Bible

 

Gênesis 12

Studie

   

1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

2 Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.

3 Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

4 Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

5 Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram.

6 Passou Abrão pela terra até o lugar de Siquém, até o carvalho de Moré. Nesse tempo estavam os cananeus na terra.

7 Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: ë tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.

8 Então passou dali para o monte ao oriente de Betel, e armou a sua tenda, ficando-lhe Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; também ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.

9 Depois continuou Abrão o seu caminho, seguindo ainda para o sul.

10 Ora, havia fome naquela terra; Abrão, pois, desceu ao Egito, para peregrinar ali, porquanto era grande a fome na terra.

11 Quando ele estava prestes a entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista;

12 e acontecerá que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é mulher dele. E me matarão a mim, mas a ti te guardarão em vida.

13 Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma em atenção a ti.

14 E aconteceu que, entrando Abrão no Egito, viram os egípcios que a mulher era mui formosa.

15 Até os príncipes de Faraó a viram e gabaram-na diante dele; e foi levada a mulher para a casa de Faraó.

16 E ele tratou bem a Abrão por causa dela; e este veio a ter ovelhas, bois e jumentos, servos e servas, jumentas e camelos.

17 Feriu, porém, o Senhor a Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão.

18 Então chamou Faraó a Abrão, e disse: Que é isto que me fizeste? por que não me disseste que ela era tua mulher?

19 Por que disseste: E minha irmã? de maneira que a tomei para ser minha mulher. Agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te.

20 E Faraó deu ordens aos seus guardas a respeito dele, os quais o despediram a ele, e a sua mulher, e a tudo o que tinha.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 1458

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

1458. Que ‘para o sul’ signifique nos bens e veros, assim, em um estado lúcido quanto às coisas interiores, vê-se pela significação do ‘sul’. Que o ‘sul’ signifique um estado lúcido, vem disto: que as regiões, assim como os tempos, na outra vida, sejam nulas, mas são os estados que são significados pelas regiões e pelos tempos; os estados dos entendimentos se têm como os estados dos tempos do dia e do ano, então também das regiões. Os estados do dia são a tarde, a noite, a manhã e o meio-dia; os estados do ano são o outono, o inverno, a primavera e o verão; e o estado das regiões estão voltados para o Sol, o ocidente, o norte, o oriente e o sul. Semelhantes a esses são os estados dos entendimentos; e o que é admirável, no céu, aqueles que estão na luz são os que estão no estado de sabedoria e inteligência absolutamente segundo o estado, e na mais alta luz os que estão no estado da mais alta sabedoria e inteligência, mas a sabedoria ali é do amor e da caridade, e a inteligência é da fé no Senhor. Que haja uma luz na outra vida com a qual a luz do mundo dificilmente pode ser comparada, vê-se por um grande número de experiências, a respeito das quais se tratará na sequência pela Divina Misericórdia do Senhor; e porque há tal correspondência da luz e do entendimento no céu, aqui e ali no sentido interno, na Palavra, por ‘sul’ não é significada outra coisa. O ‘sul’, aqui, significa a inteligência adquirida por meio das cognições; as cognições são as verdades celestes e espirituais, que são precisamente tantas radiações da luz no céu e apresentam-se também visíveis por meio da luz, como foi dito. Como o Senhor agora se imbuiu das cognições para que, quanto à Essência Humana, também Se tornasse a luz mesma do céu, aqui se diz que ‘havia caminhado indo e caminhando para o sul’.

[2] Que o ‘sul’ signifique essas coisas, pode-se ver pelas coisas semelhantes na Palavra, como em Isaías:

“Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não detenhas. Trazei Meus filhos de longe, e Minhas filhas da extremidade da terra” (Isaías 43:6).

O ‘norte’ está no lugar daqueles que estão na ignorância, o ‘sul’ está no lugar daqueles que estão nas cognições, os ‘filhos’, no lugar dos veros, e as ‘filhas’, no lugar dos bens. No mesmo:

“Se abrires a tua alma ao faminto, e saciardes a alma aflita, e surgirá nas trevas a tua luz, e a tua escuridão será como o meio-dia” (Isaías 58:10);

‘abrir tua alma ao faminto e saciar a alma aflita’ está no lugar do bem da caridade no geral; ‘a luz surgir sobre as trevas’ está no lugar das coisas da inteligência do vero; e ‘escuridão como o meio-dia’, no lugar das coisas da sabedoria do bem; ‘o meio-dia’, em razão do calor, significa o bem, em razão da luz, significa o vero.

[3] Em Ezequiel:

“Na visão de Deus, trouxe-me à terra de Israel e puseste-me sobre um monte muito alto e sobre este como uma construção de cidade desde o sul” (Ezequiel 40:2);

a respeito da Nova Jerusalém, ou do Reino do Senhor, que, porque está na luz da sabedoria e da inteligência, está ‘desde o sul’. Em Davi:

“JEHOVAH fará sair como luz a tua justiça, e teu juízo como o meio-dia” (Salmos 37:6).

No mesmo:

“Não temerás pelo pavor da noite, pela seta que tinha voado pelo dia; pela peste que andou na escuridão, pela morte que vasta no meio-dia” (Salmos 91:[5,] 6);

‘não temer pela morte que vasta no meio-dia’ está no lugar da danação que surge entre os que estão nas cognições e as pervertem. Em Ezequiel:

“Filho do homem, põe tuas faces para o sul, e instila para o sul, e profetiza para floresta do campo sul, e digas à floresta do sul… Ela será queimada de todos os lados desde o sul até o norte” (Ezequiel 20:46, 47);

a ‘floresta do sul’ está no lugar daqueles que estão na luz da verdade e a extinguem, assim, no lugar daqueles que são tais dentro da igreja.

[4] Em Daniel:

“[E] de uma dessas saiu um chifre estreito, e cresceu muito até o sul e até o nascente, e até o ornamento, e cresceu até os exércitos dos céus [...]” (Daniel 8:9, 10);

em relação àqueles que atacam os bens e veros. Em Jeremias:

“Dai glória a JEHOVAH, vosso Deus, antes que faça obscurecer e antes que tropecem vossos pés sobre os montes tenebrosos, e esperais a luz, e a ponha na sombra de morte, ponha na escuridão; ...as cidades do sul serão presas e não se mostrarão” (Jeremias 13:16, 19);

as ‘cidades do sul’ estão no lugar das cognições do vero e bem. Em Obadias:

“Os transportados de Jerusalém, que [estão] em Sefarad, herdarão as cidades do sul” (vers. 20);

as ‘cidades do sul’ estão do mesmo modo no lugar dos veros e bens, portanto, no lugar dos veros e bens mesmos dos quais vêm as heranças; trata-se aí do Reino do Senhor.

[5] Que ‘Abrão caminhou, indo e caminhando para o sul’ signifique, como foi dito, a progressão do Senhor nos bens e veros, assim, para um estado de clareza quanto aos interiores, assim se tem: que as cognições sejam as coisas que abrem o caminho para que se veja as coisas celestes e espirituais; por meio das cognições é aberto o caminho do homem interno para o externo, no qual há vasos para que receba, estes são tantos quantas são as cognições do bem e do vero; nestas, como em seu vaso, influem as coisas celestes.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém