Bible

 

Gênesis 3

Studie

   

1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?

2 Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,

3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.

4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis.

5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.

6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.

7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

8 E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.

9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás?

10 Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me.

11 Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?

12 Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi.

13 Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi.

14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.

17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.

18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo.

19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.

20 Chamou Adão à sua mulher Eva, porque era a mãe de todos os viventes.

21 E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu.

22 Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.

23 O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado.

24 E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Doutrina Do Senhor # 19

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 65  
  

19. VI. O Senhor, quanto ao Divino Humano, é chamado "Filho de Deus" e, quanto à Palavra, chamado "Filho do homem." Na igreja não se sabe outra coisa senão que o Filho de Deus é uma outra pessoa da Divindade, distinta da pessoa do Pai; daí vem a fé a respeito de um Filho de Deus nascido de eternidade. Como isto é universalmente recebido e se trata de Deus, não se dá ocasião ou permissão para se pensar sobre isso com algum entendimento, nem mesmo sobre o que vem a ser "nascido de eternidade." Pois quem pensa sobre isso com entendimento em geral diz consigo mesmo: "Isto transcende, mas, assim mesmo, digo-o porque assim dizem, e creio nisso porque assim crêem." Saibam, porém, que não existe um Filho de eternidade, mas que o Senhor é de eternidade. Quando se sabe o que é o Senhor e o que é o Filho, pode-se também pensar com entendimento sobre Deus triuno, e não antes.

[2] O Humano do Senhor, concebido de Jehovah, o Pai, e nascido da virgem Maria é o Filho de Deus. Isto se vê claramente pelas seguintes passagens. Em Lucas:

"O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, cujo nome é Nazareth, a uma virgem desposada por um varão cujo nome era José, da casa de David. E o nome da virgem era Maria. Logo que o anjo entrou a ela, disse: Salve, agraciada, o Senhor é contigo, bendita entre as mulheres. Ela... vendo-se perturbada com suas palavras, pensou que saudação seria essa. Mas o anjo lhe disse: Não temas, Maria; achaste... graça em Deus: ... eis que conceberás... e parirás um filho, e chamarás o Seu nome Jesus. Este será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. Mas Maria disse ao anjo: Como se fará isto, porque não conheço varão? Respondendo-lhe, o anjo disse: Um Espírito santo virá sobre ti, e a virtude do Altíssimo te cobrirá de sombra, pelo que também o que nascerá de ti, Santo, será chamado Filho de Deus" (Lucas 1:26-35).

Aqui se diz: "conceberás e parirás um filho; Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo", mas, logo depois, "o que nascer de ti, santo, será chamado Filho de Deus", pelo que é evidente que o Humano concebido por Deus e nascido da virgem Maria é o que Se chama Filho de Deus.

[3] Em Isaías:

"O Senhor vos dá um sinal: Eis, a virgem conceberá e parirá um Filho, e Seu nome se chamará Deus conosco" (Isaías 7:14).

Que o Filho nascido da virgem e concebido de Deus seja o que Se chama "Deus conosco", assim, o que é o Filho de Deus, é evidente. Que seja assim, pode-se confirmar também por Mateus (Mateus 1:22-23).

[4] Em Isaías:

"Um Menino nos nasceu, um Filho se nos deu, sobre cujo ombro está o principado; e se chamará o Seu nome Maravilhoso, Conselheiro, Deus, Herói, Pai da eternidade, Príncipe da paz" (Isaías 9:6);

Vê-se a mesma coisa aqui, pois se diz "Um Menino nos nasceu, um Filho se nos deu", que não é um Filho de eternidade, mas um Filho nascido no mundo. Isto também é evidente pelas palavras do profeta, no vers. 7, e pelas palavras do anjo Gabriel a Maria, em Lucas 1:32-33, que são semelhantes.

[5] Em David:

"Anunciarei do estatuto, disse Jehovah:... Meu Filho, Tu, Eu hoje Te gerei. ... Beijai o Filho, para que não Se ire e pereçais no caminho" (Salmos 2:7, 12);

Nem aqui se entende um filho de eternidade, mas o Filho nascido no mundo, porquanto é uma profecia sobre o Senhor que viria. Por isso se chama "estatuto", do qual Jehovah anunciou a David; "hoje" não é de eternidade, mas está no tempo.

[6] Em David:

"Porei no mar a Sua mão... Ele Me chamará, Meu Pai és Tu. ... Eu O darei por Primogênito" (Salmos 89:25-27).

Em todo este salmo se trata do Senhor que viria, por isso se entende Aquele que chamará Jehovah Seu Pai, que será o Primogênito, assim, que é o Filho de Deus.

[7] Além disso, em outra passagem, onde é chamado "Vara do tronco de Jessé" (Isaías 11;1), "Renovo de David" (Jeremias 23:5-6), "Semente de mulher" (Gênesis 3:15), "Unigênito" (João 1:18); "Sacerdote de eternidade" e "Senhor" (Salmos 110:4-5).

[8] Na Igreja Judaica, pelo "Filho de Deus" se entendia o Messias, a Quem esperavam e sabiam que iria nascer em Belém. Que por "Filho de Deus" eles tenham entendido o Messias, é evidente pelas seguintes passagens. Em João:

Disse Pedro: "Cremos e reconhecemos que Tu és o Cristo, Filho do Deus vivente" (João 6:69).

No mesmo:

"Tu és o Cristo, Filho de Deus, que havia de vir ao mundo" (João 11:27).

Em Mateus:

O principal dos sacerdotes interrogou a Jesus se não era o Cristo, Filho de Deus; Jesus disse: "Eu o Sou" (Mateus 26:63-64; Marcos 14:62).

Em João:

"Estas coisas foram escritas para que creiais que Jesus é o Cristo, Filho de Deus" (João 20:31, também Marcos 1:1).

"Cristo" é uma palavra grega que significa Ungido, semelhante a "Messias" na língua hebraica. Por isso João disse:

"Achamos o Messias, que é, se traduzido, Cristo" (João 1:41).

E em outra passagem:

"Disse a mulher: Sei que o Messias vem, o que é chamado Cristo" (João 4:25).

[10] Que a Lei e os Profetas, ou toda a Palavra do Velho Testamento trate do Senhor, foi mostrado no capítulo primeiro. Por isso, pelo Filho de Deus não se pode entender outro senão o Humano que o Senhor gerou no mundo. Daí se segue que Ele é o que se entende pelo "Filho" vindo de Jehovah, conforme foi dito do céu, quando era batizado:

"Este é Meu Filho amado, em Quem Me comprazo" (Mateus 3:17; Marcos 1:11; Lucas 3:22),

Pois Seu Humano era batizado. E, quando Se transfigurou:

"Este é Meu Filho amado, em Quem Me comprazo, a Ele escutai" (Mateus 17:5; Marcos 9:7; Lucas 9:35).

E, também, em outras passagens, como Mateus 8:29; Mateus 14:33; Marcos 3:11; Marcos 15:39; João 1:34, 49; João 3:18; João 5:25; João 10:36; João 11:4.

  
/ 65  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes Ltda. Curitiba, Brasil