Bible

 

Gênesis 10

Studie

   

1 Estas, pois, são as gerações dos filhos de Noé: Sem, Cão e Jafé, aos quais nasceram filhos depois do dilúvio.

2 Os filhos de Jafé: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras.

3 Os filhos de Gomer: Asquenaz, Rifate e Togarma.

4 Os filhos de Javã: Elisá, Társis, Quitim e Dodanim.

5 Por estes foram repartidas as ilhas das nações nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações.

6 Os filhos de Cão: Cuche, Mizraim, Pute e Canaã.

7 Os filhos de Cuche: Seba, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá são Sebá e Dedã.

8 Cuche também gerou a Ninrode, o qual foi o primeiro a ser poderoso na terra.

9 Ele era poderoso caçador diante do Senhor; pelo que se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor.

10 O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar.

11 Desta mesma terra saiu ele para a Assíria e edificou Nínive, Reobote-Ir, Calá,

12 e Résem entre Nínive e Calá (esta é a grande cidade).

13 Mizraim gerou a Ludim, Anamim, Leabim, Naftuim,

14 Patrusim, Casluim (donde saíram os filisteus) e Caftorim.

15 Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e Hete,

16 e ao jebuseu, o amorreu, o girgaseu,

17 o heveu, o arqueu, o sineu,

18 o arvadeu, o zemareu e o hamateu. Depois se espalharam as famílias dos cananeus.

19 Foi o termo dos cananeus desde Sidom, em direção a Gerar, até Gaza; e daí em direção a Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa.

20 São esses os filhos de Cão segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações.

21 A Sem, que foi o pai de todos os filhos de Eber e irmão mais velho de Jafé, a ele também nasceram filhos.

22 Os filhos de Sem foram: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arão.

23 Os filhos de Arão: Uz, Hul, Geter e Más.

24 Arfaxade gerou a Selá; e Selá gerou a Eber.

25 A Eber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porque nos seus dias foi dividida a terra; e o nome de seu irmão foi Joctã.

26 Joctã gerou a Almodá, Selefe, Hazarmavé, Jerá,

27 Hadorão, Usal, Dicla,

28 Obal, Abimael, Sebá,

29 Ofir, Havilá e Jobabe: todos esses foram filhos de Joctã.

30 E foi a sua habitação desde Messa até Sefar, montanha do oriente.

31 Esses são os filhos de Sem segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, segundo as suas nações.

32 Essas são as famílias dos filhos de Noé segundo as suas gerações, em suas nações; e delas foram disseminadas as nações na terra depois do dilúvio.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 1228

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

1228. Que 'Elam' signifique a fé oriunda da caridade vê-se pela essência da igreja interna. A igreja interna é a que tem a caridade como principal e por esta pensa e age. A primeira prole da caridade é a fé, pois a fé vem daí e não de outra parte. Que 'Elam' seja a fé da caridade, ou a fé mesma, que constitui a igreja interna, vê-se também em Jeremias:

"Houve uma palavra de Jehovah a Jeremias, a respeito de Elam: Eis que Eu quebro o arco de Elam, o princípio de seu poder, e trarei a Elam quatro ventos dos quatro confins dos céus, e dispersá-los-ei a todos esses ventos; e não haverá nação para a qual não venham dos expulsos de Elam. E consternarei Elam diante de seus adversários, e diante dos que buscam a alma dele, e trarei sobre eles o mal, a inflamação de Minha ira, e enviarei após eles a espada até que Eu os consuma. E porei Meu trono em Elam, e destruirei dali o rei e o príncipe; e acontecerá, na posteridade dos dias, que reconduzirei o cativeiro de Elam" (Jeremias 49:34-39).

[2] Aí, por 'Elam' se entende a fé, ou, o que é o mesmo, a igreja interna que se tornou pervertida e corrompida, e, depois, da mesma igreja restaurada, como é o caso muitas vezes na Palavra a respeito de Judah, Israel e Jacob, pelos quais são significadas igrejas; por 'Judah', a igreja celeste; por 'Israel', a igreja espiritual; por 'Jacob', a igreja externa; dessas igrejas, que se tornaram semelhantemente pervertidas, se diz que seria dispersas e, depois de terem sido dispersas pelos adversários, seriam reunidas e trazidas de volta do cativeiro, pelo que se entende a criação de uma nova igreja. Assim, a respeito de 'Elam' aqui, ou a igreja interna, pervertida e corrompida, se diz que 'seria dispersa' e, depois, que seria 'reconduzia'; também, que 'Jehovah poria Seu trono em Elam', isto é, na igreja interna ou nos internos da igreja, os quais não são outras coisas senão as que pertencem à fé da caridade.

[3] Em Isaías:

"Peso do deserto do mar: Do deserto vem, e de uma terra terrível. Uma visão dura me foi anunciada, esse pérfido que age perfidamente, e esse devastador que devasta. Sobe, Elam, sitia Madai; farei cessar todo o seu gemido" (Isaías 21:1-2), onde se trata da devastação da igreja por Babel; 'Elam', aí, é a igreja interna, 'Madai' é a igreja externa ou o culto externo no qual há o interno. Que 'Madai' seja tal igreja ou tal culto vê-se acima, no vers. 2 desse capítulo, onde Madai é chamado 'filho de Japheth'.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém