Bible

 

Gênesis 6

Studie

   

1 Sucedeu que, quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas,

2 viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

3 Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos.

4 Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade.

5 Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.

6 Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração

7 E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito.

8 Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.

9 Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus.

10 Gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.

11 A terra, porém, estava corrompida diante de Deus, e cheia de violência.

12 Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.

13 Então disse Deus a Noé: O fim de toda carne é chegado perante mim; porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os destruirei juntamente com a terra.

14 Faze para ti uma arca de madeira de gôfer: farás compartimentos na arca, e a revestirás de betume por dentro e por fora.

15 Desta maneira a farás: o comprimento da arca será de trezentos côvados, a sua largura de cinqüenta e a sua altura de trinta.

16 Farás na arca uma janela e lhe darás um côvado de altura; e a porta da arca porás no seu lado; fá-la-ás com andares, baixo, segundo e terceiro.

17 Porque eis que eu trago o dilúvio sobre a terra, para destruir, de debaixo do céu, toda a carne em que há espírito de vida; tudo o que há na terra expirará.

18 Mas contigo estabelecerei o meu pacto; entrarás na arca, tu e contigo teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos.

19 De tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservares vivos contigo; macho e fêmea serão.

20 Das aves segundo as suas espécies, do gado segundo as suas espécies, de todo réptil da terra segundo as suas espécies, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida.

21 Leva contigo de tudo o que se come, e ajunta-o para ti; e te será para alimento, a ti e a eles.

22 Assim fez Noé; segundo tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 643

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

643. Quanto ao que concerne, pois, à significação mesma dos vocábulos, como que "madeiras gofer" signifiquem as concupiscências, e "compartimentos" signifiquem uma e outra parte do homem, pode-se ver pela Palavra. A madeira gofer é uma madeira abundante em enxofre, como o abeto e muitas de seu gênero. Por causa do enxofre, é dito que ela significa as concupiscências, porque facilmente pega fogo. Os antiqüíssimos compararam e assemelharam as coisas que se acham no homem ao ouro, à prata, ao bronze, ao ferro, à pedra e à madeira; seu celeste íntimo ao "ouro," o celeste inferior ao "bronze," e o íntimo daí ou corpóreo à "madeira." Mas o espiritual íntimo compararam e assemelharam à "prata," o espiritual inferior ao "ferro," e o ínfimo daí à "pedra." Quando essas coisas são nomeadas na Palavra, são significadas aquelas no sentido interno, como em Isaías:

"Por bronze trarei ouro, e por ferro trarei prata, e, por madeira, bronze, e, por pedras, ferro; e porei por teu censo a paz, e por teus exatores a justiça" (Isaías 60:17);

aí se trata do reino do SENHOR, onde não há tais metais, mas as coisas celestiais e espirituais, quais coisas são aí significadas. Isso se vê claramente também pelo fato de se dizer "paz e justiça." Aí, "o ouro, o bronze e a madeira" se correspondem, e significam as coisas celestes ou voluntárias, como foi dito; e "a prata, o ferro e a pedra" se correspondem, e significam as coisas espirituais ou do entendimento.

[2] Em Ezequiel:

"Serão saqueadas as tuas riquezas, e depredadas as tuas mercadorias; tuas pedras e tua madeira" (Ezequiel 26:12);

que "riquezas e mercadorias" não signifiquem riquezas e mercadorias mundanas, mas celestes e espirituais, vê-se claramente. Assim também as pedras e a madeira, onde as "pedras" são as coisas que pertencem ao entendimento, e "madeira" as que são da vontade.

Em Habacuque:

"A pedra clama da parede, e a trave responde da madeira" (Habacuque 2:11);

a "pedra" é o ínfimo do entendimento, e a "madeira" o ínfimo da vontade, que responde quando algo é tirado do conhecimento dos sentidos.

No mesmo:

"Ai daquele que diz à madeira: Acorda, e à pedra silente: Levanta. Ela ensinará. Eis aqui, gravado com ouro e prata, e nenhum espírito em seu meio. Mas JEHOVAH está no templo de Sua santidade" (Habacuque 2:19-20);

aqui, também, "madeira" está em lugar da cobiça, "pedra," do entendimento ínfimo; por isso a esta é atribuído "estar em silêncio" e "ensinar." Que "não há espírito em seu meio" significa que nada representa de espiritual e celeste. É como num templo, onde a pedra e a madeira, bem como o ouro e a prata a eles ligados, nada pensam a respeito das coisas que eles representam.

[3] Em Jeremias:

"Nossas águas por prata bebemos, nossas madeiras vêm por preço" (Lamentações 5:4), onde "águas e prata" significam as coisas que são do entendimento e a "madeira" as que são da vontade.

No mesmo:

..."Os que dizem à madeira: Tu és meu pai! E à pedra: Tu nos geraste" (Jeremias 2:27);

aí, a "madeira" está em lugar da cobiça, que é da vontade, pela qual há a concepção; e a "pedra" em lugar do conhecimento dos sentidos, pelo qual há a geração. Daí haver, aqui e acolá, nos Profetas, a expressão "servir à madeira e à pedra" em lugar das esculturas de madeira e pedra, pela qual é significado que serviriam às cobiças e às fantasias; também por "cometer adultério com a madeira e a pedra," como emJeremias 3:9.

Em Oséias:

"O povo interroga à sua madeira, e o seu cajado lhe indica, porque um espírito de escortação o seduz" (Oséias 4:12),

em lugar de interrogar a escultura de madeira ou às cobiças.

[4] Em Isaías:

"Preparada desde ontem, a tophete, sua fogueira de fogo e muita madeira, o sopro de JEHOVAH como um rio de enxofre ardente" (Isaías 30:33);

aqui, "fogo, enxofre e madeira" estão em lugar das cobiças horrendas. A "madeira" significa em geral as coisas que são os ínfimos da vontade; a "madeira preciosa," como o cedro e similares, significa os bens, como a madeira de cedro no templo, como a madeira de cedro aplicada na purificação da lepra (Levítico 14:4, 6-7), e a madeira atirada nas águas amargas em Marah (Êxodo 15:25), das quais se falará, pela Divina misericórdia do Senhor, nesses lugares. Ao contrário, a "madeira não preciosa" e que se tornava escultura, como a que se usava para fogueira e outras similares, significam as cobiças, como, aqui, a madeira gofer por causa do enxofre.

Como em Isaías:

"Dia da vingança de JEHOVAH; os seus rios serão convertidos em pez, e o seu pó em enxofre, e a sua terra estará em pez ardente" (Isaías 34:9);

a "pez" está em lugar das medonhas fantasias, o "enxofre" em lugar das horrendas cobiças.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém