Bible

 

Oséias 7

Studie

   

1 ao querer eu sarar a Israel, descobrem-se a corrupção de Efraim e as maldades de Samária; porque praticam a falsidade; o ladrão entra, e a horda dos salteadores despoja por fora.

2 Não consideram no seu coração que eu me lembro de toda a sua maldade; agora, pois, os cercam as suas obras; diante da minha face estão.

3 Com a sua malícia alegram ao rei, e com as suas mentiras aos príncipes.

4 Todos eles são adúlteros; são semelhantes ao forno aceso, cujo padeiro cessa de atear o fogo desde o amassar a massa até que seja levedada.

5 E no dia do nosso rei os príncipes se tornaram doentes com a excitação do vinho; o rei estendeu a sua mão com escarnecedores.

6 Pois têm preparado o coração como um forno, enquanto estão de espreita; toda a noite dorme a sua ira; pela manhã arde como fogo de chama.

7 Eles estão todos quentes como um forno, e devoram os seus juízes; todos os seus reis caem; ninguém entre eles há que me invoque.

8 Quanto a Efraim, ele se mistura com os povos; Efraim é um bolo que não foi virado.

9 Estrangeiros lhe devoram a força, e ele não o sabe; também as cãs se espalham sobre ele, e não o sabe.

10 E a soberba de Israel testifica contra ele; todavia, não voltam para o Senhor seu Deus, nem o buscam em tudo isso.

11 Pois Efraim é como uma pomba, insensata, sem entendimento; invocam o Egito, vão para a Assíria.

12 Quando forem, sobre eles estenderei a minha rede, e como aves do céu os farei descer; castigá-los-ei, conforme o que eles têm ouvido na sua congregação.

13 Ai deles! porque se erraram de mim; destruição sobre eles! porque se rebelaram contra mim. Quisera eu remi-los, mas falam mentiras contra mim.

14 Não clamam a mim de coração, mas uivam nas suas camas; para o trigo e para o mosto se ajuntam, mas contra mim se rebelam.

15 Contudo fui eu que os ensinei, e lhes fortaleci os braços; entretanto maquinam o mal contra mim.

16 Eles voltam, mas não para o Altíssimo. Fizeram-se como um arco enganador; caem à espada os seus príncipes, por causa da insolência da sua língua; este será o seu escárnio na terra do Egito.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 503

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

503. Agora se dirá o que significa “Egito” na Palavra.

O “Egito” significa o homem natural conjunto ao homem espiritual e então a afeição da verdade e, por conseguinte, a ciência e a inteligência e, no sentido oposto, ele significa o homem natural separado do homem espiritual e, então, o orgulho da própria inteligência e. por conseguinte, a loucura nas coisas espirituais. O “Egito” significa o homem natural conjunto ao homem espiritual e, então, a afeição pela verdade e, em consequência, a ciência e a inteligência, nas seguintes passagens;

“Nesse dia haverá cinco cidades na terra do Egito Jurando a Jehovah Zebaoth. Nesse dia haverá um altar a Jehovah no meio da terra do Egito; então Jehovah se dará a conhecer ao Egito e os egípcios conhecerão Jehovah nesse dia” (Isaías 19:18-21).

“Nesse dia haverá uma vereda do Egito para Aschur, para que venha Aschur ao Egito e o Egito vá a Aschur e os egípcios possam servir com Aschur. Nesse dia Israel será em terceiro ao Egito e a Aschur, uma bênção no meio da terra, que Jehovah Zebaoth abençoará dizendo;

Bendito o Meu povo, o Egito, e Aschur, as obras das Minhas mãos, e Israel, a Minha herança” (Isaías 19:23-25).

O Egito aqui é o natural, Aschur o racional e Israel o espiritual;

estes três fazem o homem da Igreja. Por isso “o rei do Egito foi chamado o filho dos sábios, o filho dos reis da antiguidade, e o Egito foi chamado a pedra angular das tribos” (Isaías 19:11, 13), e se diz de Salomão que “sua sabedoria foi superior à sabedoria dos Egípcios” (1 Reis 4:30) e que “ele tomou para esposa a filha do faraó e levou-a para a cidade de David” (1 Reis 3:1) e que “ele edificou para a filha do faraó uma casa perto do pórtico” (1 Reis 7:8).

[2] Por causa disso também (se diz) que “José foi transportado ao Egito e lá se tornou o dominador de toda a terra” (Génesis 41).

Como o “Egito” significa o homem natural quanto à afeição pela verdade e, por conseguinte, a ciência e a inteligência, por isso “José, o esposo de Maria, foi, por conselho de um anjo, para o Egito com o Senhor Infante” (Mateus 2:14, 15). de acordo com a predição:

“Quando Israel era Jovem, Eu o amei e do Egito chamei o Meu filho” (Oséias 11:1).

“Fizeste partir uma vinha do Egito, plantaste-a e fizeste enraizar as suas raízes” (Salmo 80:8, 9), pois o homem nasce natural, torna-se racional e depois espiritual, assim “uma vinha do Egito é plantada e enraizada”.

Por causa dessa representação, “Abraão viajou no Egito” (Gênesis 12:10 e seguintes) e “Jacob com seus filhos recebeu ordem para ir ao Egito e eles moraram lá” (Génesis 46 e seguintes). É por isso também que a terra de Canaã, pela qual é significada a Igreja, é descrita quanto à sua extensão “até o rio do Egito” (Gênesis 15:18; 1 Reis 4,21, Miquéias 7:12) e o Egito é comparado ao “Jardim do Edem, Jardim de Deus” (Ezequiel 31:2, 8, Gênesis 13:10) e as ciências do homem natural são denominadas “as coisas desejáveis do Egito” (Daniel 11:43) e “fino linho em bordado do Egito” (Ezequiel 27:7). (Essa representação) se encontra em muitas outras passagens em que se. nomeia o Egito, no bom sentido, como Isaías 27:12, 13, Ezequiel 29:13-16 — Ézequiel 31;

l a 8 — Oséias 11:11, Zacarias 10:10, 11

Zacarias 14:16-18, Salmo 68:31, 32; 2

Reis 19:23, 24.

[3] No sentido oposto, o “Egito” significa o homem natural separado do homem espiritual e então o orgulho da própria inteligência e, por conseguinte, a loucura nas coisas espirituais, como nas seguintes passagens:

“Porque se elevou o coração de Faraó em sua altivez e cresceu seu cimo entre o emaranhado; cortá-lo-ão os estranhos e o derribarão. No dia em que descer ao inferno, cobrirei sobre ele o abismo e jazer á no meio dos incircuncisos” (Ezequiel 31:10-18).

“Serão destruídos os alicerces do Egito, descerá a soberba da sua força e serão devastadas as suas cidades; no meio das cidades desoladas porei fogo no Egito, dispersarei o Egito entre as nações e dispersá-los-ei nas terras”. (Ezequiel 30:1-26) “Ai dos que descem no Egito por socorro e não olham para o Santo de Israel, porque o Egito é homem e não Deus e seus cavalos carne e não espírito” (Isaías 31:1, 3).

“O Egito, como um rio, sobe. Disse: subirei, cobrirei a terra e a destruirei. Subi cavalos, agitai-vos ó carros; devorar-vos-á a espada e se embriagará no sangue; não há cura para ti” (Jeremias 46:2, 8-11).

“Como dizeis a Faraó: Eu sou filho dos sábios e dos reis da antiguidade? Onde estão agora os teus sábios? Que eles os reconheçam; insensatos tornaram-se os príncipes de Zoan; seduziram o Egito, a pedra angular das tribos. Para o Egito não haverá trabalho que faça cabeça e cauda” (Isaías 19:1-17).

“Profetiza contra o Egito: Baleia grande, que deitas no meio dos teus rios. Porque disseste o rio é meu e eu o fiz para mim, por Isso porei harpões nos teus queixos e farei atar os peixes dos teus rios

às tuas escamas e te deixarei no deserto e por isso a terra do Egito será feita solidão e devastação” (Ezequiel 29:1-12).

