Bible

 

Oséias 7

Studie

   

1 ao querer eu sarar a Israel, descobrem-se a corrupção de Efraim e as maldades de Samária; porque praticam a falsidade; o ladrão entra, e a horda dos salteadores despoja por fora.

2 Não consideram no seu coração que eu me lembro de toda a sua maldade; agora, pois, os cercam as suas obras; diante da minha face estão.

3 Com a sua malícia alegram ao rei, e com as suas mentiras aos príncipes.

4 Todos eles são adúlteros; são semelhantes ao forno aceso, cujo padeiro cessa de atear o fogo desde o amassar a massa até que seja levedada.

5 E no dia do nosso rei os príncipes se tornaram doentes com a excitação do vinho; o rei estendeu a sua mão com escarnecedores.

6 Pois têm preparado o coração como um forno, enquanto estão de espreita; toda a noite dorme a sua ira; pela manhã arde como fogo de chama.

7 Eles estão todos quentes como um forno, e devoram os seus juízes; todos os seus reis caem; ninguém entre eles há que me invoque.

8 Quanto a Efraim, ele se mistura com os povos; Efraim é um bolo que não foi virado.

9 Estrangeiros lhe devoram a força, e ele não o sabe; também as cãs se espalham sobre ele, e não o sabe.

10 E a soberba de Israel testifica contra ele; todavia, não voltam para o Senhor seu Deus, nem o buscam em tudo isso.

11 Pois Efraim é como uma pomba, insensata, sem entendimento; invocam o Egito, vão para a Assíria.

12 Quando forem, sobre eles estenderei a minha rede, e como aves do céu os farei descer; castigá-los-ei, conforme o que eles têm ouvido na sua congregação.

13 Ai deles! porque se erraram de mim; destruição sobre eles! porque se rebelaram contra mim. Quisera eu remi-los, mas falam mentiras contra mim.

14 Não clamam a mim de coração, mas uivam nas suas camas; para o trigo e para o mosto se ajuntam, mas contra mim se rebelam.

15 Contudo fui eu que os ensinei, e lhes fortaleci os braços; entretanto maquinam o mal contra mim.

16 Eles voltam, mas não para o Altíssimo. Fizeram-se como um arco enganador; caem à espada os seus príncipes, por causa da insolência da sua língua; este será o seu escárnio na terra do Egito.

   

Komentář

 

Oven

  

'An oven,' as in Malachi 4:1, signifies hell, where the people live who confirm themselves in false doctrines and evils of life from earthly and bodily loves.

In Exodus 7:3, this signifies exterior goods, which are natural, and are commonly called 'pleasant.'

(Odkazy: Apocalypse Explained 540)


Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 164

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

164. VIREI SOBRE TI COMO LADRÃO E NÃO SABERÁS A QUE HORA VIREI SOBRE TI significa que as coisas que pertencem ao culto morto serão arrebatadas e que não se saberá quando nem como serão. É

dito que o Senhor “virá como ladrão”, porque o bem externo do culto

éarrebatado do homem que se encontra em um culto morto. Com efeito, no culto morto há alguma coisa de bem, porque nele se pensa em Deus e na vida eterna. Entretanto, o bem sem as suas verdades não é o bem, exceto um bem meritório ou hipócrita, mas os males e as falsidades arrebatam esse bem como um ladrão; isso se efetua sucessivamente no mundo e plenamente depois da morte, e também sem que o homem saiba quando e como isso sucede. Diz-se do Senhor que Ele “virá como ladrão”, mas se entende, no sentido espiritual, que o inferno arrebatará e furtará (aquele bem). Maneira semelhante de dizer encontra-se na Palavra, quando é dito que Deus faz mal ao homem, que o devasta, que se vinga, que se ira, que induz em tentação, quando a verdade é que o inferno é que faz tais coisas, porque se diz assim segundo a aparência perante o homem. Que o talento e a mina dados ao homem para negociar lhe serão tirados se ele não tirar proveito deles, vê-se em Mateus 25:26-30 e em

Lucas 19:24-26. “Comerciar” e “tirar proveito” significa adquirir para si verdades e bens.

[2] Como a retirada do bem e da verdade daqueles que estão em um culto morto se faz como por um ladrão nas trevas, por isso tal coisa

é, às vezes, na Palavra, assemelhada ao ladrão, como nas seguintes passagens:

“Eis que venho, como ladrão. Feliz quem vigia e guarda suas vestimentas para que não ande nu” (Apocalipse 16:15) “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora virá o vosso Senhor. Sabei isto:

se o pai de família soubesse a que hora o ladrão viria, vigiaria certamente e não deixaria arrombar a sua casa” (Mateus 24:42, 43)

“Se viessem a ti ladrões, ou roubadores da noite, como serias saqueado! Não roubariam o que lhes bastasse?” (Obadias 1:5)

“Na cidade se dispersam, sobre a muralha correm, subirão às casas, pelas janelas entram como ladrão” (Joel 2:9)

“Fizeram mentira; o ladrão vem, e se dispersou a horda cá fora” (Oséias 7:1)

“Não ajunteis tesouros na terra, mas no céu, onde os ladrões não vêm nem roubam” (Mateus 6:19, 20).

O homem deve vigiar e não saber a que hora o Senhor vem, a fim de que possa pensar e agir como por si mesmo, assim livremente segundo a sua razão, e para que o temor não influa nele, porque cada um, se soubesse, teria temor, e o que o homem faz em liberdade por si mesmo permanece eternamente, mas o que faz por temor não permanece.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987