Bible

 

Josué 2

Studie

   

1 De Sitim Josué, filho de Num, enviou secretamente dois homens como espias, dizendo-lhes: Ide reconhecer a terra, particularmente a Jericó. Foram pois, e entraram na casa duma prostituta, que se chamava Raabe, e pousaram ali.

2 Então deu-se notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos de Israel, para espiar a terra.

3 Pelo que o rei de Jericó mandou dizer a Raabe: Faze sair os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra.

4 Mas aquela mulher, tomando os dois homens, os escondeu, e disse: é verdade que os homens vieram a mim, porém eu não sabia donde eram;

5 e aconteceu que, havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, aqueles homens saíram. Não sei para onde foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis.

6 Ela, porém, os tinha feito subir ao eirado, e os tinha escondido entre as canas do linho que pusera em ordem sobre o eirado.

7 Assim foram esses homens após eles pelo caminho do Jordão, até os vaus; e, logo que saíram, fechou-se a porta.

8 E, antes que os espias se deitassem, ela subiu ao eirado a ter com eles,

9 e disse-lhes: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra se derretem diante de vós.

10 Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saístes do Egito, e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Siom e Ogue, que estavam além de Jordão, os quais destruístes totalmente.

11 Quando ouvimos isso, derreteram-se os nossos corações, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima no céu e embaixo na terra.

12 Agora pois, peço-vos, jurai-me pelo Senhor que, como usei de bondade para convosco, vós também usareis de bondade para com a casa e meu pai; e dai-me um sinal seguro

13 de que conservareis em vida meu pai e minha mãe, como também meus irmãos e minhas irmãs, com todos os que lhes pertencem, e de que livrareis da morte as nossas vidas.

14 Então eles lhe responderam: A nossa vida responderá pela vossa, se não denunciardes este nosso negócio; e, quando o Senhor nos entregar esta terra, usaremos para contigo de bondade e de fidelidade.

15 Ela então os fez descer por uma corda pela janela, porquanto a sua casa estava sobre o muro da cidade, de sorte que morava sobre o muro;

16 e disse-lhes: Ide-vos ao monte, para que não vos encontrem os perseguidores, e escondei-vos lá três dias, até que eles voltem; depois podereis tomar o vosso caminho.

17 Disseram-lhe os homens: Nós seremos inocentes no tocante a este juramento que nos fizeste jurar.

18 Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela pela qual nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo teu pai, tua mãe, teus irmãos e toda a família de teu pai.

19 Qualquer que sair fora das portas da tua casa, o seu sangue cairá sobre a sua cabeça, e nós seremos inocentes; mas qualquer que estiver contigo em casa, o seu sangue cairá sobre a nossa cabeça se nele se puser mão.

20 Se, porém, tu denunciares este nosso negócio, seremos desobrigados do juramento que nos fizeste jurar.

21 Ao que ela disse: Conforme as vossas palavras, assim seja. Então os despediu, e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela.

22 Foram-se, pois, e chegaram ao monte, onde ficaram três dias, até que voltaram os perseguidores; pois estes os buscaram por todo o caminho, porém, não os acharam.

23 Então os dois homens, tornando a descer do monte, passaram o rio, chegaram a Josué, filho de Num, e lhe contaram tudo quanto lhes acontecera.

24 E disseram a Josué: Certamente o Senhor nos tem entregue nas mãos toda esta terra, pois todos os moradores se derretem diante de nós.

   

Komentář

 

Explorando o significado de Joshua 2

Napsal(a) New Christian Bible Study Staff, Julian Duckworth (strojově přeloženo do Português)

Josué Capítulo 2: Raabe esconde os espiões israelitas

O capítulo 2 é a fascinante história da prostituta Rahab, cuja casa está na muralha da cidade de Jericó. Josué envia dois espiões para ver como é Jericó, porque Jericó fica do outro lado do rio Jordão. Rahab leva esses espiões para sua casa e os esconde dos mensageiros do rei que vêm e exigem que ela entregue os homens. Rahab diz que os homens foram e partiram e os mensageiros do rei vão embora. Ela então diz aos homens escondidos no telhado que sabe que o Deus de Israel entregará Jericó nas mãos de Israel, pois ele os fez vitoriosos até este momento.

Ela pede-lhes gentileza para todos na sua família, assim como tem sido gentil em esconder-se e assim salvá-los. Os dois espiões dão-lhe a sua promessa e ela deixa-os escapar por uma corda da sua janela na muralha da cidade. Os homens dizem-lhe que a sua promessa será nula a menos que ela pendure um cordão escarlate na sua janela e traga toda a sua família para sua casa. Rahab concorda, e os homens fogem e voltam para Josué, contando-lhe tudo e dizendo que Deus lhes deu a cidade.

Há vários significados espirituais ricos e importantes nesta história muito gráfica. Primeiro, devemos apreciar que os espiões não parecem ir a nenhum outro lugar em Jericó do que a Rahab! A questão é que eles não precisam, porque a prostituição de Rahab - vender o seu corpo para os homens desfrutarem - representa a qualidade de toda a cidade de Jericó, que fica quase diretamente oposta onde Israel vai atravessar o Jordão. Deve e será tomada (Doutrina de Vida para a Nova Jerusalém 46).

Nesta história, Jericó representa uma vida sensual que entra em jogo quando tudo o que sabemos sobre a verdade de Deus é pervertido e rejeitado como nada (Arcanos Celestes 2973[6]). Sem verdade, sem valores, sem consciência, nada! É por isso que a história envolve a prostituta Rahab porque ela retrata esse nível de vida.

Mas Rahab se vê pelo que é e pelo que é sua cidade, e sabe que com a vinda do Deus dos israelitas, não há futuro para Jericó. Ela acredita que o futuro está com Israel e o seu Deus.

Então o que temos nesta história é uma mulher pecadora cuja mente, coração e ações se voltam para o arrependimento e até mesmo uma genuína adoração e reconhecimento de Deus. Para nós, é a imagem da nossa vida não-espiritual ou natural que é auto-gratificante, hedonista, busca de prazer e oportunista. Mas esperamos que para nós seja também a imagem do nosso desejo e da nossa intenção de acreditar e seguir a Deus (Arcanos Celestes 5639[2]) o que, como com os Rahab, eventualmente nos salvará de nós mesmos e salvará tudo sobre nós (toda a família Rahab).

A seguir, devíamos olhar para estes dois homens que vão espiar Jericó, mas que vão para Rahab.

Talvez uma palavra melhor do que "espiar" seja "espiar", o que significa observar, mas ainda mais observar com muita atenção a forma como uma situação é. Se direcionamos isso para nós mesmos, estamos falando de um verdadeiro auto-exame, de olhar como temos sido e o que temos pensado, dito e feito, ou não. Só nos podemos examinar devidamente se começamos a assumir vários valores e verdades, e nos olhamos à sua luz (Doutrina de Vida para a Nova Jerusalém 6).

Há dois homens, não um, e isto porque a nossa vida espiritual envolve um amor pelo que é verdadeiro e um amor pelo que é bom (Arcanos Celestes 5194). Quando amamos e queremos viver pelo que é verdade, então as coisas que sabemos tornam-se coisas que sentimos e temos prazer nelas e em fazê-las.

Por último, note como estes dois homens são escondidos por Rahab no alto do telhado, debaixo dos seus caules de linho seco. Na Palavra, qualquer coisa alta é uma imagem de estar mais perto de Deus, mais perto do que é verdade (De Divino Amor e de Divina Sabedoria 103). Vemos mais lá em cima! E o linho é a fibra a partir da qual a nossa roupa espiritual - estas verdades novamente - pode ser feita. E o linho fornece linho que foi usado para as vestes do sumo sacerdote.

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 5194

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  

Doposud byly do novokřesťanského studia Bible importovány části 1–691 překladu díla Arcanos Celestes. V původní latině je 10837 pasáží. Více přeložených pasáží zde přibude již brzy!

Até agora foram importadas no New christian Bible Study as passagens 1 a 691 da tradução de Nobre, dos Arcanos Celestes. Há 10837 passagens no original latino. Outras passagens serão traduzidas e importadas oportunamente.

  
/ 10837  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém