Bible

 

Jonas 3

Studie

   

1 Pela segunda vez veio a palavra do Senhor a Jonas, dizendo:

2 Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e lhe proclama a mensagem que eu te ordeno.

3 Levantou-se, pois, Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma grande cidade, de três dias de jornada.

4 E começou Jonas a entrar pela cidade, fazendo a jornada dum dia, e clamava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.

5 E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior deles até o menor.

6 A notícia chegou também ao rei de Nínive; e ele se levantou do seu trono e, despindo-se do seu manto e cobrindo-se de saco, sentou-se sobre cinzas.

7 E fez uma proclamação, e a publicou em Nínive, por decreto do rei e dos seus nobres, dizendo: Não provem coisa alguma nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas; não comam, nem bebam água;

8 mas sejam cobertos de saco, tanto os homens como os animais, e clamem fortemente a Deus; e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos.

9 Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?

10 Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho, e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 588

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

588. Mas que seja atribuído ao SENHOR o fato de ter-Se "arrependido e doído até o coração" é porque, assim, parece como inerente a toda misericórdia humana. Por isso, aqui está conforme a aparência, como se fala muitas vezes em outros lugares na Palavra. Ninguém pode saber o que é a misericórdia do SENHOR, porque ela transcende infinitamente todo entendimento do homem. Mas o homem conhece o que é a misericórdia do homem, que é arrependimento e dor. E, a não ser que o homem obtenha alguma idéia da misericórdia por meio de outra afeição cuja qualidade conheça, não pode pensar outra coisa nem ser instruído. Esta é a razão pela qual propriedades humanas são muitas vezes predicadas a JEHOVAH ou aos atributos do SENHOR, tais como, que JEHOVAH ou o SENHOR castiga, induz em tentação, condena e Se enfurece, quando todavia Ele jamais castiga a ninguém, não induz pessoa alguma à tentação, nem condena jamais a alguém, e nunca Se enfurece. Por isso, uma vez que tais coisas são atribuídas ao SENHOR, segue-se que também o arrependimento e a dor são atribuídos, pois a predicação de um é seguida pela predicação do outro, como se vê claramente por estes lugares na Palavra:

[2] em Ezequiel:

"Será consumada minha Ira; farei repousar Minha inflamação, e arrepender-Me-ei" (Ezequiel 5:13);

onde se atribui a Ele o "arrependimento," porque a "ira" e a "inflamação" são atribuídas.

Em Zacarias:

"Do mesmo modo que pensei fazer mal, quando vossos pais Me excitaram a ira, disse JEHOVAH Zebaoth, e não Me arrependi, assim de novo pensarei naqueles dias fazer bem a Jerusalém e à casa de Jehudah" (Zacarias 8:14-15);

onde se diz que "JEHOVAH tenha pensado fazer o mal," quando todavia nunca pode fazer mal algum, mas o bem a todos e a cada um.

Em Moisés, quando suplicava as faces de JEHOVAH:

"Volta-te da inflamação de tua ira, e arrepende-Te a respeito do mal do teu povo; ... e arrependeu-Se JEHOVAH a respeito do mal, que falara em fazer ao Seu povo" (Êxo. Zacarias 32:12, 14);

aí também é atribuída a JEHOVAH a "inflamação da ira," consequentemente, o arrependimento.

Em Jonas:

"O Rei de Nínive [disse]: Quem sabe, DEUS volte atrás e Se arrependa, e Se voltará do ardor de Sua ira, e não pereceremos? " (Jonas 3:9);

Semelhantemente, o arrependimento é atribuído por causa da ira.

[3] Em Oséias:

"Convertido está em Mim o Meu coração, ao mesmo tempo aqueceram-se Meus arrependimentos; não farei em inflamação a Minha ira" (Oséias 11:8-9);

onde se trata, semelhantemente, do coração, em que se tinham "aquecido os arrependimentos," como antes, que tinha "doído até o coração." Os "arrependimentos" estão, claramente, em lugar de muita misericórdia. Semelhantemente, em Joel:

"Convertei-vos a JEHOVAH, vosso DEUS, porque compassivo e misericordioso Ele é. longânimo e abundante em misericórdia, e que se arrepende do mal" (Joel 2:13), onde também se vê claramente que "arrepender" significa a misericórdia.

Em Jeremias:

"Talvez ouçam e voltem atrás, o varão de seu caminho tortuoso, e Me arrependa do mal" (Jeremias 26:3);

em lugar de "ter compaixão." No mesmo:

"Se esta nação se converter de seu mal... arrepender-Me-ei a respeito do mal" (Jeremias 18:8);

onde também "arrepender" é "ter compaixão" se eles se converterem. Porque o homem é quem se afasta da misericórdia do SENHOR, nunca o SENHOR do homem.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém