Bible

 

Ezequiel 7

Studie

   

1 Demais veio a palavra do Senhor a mim, dizendo:

2 E tu, ó filho do homem, assim diz o Senhor Deus à terra de Israel: Vem o fim, o fim Vem sobre os quatro cantos da terra.

3 Agora vem o fim sobre ti, e enviarei sobre ti a minha ira, e te julgarei conforme os teus caminhos; e trarei sobre ti todas as tuas abominações.

4 E não te pouparei, nem terei piedade de ti; mas eu te punirei por todos os teus caminhos, enquanto as tuas abominações estiverem no meio de ti; e sabereis que eu sou o Senhor.

5 Assim diz o Senhor Deus: Mal sobre Mal! eis que vem!

6 Vem o fim, o fim Vem, despertou-se contra ti; eis que Vem.

7 Vem a tua ruína, ó habitante da terra! Vem o tempo; está perto o dia, o dia de tumulto, e não de gritos alegres, sobre os montes.

8 Agora depressa derramarei o meu furor sobre ti, e cumprirei a minha ira contra ti, e te julgarei conforme os teus caminhos; e te punirei por todas as tuas abominações.

9 E não te pouparei, nem terei piedade; conforme os teus caminhos, assim te punirei, enquanto as tuas abominações estiverem no meio de ti; e sabereis que eu, o Senhor, castigo.

10 Eis o dia! Eis que vem! Veio a tua ruína; já floresceu a vara, já brotou a soberba. :

11 A violência se levantou em vara de iniqüidade. nada restará deles, nem da sua multidão, nem dos seus bens. Não haverá eminência entre eles.

12 Vem o tempo, é chegado o dia; não se alegre o comprador, e não se entristeça o vendedor; pois a ira está sobre toda a multidão deles.

13 Na verdade o vendedor não tornará a possuir o que vendeu, ainda que esteja por longo tempo entre os viventes; pois a visão, no tocante a toda a multidão deles, não voltará atrás; e ninguém prosperará na vida, pela sua iniqüidade.

14 Já tocaram a trombeta, e tudo prepararam, mas não há quem vá à batalha; pois sobre toda a multidão deles está a minha ira.

15 Fora está a espada, e dentro a peste e a fome; o que estiver no campo morrerá à espada; e o que estiver na cidade, devorálo-a a fome e a peste.

16 E se escaparem alguns sobreviventes, estarão sobre os montes, como pombas dos vales, todos gemendo, cada um por causa da sua iniqüidade.

17 Todas as mãos se enfraquecerão, e todos os joelhos se tornarão fracos como água.

18 E se cingirão de sacos, e o terror os cobrirá; e sobre todos os rostos haverá vergonha e sobre todas as suas cabeças calva.

19 A sua prata, lançá-la-ão pelas ruas, e o seu ouro será como imundícia; nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do Senhor; esses metais não lhes poderão saciar a fome, nem lhes encher o estômago; pois serviram de tropeço da sua iniqüidade.

20 Converteram em soberba a formosura dos seus adornos, e deles fizeram as imagens das suas abominações, e as suas coisas detestáveis; por isso eu a fiz para eles como uma coisa imunda.

21 E entregá-la-ei nas mãos dos estrangeiros por presa, e aos ímpios da terra por despojo; e a profanarão.

22 E desviarei deles o meu rosto, e profanarão o meu lugar oculto; porque entrarão nele saqueadores, e o profanarão.

23 Faze uma cadeia, porque a terra está cheia de crimes de sangue, e a cidade está cheia de violência.

24 Pelo que trarei dentre as nações os piores, que possuirão as suas casas; e farei cessar a soberba dos poderosos; e os seus lugares santos serão profanados.

25 Quando vier a angústia eles buscarão a paz, mas não haverá paz.

26 Miséria sobre miséria virá, e se levantará rumor sobre rumor; e buscarão do profeta uma visão; mas do sacerdote perecerá a lei, e dos anciãos o conselho.

27 O rei pranteará, e o príncipe se vestirá de desolação, e as mãos do povo da terra tremerão de medo. Conforme o seu caminho lhes farei, e conforme os seus merecimentos os julgarei; e saberão que eu sou o Senhor.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 52

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

52. E DE SUA BOCA SAIA UMA AGUDA ESPADA DE DOIS GUMES significa a dispersão das falsidades pelo Senhor por meio da Palavra e da doutrina. Na Palavra, fala-se muitas vezes de “espada”, de “sabre” e de “espada longa” e por elásnão é significada outra coisa senão a verdade que combate contra as falsidades e as destrói. No mau sentido, essas armas significam as falsidades que combatem contra as verdades. Por “guerras”, na Palavra, são significadas guerras espirituais, que são as guerras da verdade contra a falsidade e da falsidade contra a verdade; por isso, por “armas de guerra” são significadas as coisas pelas quais se combate nessas guerras. Aqui é claramente entendido que o Senhor dispersou as falsidades pela espada. Essa evidência é patente, pois a espada foi “saindo de Sua boca” e sair da boca do Senhor é sair da Palavra, pois foi esta que o Senhor pronunciou com Sua boca. E porque a Palavra é entendida por meio da doutrina, isto também é significado.

