Bible

 

Ezequiel 7

Studie

   

1 Demais veio a palavra do Senhor a mim, dizendo:

2 E tu, ó filho do homem, assim diz o Senhor Deus à terra de Israel: Vem o fim, o fim Vem sobre os quatro cantos da terra.

3 Agora vem o fim sobre ti, e enviarei sobre ti a minha ira, e te julgarei conforme os teus caminhos; e trarei sobre ti todas as tuas abominações.

4 E não te pouparei, nem terei piedade de ti; mas eu te punirei por todos os teus caminhos, enquanto as tuas abominações estiverem no meio de ti; e sabereis que eu sou o Senhor.

5 Assim diz o Senhor Deus: Mal sobre Mal! eis que vem!

6 Vem o fim, o fim Vem, despertou-se contra ti; eis que Vem.

7 Vem a tua ruína, ó habitante da terra! Vem o tempo; está perto o dia, o dia de tumulto, e não de gritos alegres, sobre os montes.

8 Agora depressa derramarei o meu furor sobre ti, e cumprirei a minha ira contra ti, e te julgarei conforme os teus caminhos; e te punirei por todas as tuas abominações.

9 E não te pouparei, nem terei piedade; conforme os teus caminhos, assim te punirei, enquanto as tuas abominações estiverem no meio de ti; e sabereis que eu, o Senhor, castigo.

10 Eis o dia! Eis que vem! Veio a tua ruína; já floresceu a vara, já brotou a soberba. :

11 A violência se levantou em vara de iniqüidade. nada restará deles, nem da sua multidão, nem dos seus bens. Não haverá eminência entre eles.

12 Vem o tempo, é chegado o dia; não se alegre o comprador, e não se entristeça o vendedor; pois a ira está sobre toda a multidão deles.

13 Na verdade o vendedor não tornará a possuir o que vendeu, ainda que esteja por longo tempo entre os viventes; pois a visão, no tocante a toda a multidão deles, não voltará atrás; e ninguém prosperará na vida, pela sua iniqüidade.

14 Já tocaram a trombeta, e tudo prepararam, mas não há quem vá à batalha; pois sobre toda a multidão deles está a minha ira.

15 Fora está a espada, e dentro a peste e a fome; o que estiver no campo morrerá à espada; e o que estiver na cidade, devorálo-a a fome e a peste.

16 E se escaparem alguns sobreviventes, estarão sobre os montes, como pombas dos vales, todos gemendo, cada um por causa da sua iniqüidade.

17 Todas as mãos se enfraquecerão, e todos os joelhos se tornarão fracos como água.

18 E se cingirão de sacos, e o terror os cobrirá; e sobre todos os rostos haverá vergonha e sobre todas as suas cabeças calva.

19 A sua prata, lançá-la-ão pelas ruas, e o seu ouro será como imundícia; nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do Senhor; esses metais não lhes poderão saciar a fome, nem lhes encher o estômago; pois serviram de tropeço da sua iniqüidade.

20 Converteram em soberba a formosura dos seus adornos, e deles fizeram as imagens das suas abominações, e as suas coisas detestáveis; por isso eu a fiz para eles como uma coisa imunda.

21 E entregá-la-ei nas mãos dos estrangeiros por presa, e aos ímpios da terra por despojo; e a profanarão.

22 E desviarei deles o meu rosto, e profanarão o meu lugar oculto; porque entrarão nele saqueadores, e o profanarão.

23 Faze uma cadeia, porque a terra está cheia de crimes de sangue, e a cidade está cheia de violência.

24 Pelo que trarei dentre as nações os piores, que possuirão as suas casas; e farei cessar a soberba dos poderosos; e os seus lugares santos serão profanados.

25 Quando vier a angústia eles buscarão a paz, mas não haverá paz.

26 Miséria sobre miséria virá, e se levantará rumor sobre rumor; e buscarão do profeta uma visão; mas do sacerdote perecerá a lei, e dos anciãos o conselho.

27 O rei pranteará, e o príncipe se vestirá de desolação, e as mãos do povo da terra tremerão de medo. Conforme o seu caminho lhes farei, e conforme os seus merecimentos os julgarei; e saberão que eu sou o Senhor.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 492

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

492. VESTIDAS DE SACOS significa o luto, durante esse tempo, por causa da não recepção da verdade. Por “ser vestido de saco” é significado o luto por causa da verdade devastada na Igreja, porque “as vestimentas” significam as verdades (n. 166, 212, 328, 378, 379); por isso “ser coberto por um saco”, que não é uma vestimenta, significa o luto pelo fato de não haver verdade; e onde não há verdade aí também não há Igreja. Os filhos de Israel representavam o luto por diversas coisas que, de acordo com as correspondências, eram significativas, a saber, punham cinzas sobre as cabeças, rolavam no pó, ficavam por muito tempo sentados na terra em silêncio, cortavam a barba, proferiam queixas e gemidos, rasgavam a roupa e também “cobriam-se com sacos”, além de outras coisas, cada uma das quais significava algum mal da Igreja neles, pelo qual eram castigados. Quando eram castigados, eles representavam assim a sua penitência e, por causa da representação da penitência e ao mesmo tempo pela humilhação que sofriam, eles eram ouvidos.

[2] Que o luto pela verdade devastada na Igreja seja representado por “cobrir-se com sacos”, pode-se ver pelas seguintes passagens:

“Sai um leão do mato; saiu do seu lugar para reduzir a terra em devastação; por causa disso, cingi-vos de sacos, lamentai-vos, dai gemidos” (Jeremias 4:7, 8).

“Filha de Meu povo, cinge-te de saco e rola-te nas cinzas, porque de repente virá o devastador sobre nós” (Jeremias 6:26). “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sir dom tivessem sido feitos os atos de poder que foram feitos em vós, elas teriam feito penitência com saco e cinzas” (Mateus 11:21; Lucas 10:13).

“O rei de Nínive, depois de ter ouvido as palavras de Jonas, tirou o manto de cima de si, cobriu-se com um saco e sentou se sobre a cinza e proclamou o jejum e que se cobrissem de saco o homem e a besta” (Jonas 3:5, 6, 8).

(E em muitas outras passagens, como Isaías 3:24; Isaías 15:2, 3; Isaías 22,12; Isaías 37:1, 2; Isaías 50:3; Jeremias 48:37, 38; Jeremias 49:3; Lamentações 2:10; Ezequiel 7:17, 18; Ezequiel 27:31; Daniel 9:3; Joel 1:8, 13; Amós 8:10; Jó 16:15, 16; Salmo 30:11; Salmo 35:13; Salmo 69:10, 11; II Samuel 3:31; 1 Reis 21:27; 2 Reis 6:30; 2 Reis 19:1, 2).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Komentář

 

Time

  

Time is an aspect of the physical world, but it is not an aspect of the spiritual world. The same is true of space: There is no space in heaven. This is hard for us to grasp or even visualize, because we live in physical bodies with physical senses that are filled with physical elements existing in time and space. Our minds are schooled and patterned in terms of time and space, and have no reference point to imagine a reality without them. Consider how you think for a second. In your mind you can immediately be in your past or in some speculative future; in your mind you can circle the globe seeing other lands and faraway friends, or even zoom instantly to the most distant stars. Such imaginings are insubstantial, of course, but if we could make them real we would be getting close to what spiritual reality is like. Indeed, the mind is like a spiritual organ, which may be why physicians and philosophers have had such a hard time juxtaposing its functions to those of the brain. What this means in the Bible is that descriptions of time -- hours, days, weeks, months, years and even simply the word "time" itself -- represent spiritual states, and the passing of time represents the change of spiritual states. Again, we can see this a little bit within our minds. If we imagine talking to one friend then talking to another, it feels like going from one place to another, even though we're not moving. The same is true if we picture a moment from childhood and then imagine something in the future; it feels like a movement through time even though it's instantaneous. Changing our state of mind feels like a physical change in space and time. The Bible simply reverses that, with marking points in space and time representing particular states of mind.