(E em outros lugares como Isaías 30:2, 7; Jeremias 2:17, 18, 36; Jeremias 42:13-18; Ezequiel 16:26, 28, 29; Ezequiel 23:2-33; Oséias 7:11, 13, 16; Oséias 9:1, 3, 6; Oséias 11:5; Oséias 12:1; Joel 3:19; Lamentações 5:2, 4, 6, 8;

Deuteronõmio 17:16; 1 Reis 14:25, 26; 2 Reis 18:21).

[4] Como os Egípcios se tornaram assim, eles foram devastados quanto a todos os bens e a todas as verdades da Igreja. Suas devastações são descritas pelos milagres que lá foram feitos e que foram as pragas, e significavam as cobiças do homem natural separado do homem espiritual, que age unica- mente pela própria inteligência e pelo orgulho dela procedente, As pragas significativas dg suas cobiças eram:

” As águas no rio foram mudadas em sangue, de modo que os peixes morriam e o rio fedia” (Êxodo 7).

“Dos rios e dos tanques sairam rãs sobre a terra do Egito; o pó da terra transformou-se em piolhos; um bando de moscas daninhas foi mandado” (Êxodo 8).

“Uma úlcera expondo pústulas veio sobre o homem e sobre a besta;

choveu saraiva mesclada de fogo” (Êxodo 9).

“O gafanhoto foi mandado; houve trevas espessas em toda a terra do Egito” (Êxodo 10).

“Todos os primogénitos da terra do Egito morreram” (Êxodo 12) .

“Finalmente, os egípcios foram submergidos no mar dd Suph” (Êxodo 14).

Pelo mar de Suph (mar Vermelho) é significado o inferno. Quanto ao que é significado especificamente por cada praga, veja-se no livro ARCANOS CELESTES, publicado em Londres, a explicação.

Pelo exposto, vê-se claramente o que é significado pelas “pragas e doenças do Egito’’ (Deuteronômio 7:15, 28:60); e o que é significado por “ser submergido pelo rio do Egito” (Amós 8:8, 9:5); e daí pode saber-se por que o Egito é chamado “terra da servidão” (Miquéias 6:4;) “terra de Cham” (Salmo 106:22) e “fornalha de ferro” (Deuteronômio 4:20 e 1 Reis 8:51).

[5] O “Egito” significa não somente a inteligência mas também a loucura nas coisas espirituais, porque a Antiga Igreja, que se estendera em muitos reinos da Ásia, esteve também no Egito e, então, os egípcios cultivaram, mais do que todos os outros povos, a ciência das correspondências entre as coisas espirituais e as coisas naturais, como é evidente pelos seus hieróglifos; mas, quando neles essa ciência foi mudada em magia e se tornou idolatria, a sua inteligência nas coisas espirituais tornou-se loucura; daí, o “Egito”, no sentido oposto, significar essa loucura. Por essas explicações, pode-se ver o que se entende peia “cidade grande que é chamada espiritualmente Sodoma e Egito”.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Komentář

 

God

  
Ancient of Days, by William Blake

When the Bible speaks of "Jehovah," it is representing love itself, the inmost love that is the essence of the Lord. That divine love is one, whole and complete in itself, and Jehovah also is one, a name applied only to the Lord. The divine love expresses itself in the form of wisdom. Love, then, is the essence of God -- His inmost. Wisdom -- the loving understanding of how to put love into action -- is slightly more external, giving love a way to express itself. Wisdom, however, is expressed in a great variety of thoughts and ideas, what the Writings collectively call divine truth. There are also many imaginary gods, and sometimes angels and people can be called gods (the Lord said Moses would be as a god to Aaron). So when the Bible calls the Lord "God," it is in most cases referring to divine truth. In other cases, "God" has reference to what is called the divine human. The case there is this: As human beings, we cannot engage the Lord directly as divine love. It is too powerful and too pure. Instead, we have to approach Him by understanding Him through divine truth. Divine truth, then, is the Lord in human form, a form we can approach and understand. Thus "God" is also used in reference to this human aspect, because it is an expression of truth.

Přehrát video

This video is a product of the New Christian Bible Study Corporation. Follow this link for more information and more explanations - text, pictures, audio files, and videos: www.newchristianbiblestudy.org

Přehrát video

This video is a product of the New Christian Bible Study Corporation. Follow this link for more information and more explanations - text, pictures, audio files, and videos: www.newchristianbiblestudy.org