Diz-se “uma espada aguda de dois gumes”, porque ela penetra o coração e a alma.

[2] Para que se saiba que, aqui, pela “espada” se entende a dispersão das falsidades pelo Senhor, por intermédio da Palavra, serão citadas algumas passagens onde a espada é mencionada e onde se pode ver aquela significação.

“Espada contra Babel, seus príncipes e seus sábios. Espada contra os mentirosos, para que se tornem estultos. Espada contra os fortes, para que se consternem. Espada contra os seus cavalos e os seus carros. Espada contra os seus tesouros, para que sejam saqueados.

Seca sobre as suas águas, para que fiquem hauridas” (Jeremias 50:35-38).

Estas coisas foram ditas contra Babel, pela qual são entendidos aqueles que falsificam e adulteram a Palavra; consequentemente, por “mentirosos” que se tornarão estultos, por “cavalos e carros” contra os quais estará a espada, e por “tesouros” que serão saqueados são significadas as falsidades de sua doutrina. Pelas “águas sobre as quais haverá seca. para que fiquem hauridas”, são significadas as verdades, como se vê no n. 50.

[3] "Profetiza e dize: uma espada foi amolada e até polida; foi amolada para fazer carnificina; faça-se a espada repetir pela terceira vez; a espada dos trespassados; a espada da grande carnificina que penetra nos recessos, para que se multipliquem os escândalos” (Ezequiel 21:9-15, 19, 20).

Aqui também por “espada” é entendida a devastação da verdade na Igreja.

“Jehovah julgará com Sua espada sobre toda a carne e se multiplicarão os trespassados de Jehovah” (Isaías 66:16).

Aqui, e em outras passagens da Palavra, chamam-se “trespassados de Jehovah” aqueles que perecem pelas falsidades.

“Sobre todas as colinas do deserto vieram os devastadores; a espada de Jehovah devora desde uma extremidade da terra até a outra extremidade da terra” (Jeremias 12:12)

“Com o risco de nossas almas traremos o nosso pão por causa da espada do deserto” (Lamentações 5:9)

“Ai do pastor de nada que abandona o rebanho! A espada será sobre o seu braço e sobre o seu olho direito” (Zacarias 11:17).

A espada sobre o olho direito do pastor é a falsidade de seu entendimento.

“Os filhos do homem estão inflamados, sua língua é Uma espada aguda” (Salmo 57:4)

“Eis arrotam de sua boca, uma espada em seus lábios” (Salmo 59:7)

“Os operadores da iniquidade amolam com uma espada a sua língua” (Salmo 64:2, 3).

Coisas semelhantes são significadas pela “espada” como em Isaías 13:13, 15; 21:14, 15; 27:1; 31:8, 37:7, 38; Jeremias 2:30; 5:12; 11:22; 14:13-18; Ezequiel 7:15, 32:10-12.

[4] Segundo isso, pode ser entendido o que o Senhor quer significar por “espada” nas seguintes passagens:

“Jesus disse: Não penseis que vim trazer paz à terra, mas a espada” (Mateus 10:34)

“Jesus disse: Quem não tem bolsa nem sacola, venda a sua roupa e compre uma espada. Os discípulos lhe disseram: Senhor, eis aqui duas espadas. Ele lhes disse: Basta.” (Lucas 22:36, 38)

“Todos os que tomam a espada, pela espada perecerão,” (Mateus 26:51, 52)

“Sobre a consumação do século, Jesus disse: Cairão pelo fio da espada e serão levados cativos entre todas as nações e finalmente Jerusalém será pisada” (Lucas 21:24).

“A consumação do século” é o último tempo da Igreja; “a espada” é a falsidade que destrói a verdade; “as nações” são os males; e “Jerusalém que será pisada” é a Igreja.

[5] Pelo que precede, é evidente que pela “espada aguda que saía da boca do Filho do Homem” é significada a dispersão das falsidades pelo Senhor, por intermédio da Palavra. Igualmente, nas seguintes passagens do Apocalipse:

“Foi dada uma espada grande a quem estava sentado sobre o cavalo vermelho” (6:4)

“Da boca do que estava sentado sobre o cavalo branco saiu uma espada aguda para ferir as nações. O resto foi morto pela espada d'Aquele que estava sentado sobre o cavalo branco” (19:15, 21).

Por “Aquele que estava sentado sobre o cavalo branco” se entende o Senhor quanto à Palavra, o que se diz abertamente rios versículos

19:13, 16.

A mesma coisa é entendida em David:

“Cinge a espada sobre a Tua coxa, ó Poderoso. Cavalga sobre a palavra da verdade. Tuas setas são agudas” (Salmo 45:3-5).

Estas coisas foram ditas sobre o Senhor. Além disso, lemos:

“Exultarão os santos e uma espada de bocas estará em suas mãos' (Salmo 149:5, 6).

“Jehovah fez de minha boca uma espada aguda” (Isaías 49:2).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Bible

 

Jeremias 13:14

Studie

       

14 E atirá-los-ei uns contra os outros, mesmo os pais juntamente com os filhos, diz o Senhor; não terei pena nem pouparei, nem terei deles compaixão para não os destruir.