Bible

 

Gênesis 2

Studie

   

1 Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército.

2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera.

3 Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.

4 Eis as origens dos céus e da terra, quando foram criados. No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus

5 não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois nenhuma erva do campo tinha ainda brotado; porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, nem havia homem para lavrar a terra.

6 Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.

7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.

8 Então plantou o Senhor Deus um jardim, da banda do oriente, no Éden; e pôs ali o homem que tinha formado.

9 E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

10 E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.

11 O nome do primeiro é Pisom: este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro;

12 e o ouro dessa terra é bom: ali há o bdélio, e a pedra de berilo.

13 O nome do segundo rio é Giom: este é o que rodeia toda a terra de Cuche.

14 O nome do terceiro rio é Tigre: este é o que corre pelo oriente da Assíria. E o quarto rio é o Eufrates.

15 Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar.

16 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente;

17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.

19 Da terra formou, pois, o Senhor Deus todos os animais o campo e todas as aves do céu, e os trouxe ao homem, para ver como lhes chamaria; e tudo o que o homem chamou a todo ser vivente, isso foi o seu nome.

20 Assim o homem deu nomes a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.

21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar;

22 e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem.

23 Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.

24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.

25 E ambos estavam nus, o homem e sua mulher; e não se envergonhavam.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 85

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

85. Que o homem celeste seja o "sétimo dia" e que o sétimo dia tenha sido por isso santificado e chamado sábado, de "descanso," são arcanos ainda não revelados. Isso vem também de se ter ignorado o que é o homem celeste e de poucos saberem o que é o espiritual que, por causa dessa ignorância, foi confundido com o celeste, quando a verdade é que existe muita diferença entre eles, como se vê no 81. Quanto ao que concerne ao sétimo dia e ao homem celeste que é o "sétimo dia" ou sábado, vê-se pelo fato de o próprio SENHOR ser o sábado; por isso Ele disse também:

"O Filho do Homem é o SENHOR do sábado" (Marcos 2:28),

palavras que envolvem que o SENHOR é o Homem Mesmo e o Sábado Mesmo. Seu reino nos céus e nas terras é daí chamado "sábado" ou a eterna paz e o repouso. A Igreja Antiqüíssima, de que se trata aqui, era o "sábado" do SENHOR mais do que as Igrejas que a seguiram.

[2] Toda Igreja seguinte e íntima do SENHOR é também o "sábado," assim como todo regenerado, quando se torna celeste, porque é a semelhança do SENHOR. Precedem seis dias de luta ou de labor. Essas coisas foram representadas na Igreja Judaica pelos dias de labor e pelo sétimo que era o "sábado," pois tudo o que foi instituído naquela Igreja era representativo do SENHOR e de Seu reino. O mesmo foi também representado pela "arca, quando se punha a caminho e quando repousava;" pelas "suas marchas no deserto" eram representadas as lutas e tentações; pelo "repouso," o estado de paz. Por isso, quando ela se punha a caminho, Moisés dizia:

"Levanta-Te, JEHOVAH, e sejam dispersados os inimigos Teus, e fujam os que Te odeiam de diante de Tuas faces. E quando repousava, dizia: Volta, JEHOVAH, aos miríades de milhares de Israel" (Números 10:35-36);

a respeito da arca, foi dito ali que "partia da montanha de JEHOVAH para lhes buscar descanso" (Números 10:33).

[3] O descanso do homem celeste é descrito pelo "sábado" em Isaías:

"Se desviares do sábado o teu pé, de fazer o teu desejo no dia da Minha santidade; e chamares as coisas que pertencem ao sábado delícias ao Santo JEHOVAH, honradas; e o honrares, não seguindo teus caminhos; nem buscares o teu desejo e falares [tua] palavra, então serás delicioso a JEHOVAH, e te farei transportar sobre as alturas da terra, e te alimentarei com a herança de Jacob" (Isaías 58:13-14).

O homem celeste é tal que age não pelo seu desejo, mas pelo beneplácito do SENHOR, que é o desejo para ele. Goza, assim, de paz e felicidade internas, que aqui são expressas por "ser elevado sobre as alturas da terra," e, ao mesmo tempo, de tranqüilidade e prazer externos, que são significados por "ser alimentado com a herança de Jacob."

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém