Bible

 

Gênesis 18

Studie

   

1 Depois apareceu o Senhor a Abraão junto aos carvalhos de Manre, estando ele sentado à porta da tenda, no maior calor do dia.

2 Levantando Abraão os olhos, olhou e eis três homens de pé em frente dele. Quando os viu, correu da porta da tenda ao seu encontro, e prostrou-se em terra,

3 e disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo.

4 Eia, traga-se um pouco d'água, e lavai os pés e recostai-vos debaixo da árvore;

5 e trarei um bocado de pão; refazei as vossas forças, e depois passareis adiante; porquanto por isso chegastes ate o vosso servo. Responderam-lhe: Faze assim como disseste.

6 Abraão, pois, apressou-se em ir ter com Sara na tenda, e disse-lhe: Amassa depressa três medidas de flor de farinha e faze bolos.

7 Em seguida correu ao gado, apanhou um bezerro tenro e bom e deu-o ao criado, que se apressou em prepará-lo.

8 Então tomou queijo fresco, e leite, e o bezerro que mandara preparar, e pôs tudo diante deles, ficando em pé ao lado deles debaixo da árvore, enquanto comiam.

9 Perguntaram-lhe eles: Onde está Sara, tua mulher? Ele respondeu: Está ali na tenda.

10 E um deles lhe disse: certamente tornarei a ti no ano vindouro; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara estava escutando à porta da tenda, que estava atrás dele.

11 Ora, Abraão e Sara eram já velhos, e avançados em idade; e a Sara havia cessado o incômodo das mulheres.

12 Sara então riu-se consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor ja velho?

13 Perguntou o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: É verdade que eu, que sou velha, darei à luz um filho?

14 Há, porventura, alguma coisa difícil ao Senhor? Ao tempo determinado, no ano vindouro, tornarei a ti, e Sara terá um filho.

15 Então Sara negou, dizendo: Não me ri; porquanto ela teve medo. Ao que ele respondeu: Não é assim; porque te riste.

16 E levantaram-se aqueles homens dali e olharam para a banda de Sodoma; e Abraão ia com eles, para os encaminhar.

17 E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço,

18 visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e por meio dele serão benditas todas as nações da terra?

19 Porque eu o tenho escolhido, a fim de que ele ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para praticarem retidão e justiça; a fim de que o Senhor faça vir sobre Abraão o que a respeito dele tem falado.

20 Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,

21 descerei agora, e verei se em tudo têm praticado segundo o seu clamor, que a mim tem chegado; e se não, sabê-lo-ei.

22 Então os homens, virando os seus rostos dali, foram-se em direção a Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante do Senhor.

23 E chegando-se Abraão, disse: Destruirás também o justo com o ímpio?

24 Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que ali estão?

25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio, de modo que o justo seja como o ímpio; esteja isto longe de ti. Não fará justiça o juiz de toda a terra?

26 Então disse o Senhor: Se eu achar em Sodoma cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei o lugar todo por causa deles.

27 Tornou-lhe Abraão, dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.

28 Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás toda a cidade por causa dos cinco? Respondeu ele: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.

29 Continuou Abraão ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? Mais uma vez assentiu: Por causa dos quarenta não o farei.

30 Disse Abraão: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar. Se porventura se acharem ali trinta? De novo assentiu: Não o farei, se achar ali trinta.

31 Tornou Abraão: Eis que outra vez me a atrevi a falar ao Senhor. Se porventura se acharem ali vinte? Respondeu-lhe: Por causa dos vinte não a destruirei.

32 Disse ainda Abraão: Ora, não se ire o Senhor, pois só mais esta vez falarei. Se porventura se acharem ali dez? Ainda assentiu o Senhor: Por causa dos dez não a destruirei.

33 E foi-se o Senhor, logo que acabou de falar com Abraão; e Abraão voltou para o seu lugar.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 468

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

468. Sentido Interno

Pelas coisas que foram ditas e mostradas no capítulo precedente, vê-se que pelos nomes são significadas heresias e doutrinas. Daí se pode ver que, neste capítulo, pelos nomes não são significadas pessoas, mas coisas e, aqui, doutrinas ou igrejas que foram conservadas, e de algum modo também mudadas, desde a Igreja Antiqüíssima até Noach. Acontece, porém, com a Igreja que ela decresce no passar do tempo e fica, enfim, reduzida a uns poucos. Esses poucos com quem ela restou no tempo do dilúvio foram chamados Noach.

[2] Que uma verdadeira Igreja decresça e fique reduzida a uns poucos, pode-se ver pelas outras igrejas que semelhantemente decresceram. Os que ficam de resto são chamados, na Palavra, "relíquias" e "restos," e são também designados como estando "no meio da terra," ou no seu espaço intermediário. Dá-se com o universal como se dá com o particular, ou, como acontece com a igreja, também acontece singularmente com as pessoas: se em cada pessoa não fossem conservadas relíquias pelo SENHOR, ela sem dúvida teria perecido de morte eterna, pois nas relíquias está a vida do espiritual e do celeste. Semelhantemente, se não houvesse sempre, no geral ou no universal, alguns com quem existisse a Igreja ou a verdadeira fé, o gênero humano teria perecido. Com efeito, é por causa de alguns indivíduos, como se sabe, que uma cidade é conservada, e até mesmo um reino inteiro. Dá-se com isso o mesmo que se dá com o coração no homem: enquanto o coração está são, as vísceras que o circundam podem viver; quando, todavia, ele está enfraquecido, o definhamento se apodera de todas as partes e o homem morre. São as últimas relíquias que são significadas por Noach, pois pode-se ver muito bem no capítulo seguinte, vers. 12, que "toda a terra estava corrompida."

[3] Em várias passagens dos Profetas se tratam dessas relíquias em cada indivíduo e na igreja, como em Isaías:

"O que for deixado em Sião, e o que restar em Jerusalém, será chamado santo para Ele; serão todos escritos nas vidas em Jerusalém, quando o SENHOR tiver lavado a imundícia das filhas de Sião, e lavado o sangue de Jerusalém do meio dela"-(Isaías 4:3-4), onde se trata dos restantes pelos quais são significadas as relíquias da igreja e, assim, do homem da igreja, que é referido como "santo." Pois os que ficaram em Sião e em Jerusalém não poderiam ser santificados pelo fato de terem ficado. Semelhantemente, no mesmo:

"E acontecerá naquele dia que as relíquias de Israel e os escapados da casa de Jacob não mais estarão apoiados em quem os feriu, e se apoiarão em JEHOVAH, o Santo de Israel, na verdade; as relíquias voltarão, as relíquias de Jacob para o DEUS poderoso" (Isaías 10:20-22).

Em Jeremias:

"Naqueles dias, e naquele tempo, ...buscar-se-á a iniqüidade de Israel, mas não haverá, e os pecados de Jehudah e não se acharão; porque perdoarei aos que Eu deixar de resto" (Jeremias 50:20).

Em Miquéias:

"As relíquias de Jacob estarão no meio de muitos povos, como o orvalho que vem de JEHOVAH, como a chuva sobre a erva..." (Miquéias 5:7).

[4] O resto ou as relíquias, do homem ou da Igreja, foram também representados pelos dízimos, que eram santos, pelo que também o número decenário é santo, e por isso se usa "dez" para designar os restos, como em Isaías:

"Afastará JEHOVAH o homem, e muitas coisas serão deixadas no meio da terra; e (haverá) ainda nela uma décima parte; e ela voltará e será para exterminação, como o carvalho e a azinheira quando estendem os seus rebentos; semente de santidade [será] o seu rebento" (Isaías 6:12-13), onde o resíduo se chama "rebento de santidade." Em Amós:

"Assim diz o SENHOR Jehovih: A cidade que faz sair mil, de resto fará cem; e a que faz sair cem, fará de resto dez para a casa de Israel" (Amós 5:3).

Nestas passagens e em muitas outras, são significadas, no sentido interno, as relíquias. Que uma cidade seja conservada por causa das relíquias da igreja, vê-se isso pelo que foi dito a Abraham a respeito de Sodoma:

"Abraham disse: Talvez se encontrem ali dez? E disse: Não a destruirei por causa dos dez" (Gênesis 18:32).

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém