens de Jerusalém abaixaram as suas cabeças até o chão.

11 Já se consumiram os meus olhos com lágrimas, turbada está a minha alma, o meu coração se derrama de tristeza por causa do quebrantamento da filha do meu povo; porquanto desfalecem os meninos e as crianças de peito pelas ruas da cidade.

12 Ao desfalecerem, como feridos, pelas ruas da cidade, ao exalarem as suas almas no regaço de suas mães, perguntam a elas: Onde está o trigo e o vinho?

13 Que testemunho te darei, a que te compararei, ó filha de Jerusalém? A quem te assemelharei, para te consolar, ó virgem filha de Sião? pois grande como o mar é a tua ferida; quem te poderá curar?

14 Os teus profetas viram para ti visões falsas e insensatas; e não manifestaram a tua iniqüidade, para te desviarem do cativeiro; mas viram para ti profecias vãs e coisas que te levaram ao exílio.

15 Todos os que passam pelo caminho batem palmas contra ti; eles assobiam e meneiam a cabeça sobre a filha de Jerusalém, dizendo: E esta a cidade que denominavam a perfeição da formosura, o gozo da terra toda?

16 Todos os teus inimigos abrem as suas bocas contra ti, assobiam, e rangem os dentes; dizem: Devoramo-la; certamente este e o dia que esperavamos; achamo-lo, vimo-lo.

17 Fez o Senhor o que intentou; cumpriu a sua palavra, que ordenou desde os dias da antigüidade; derrubou, e não se apiedou; fez que o inimigo se alegrasse por tua causa, exaltou o poder dos teus adversários.

18 Clama ao Senhor, ó filha de Sião; corram as tuas lágrimas, como um ribeiro, de dia e de noite; não te dês repouso, nem descansem os teus olhos.

19 Levanta-te, clama de noite no princípio das vigias; derrama o teu coração como águas diante do Senhor! Levanta a ele as tuas mãos, pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas.

20 , ó Senhor, e considera a quem assim tens tratado! Acaso comerão as mulheres o fruto de si mesmas, as crianças que trazem nos braços? ou matar-se-á no santuário do Senhor o sacerdote e o profeta?

21 Jazem por terra nas ruas o moço e o velho; as minhas virgens e os meus jovens vieram a cair à espada; tu os mataste no dia da tua ira; trucidaste-os sem misericórdia.

22 Convocaste de toda a parte os meus terrores, como no dia de assembléia solene; não houve no dia da ira do Senhor quem escapasse ou ficasse; aqueles que eu trouxe nas mãos e criei, o meu inimigo os consumiu.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 1071

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

1071. Que 'bebeu vinho' signifique que quis investigar as coisas que são da fé vê-se pela significação de 'vinho'. Como foi mostrado, a 'vinha' ou 'videira' é a igreja espiritual, ou o homem da igreja espiritual; a 'uva', os 'respigos' e os 'cachos' são os seus frutos e significam a caridade e as coisas que pertencem à caridade. O 'vinho', porém , significa a fé daí e toda as coisas que pertencem à fé. Assim, 'uva' é o celeste dessa igreja, e o 'vinho' é o espiritual dessa igreja. Aquele, ou o celeste, como foi dito muitas vezes, pertence à vontade, e este, ou o espiritual, pertence ao entendimento. Que 'bebeu do vinho' signifique que quis investigar as coisas que são da fé e, de fato, por meio de raciocínios, vê-se do fato de que 'ficou embriagado', isto é, caiu em erros. Porque o homem dessa igreja não teve percepção alguma, como teve o homem da Igreja Antiquíssima, mas, devia aprender o que são o bem e o vero pelos doutrinais da fé oriundos da percepção da Igreja Antiquíssima, coligidos e conservados, doutrinais esses que eram a Palavra da Igreja Antiga. Os doutrinais da fé, como a Palavra, sem a percepção, em muitas coisas eram tais que não podiam ser cridos, porque as coisas espirituais e celestes transcendem infinitamente a compreensão humana, assim, o raciocínio. Mas aquele que não quer crer alguma coisa antes que a compreenda, nunca pode crer, como se mostrou muitas vezes nos números 128-130, 195, 19, 6 215, 232, 233. Que as 'uvas', na Palavra, signifiquem a caridade e as coisas que são da caridade, e que o 'vinho' signifique a fé e, assim, as coisas que são da fé, pode se ver pelas seguintes passagens, como Isaías:

"Meu dileto teve uma vinha num chifre do filho do óleo; esperou que desse uvas, mas deu [frutos] silvestres" (Isaías 5:1-2, 4), onde as 'uvas' estão em lugar da caridade e seus frutos.

Em Jeremias:

"Reunindo os reunirei, dito de Jehovah; não há uvas na videira, e não há figos na figueira" (Jeremias 8:13);

A 'videira' está em lugar da igreja espiritual, as 'uvas', em lugar da caridade.

Em Oséias:

"Como uvas no deserto achei Israel; como uma primícia na figueira, com seu c meço, vi os vossos pais" (Oséias 9:10);

'Israel' está em lugar da Igreja Antiga, a 'uva' em lugar da caridade de que foram dotados; no sentido oposto, quando Israel está em lugar dos filhos de Jacob.

Em Miquéias:

"Não há cacho para comer; minha alma desejou a primícia; pereceu da terra o santo, e não há reto entre o homem" (Miquéias 7:1);

O 'cacho' está em lugar da caridade ou do que é santo, e a 'primícia' em lugar da fé, ou o que é reto.

[3] Em Isaías:

"Assim disse Jehovah: Como se acha mosto em um cacho e se diz: Não o estrague, porque há bênção nele" (Isaías 65:8);

O 'cacho' está em lugar da caridade, o 'mosto' em lugar da caridade do bem e, daí, dos veros.

Em Moisés:

"Lavou no vinho a vestimenta, e no sangue das uvas o seu manto [velamen]" (Gênesis 49:11),

Uma profecia a respeito do Senhor. O 'vinho' está em lugar do espiritual proveniente do celeste, o 'sangue das uvas' em lugar do celeste relativamente à igreja espiritual; assim, as 'uvas' estão em lugar da caridade mesma, o 'vinho' em lugar da fé mesma.

Em João:

"O anjo disse: Lança a foice afiada e vindima os cachos da terra, porque as suas uvas amadureceram" (Revelação 14:18);

Aí se trata dos últimos tempos, quando não há fé, isto é, quando não há caridade, pois não há outra fé não senão a da caridade, e é essencialmente a caridade mesma. Por isso, quando se diz que não há mais fé, como nos últimos tempos, entende-se que não há caridade.

[4] Como as 'uvas' significam a caridade, assim o 'vinho' significa a fé daí, pois o vinho vem das uvas, o que se pode ver pelas passagens citadas agora e anteriormente, onde se trata da vinha e da videira, como também pelas que se seguem.

Em Isaías:

"Foi arrebatada a alegria, e a exultação do Carmelo, e não se canta nas vinhas nem se regozija; o vinho nos lagares não é pisado pelo que pisa; fiz cessar o hedad13" (Isaías 16:10),

Em lugar da igreja espiritual que foi devastada, a qual é o 'Carmelo'; o 'não haver quem pisa o vinho nos lagares' que não há mais quem esteja na fé.

No mesmo:

"Serão queimados os habitantes da terra, e o homem deixado será pouco; pranteará o mosto, definhará a videira; não beberão vinho em cântico; amarga será a bebida forte para os que a beberem; há clamor nas ruas por causa do vinho" (Isaías 24:6-7, 9, 11),

A respeito da igreja espiritual devastada; aí, o 'vinho' está em lugar dos veros da fé, que são tidos como sem importância.

Em Jeremias:

"Dirão às suas mães: Onde [estão] o frumento e o vinho? Quando desfalecem como traspassados nas ruas da cidade" (Lamentações 2:12),

'onde [estão] o frumento e o vinho' significa onde estão o amor e a fé; as 'ruas da cidade' significam, aqui e em outras passagens na Palavra, as verdades; os 'traspassados ali' significa que se sabe o que são os veros da fé.

[5] Em Amós:

"Retirarei o cativeiro de Meu povo Israel, e edificarão as cidades desoladas, e habitarão, e plantarão vinhas e beberão o vinho delas" (Amós 9:14),

A respeito da igreja espiritual ou Israel, da qual se diz 'plantar vinhas e beber vinho' quando se torna tal que tem a fé oriunda da caridade.

Em Sofonias:

"Edificarão casas, mas não habitarão, e plantarão vinhas, mas não beberão o vinho delas" (Sofonias 1:13; Amós 5:11);

Em sentido contrário, quando a igreja espiritual está devastada.

Em Zacarias:

"Serão como o poderoso Efraim, e o coração deles se alegrará, como pelo vinho, e verão os seus filhos e se alegrarão" (Zacarias 10:7);

Aí se trata da casa de Judah, que é assim pelos bens e veros da fé.

Em João:

Que não causassem dano ao óleo e ao vinho (Revelação 6:6),

Em lugar de que não o fizessem ao celeste e espiritual, ou às coisas que pertencem ao amor e à fé.

[6] Como o 'vinho' significa a fé no Senhor, também na Igreja Judaica a fé era representada nos sacrifícios pela libação de vinho, a cujo se respeito se trata em Números 15:2-15; 28:11-15, 18-31; 29:7-39; Levítico 23:12-13; Êxodo 29:40. Por isso se diz assim em Oséias:

"A eira e o lagar não os apascentarão, e o mosto mentirá nela; não habitarão na terra de Jehovah, e Efraim voltará ao Egito, e na Assíria comerão o que é imundo; não farão a Jehovah libação de vinho; não serão gratos a Ele" (Oséias 9:2-4), onde se trata de Israel ou igreja espiritual e daqueles ali que pervertem e contaminam as coisas santas e os veros da fé pelo fato de quererem investiga-los por meio de conhecimentos e raciocínios; o 'Egito' é o conhecimento, a 'Assíria' é o raciocínio e 'Efraim" é aquele que raciocina.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém