Bible

 

Gênesis 7

Studie

   

1 Depois disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.

2 De todos os animais limpos levarás contigo sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea;

3 também das aves do céu sete e sete, macho e fêmea, para se conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra.

4 Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da face da terra todas as criaturas que fiz.

5 E Noé fez segundo tudo o que o Senhor lhe ordenara.

6 Tinha Noé seiscentos anos de idade, quando o dilúvio veio sobre a terra.

7 Noé entrou na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio.

8 Dos animais limpos e dos que não são limpos, das aves, e de todo réptil sobre a terra,

9 entraram dois a dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé.

10 Passados os sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.

11 No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as janelas do céu se abriram,

12 e caiu chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.

13 Nesse mesmo dia entrou Noé na arca, e juntamente com ele seus filhos Sem, Cão e Jafé, como também sua mulher e as três mulheres de seus filhos,

14 e com eles todo animal segundo a sua espécie, todo o gado segundo a sua espécie, todo réptil que se arrasta sobre a terra segundo a sua espécie e toda ave segundo a sua espécie, pássaros de toda qualidade.

15 Entraram para junto de Noé na arca, dois a dois de toda a carne em que havia espírito de vida.

16 E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor o fechou dentro.

17 Veio o dilúvio sobre a terra durante quarenta dias; e as águas cresceram e levantaram a arca, e ela se elevou por cima da terra.

18 Prevaleceram as águas e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca vagava sobre as águas.

19 As águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo do céu foram cobertos.

20 Quinze côvados acima deles prevaleceram as águas; e assim foram cobertos.

21 Pereceu toda a carne que se movia sobre a terra, tanto ave como gado, animais selvagens, todo réptil que se arrasta sobre a terra, e todo homem.

22 Tudo o que tinha fôlego do espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia na terra seca, morreu.

23 Assim foram exterminadas todas as criaturas que havia sobre a face da terra, tanto o homem como o gado, o réptil, e as aves do céu; todos foram exterminados da terra; ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca.

24 E prevaleceram as águas sobre a terra cento e cinqüenta dias.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 793

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

793. Daqui até o final deste capítulo trata-se dos antediluvianos que pereceram, o que se pode ver pelas particularidades da descrição. Os que estão no sentido interno podem logo saber de que assunto se trata por um único vocábulo, e ainda mais pela conexão de vários. Quando se trata de outro assunto, logo ocorrem outros vocábulos, ou os mesmos vocábulos ligados de maneira diferente. A razão disso é que existem vocábulos peculiares às coisas espirituais e outros peculiares às celestes, ou, o que é o mesmo, vocábulos para as coisas intelectuais e vocábulos para as voluntárias. Por exemplo, 'desolação' é um vocábulo espiritual, 'devastação' é celeste; 'cidade' é espiritual, 'monte´ é celeste, e assim por diante. É semelhante nas conexões. E – o que ninguém pode deixar de admirar – na língua hebraica as palavras são frequentemente distintas pelo som. Nas que pertencem à classe das espirituais predominam normalmente as três primeiras vogais; nas que pertencem às celestes, as duas últimas vogais. Que agora se trate de outro assunto, pode-se reconhecer pelo fato de aqui se dizer novamente: 'e as águas se fortaleceram muito, muito sobre a terra', o que foi dito também no versículo precedente, e, depois, por todas as coisas que se seguem.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém