Bible

 

Oséias 13

Studie

   

1 Quando Efraim falava, tremia-se; foi exaltado em Israel; mas quando ele se fez culpado no tocante a Baal, morreu.

2 E agora pecam mais e mais, e da sua prata fazem imagens fundidas, ídolos segundo o seu entendimento, todos eles obra de artífices, e dizem: Oferecei sacrifícios a estes. Homens beijam aos bezerros!

3 Por isso serão como a nuvem de manhã, e como o orvalho que cedo passa; como a palha que se lança fora da eira, e como a fumaça que sai pela janela.

4 Todavia, eu sou o Senhor teu Deus desde a terra do Egito; portanto não conhecerás outro Deus além de mim, porque não há salvador senão eu.

5 Eu te conheci no deserto, em terra muito seca.

6 Depois eles se fartaram em proporção do seu pasto; e estando fartos, ensoberbeceu-se-lhes o coração, por isso esqueceram de mim.

7 Portanto serei para eles como leão; como leopardo espreitarei junto ao caminho;

8 Como ursa roubada dos seus cachorros lhes sairei ao encontro, e lhes romperei as teias do coração; e ali os devorarei como leoa; as feras do campo os despedaçarão.

9 Destruir-te-ei, ó Israel; quem te pode socorrer?

10 Onde está agora o teu rei, para que te salve em todas as tuas cidades? e os teus juízes, dos quais disseste: -me rei e príncipes?

11 Dei-te um rei na minha ira, e tirei-o no meu furor.

12 A iniqüidade de Efraim está atada, o seu pecado está armazenado.

13 Dores de mulher de parto lhe sobrevirão; ele é filho insensato; porque é tempo e não está no lugar em que deve vir à luz.

14 Eu os remirei do poder do Seol, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó Seol, a tua destruição? A compaixão está escondida de meus olhos.

15 Ainda que ele dê fruto entre os seus irmãos, virá o vento oriental, vento do Senhor, subindo do deserto, e secar-se-á a sua nascente, e se estancará a sua fonte; ele saqueará o tesouro de todos os vasos desejáveis.

16 Samária levará sobre si a sua culpa, porque se rebelou contra o seu Deus; cairá à espada; seus filhinhos serão despedaçados, e as suas mulheres grávidas serão fendidas.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Doutrina Do Senhor # 34

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 65  
  

34. (v.) Que a união plena do Divino e o Humano n'Ele tenha sido feita pela paixão na cruz, que foi a última tentação, isto se confirma no capítulo próprio, acima, em que foi mostrado que o Senhor veio ao mundo para subjugar os infernos e glorificar Seu Humano, e que a paixão da cruz foi o último combate, pelo qual venceu plenamente os infernos e plenamente glorificou Seu Humano. Ora, como o Senhor, pela paixão da cruz, glorificou plenamente Seu Humano, isto é, uniu-O ao Seu Divino e, assim, fez Seu Humano também Divino, segue-se que Ele mesmo é Jehovah e Deus quanto a um e outro. Por isso, na Palavra, em muitas passagens Ele é chamado "Jehovah", "Deus" e "Santo de Israel", "Redentor", "Salvador" e "Formador."

[2] Como nas seguintes passagens:

"Maria disse: Minha alma engrandece ao Senhor, e meu espírito exulta em Deus, Meu Salvador" (Lucas 1:46-47).

"O anjo disse" aos pastores... "Eis, dou-vos boas novas de grande alegria, que será para todo o povo; porque nasceu... hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor, na cidade de David" (Lucas 2:10-11).

"Disseram... Este é verdadeiramente o Salvador do mundo, o Cristo" (João 4:42).

"Eu" Jehovah Deus "ajudo-te... e Redentor... Santo de Israel" (Isaías 41:14).

"Disse" Jehovah, "teu Criador, ó Jacob, e teu Formador, ó Israel;... pois te redimi. ... Eu, Jehovah teu Deus, Santo de Israel, Salvador" (Isaías 43:1, 3).

"Disse Jehovah vosso Redentor, o Santo de Israel: ... Eu, Jehovah vosso Santo, Criador de Israel, vosso Rei" (Isaías 43:14-15).

"Assim disse Jehovah, o Santo de Israel, e seu Formador (...Salvador)" (Isaías 45:11).

"Assim disse Jehovah, teu Redentor, o Santo de Israel" (Isaías 48:17).

"Para que saiba toda carne que Eu [sou] Jehovah teu Salvador, e teu Redentor, o Forte de Jacob" (Isaías 49:26).

"Então virá a Sião o Redentor" (Isaías 59:20).

"Para que saibas que Eu [sou] Jehovah teu Salvador, e teu Redentor, o Poderoso de Jacob" (Isaías 60:16).

"Jehovah, teu Formador desde o útero" (Isaías 49:5).

"Jehovah, Rocha minha e Redentor meu" (Salmos 19:14).

"Lembraram-se de que Deus é a sua Rocha, e o Deus excelso o seu Redentor" (Salmos 78:35).

"Disse Jehovah, teu Redentor, e teu Formador desde o útero" (Isaías 44:24).

"Quanto ao nosso Redentor, Jehovah Zebaoth é o Seu nome, o Santo de Israel" (Isaías 47:4).

"Com misericórdia de eternidade Me compadecerei de ti, assim disse o teu Redentor, Jehovah" (Isaías 54:8).

"Seu Redentor é forte, Jehovah (Zebaoth) é o Seu nome" (Jeremias 50:34).

"Espera, ó Israel, em Jehovah, porque com Jehovah está a misericórdia... com Ele há muita redenção;... Ele remirá Israel de todas as suas iniqüidades" (Salmos 130:7-8).

"Jehovah" Deus, "minha Rocha... e minha fortaleza... chifre da minha salvação.... meu Salvador" (2 Samuel 22:2-3).

"Assim disse Jehovah, Redentor de Israel, o seu Santo:... Os reis verão e subsistirão... por causa de Jehovah, que é fiel, o Santo de Israel, que te escolheu" (Isaías 49:7).

"Somente Deus está em ti, e mais nenhum outro Deus; realmente Tu [és] Deus no oculto, Deus de Israel, Salvador" (Isaías 45:14-15).

"Disse Jehovah, Rei de Israel e seu Redentor, Jehovah Zebaoth: ... Além de Mim não há Deus" (Isaías 44:6).

"Eu [sou] Jehovah, e além de Mim não há Salvador" (Isaías 43:11).

"Não [sou] Eu Jehovah? E nenhum mais há além de Mim, e Salvador não há além de Mim" (Isaías 45:21).

"Eu, Jehovah teu Deus, e além de Mim nenhum deus reconhecereis, e Salvador não há além de Mim" (Oséias 13:4).

"Não [sou] Eu Jehovah, e não há outro além de Mim? Deus justo e Salvador não há além de Mim. Olhai para Mim, para que sejais salvos, todos os fins da terra; porque Eu [sou] Deus, e nenhum além" (Isaías 45:21-22).

"Jehovah Zebaoth é o Seu nome, e será chamado teu Redentor, o Santo de Israel, Deus de toda a terra" (Isaías 54:5).

[3] Por aí pode ser visto que o Divino do Senhor, que é chamado "Pai" e, aqui, Jehovah e Deus, e o Divino Humano, que é chamado "Filho" e, aqui, Redentor e Salvador, depois Formador, isto é, Reformador e Regenerador, não são dois, mas um. Pois não somente se diz "Jehovah Deus e Santo de Israel, Redentor e Salvador", mas também se diz "Jehovah Redentor e Salvador." E, ainda mais, dize-se "Jehovah Salvador e não há outro além de Mim", do que se pode ver claramente que o Divino e o Humano no Senhor são uma Pessoa, e que o Humano também é Divino, pois o Redentor e Salvador do mundo não é outro senão o Senhor quanto ao Divino Humano, que é chamado "Filho." Com efeito, redenção e salvação são atributos próprios do Seu Humano, que se chama mérito e justiça, porquanto o Seu Humano suportou a paixão da cruz. Assim, pelo Seu Humano redimiu e salvou.

[4] Ora, visto que após a união do Humano com o Divino em Si, a qual foi como a da alma e do corpo no homem, não eram mais dois, mas uma só Pessoa, segundo a doutrina do mundo cristão, por isso o Senhor, quanto a um e outro, é Jehovah e Deus. Por essa razão, ora se diz Jehovah e Santo de Israel, Redentor e Salvador, ora Jehovah Redentor e Salvador, como se pode ver pelas passagens que foram citadas. Ali se diz:

"Cristo, o Salvador" (Lucas 2:10-11; João 4:42).

"Deus, e Deus de Israel, Salvador e Redentor" (Lucas 1:47; Isaías 45:15; Isaías 54:5; Salmos 78:35).

"Jehovah, o Santo de Israel, Salvador e Redentor" (Isaías 41:14; Isaías 43:3, 11, 14-15; Isaías 48:17; Isaías 49:7; Isaías 54:5).

"Jehovah Salvador, Redentor e Formador" (Isaías 44:6; Isaías 47:4; Isaías 49:26; Isaías 54:8; Isaías 63:16; Jeremias 50:34; Salmos 19:14; Salmos 130:7-8; 2 Samuel 22:2-3).

"Jehovah Deus, Redentor e Salvador, e além de Mim não há outro" (Isaías 43:11; Isaías 44:6; Isaías 45:14-15, 21-22; Oséias 13:4).

  
/ 65  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes Ltda. Curitiba, Brasil