Bible

 

Ezequiel 37

Studie

   

1 Veio sobre mim a mão do Senhor; e ele me levou no Espírito do Senhor, e me pôs no meio do vale que estava cheio de ossos;

2 e me fez andar ao redor deles. E eis que eram muito numerosos sobre a face do vale; e eis que estavam sequíssimos.

3 Ele me perguntou: Filho do homem, poderão viver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes.

4 Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.

5 Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que vou fazer entrar em vós o fôlego da vida, e vivereis.

6 E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vos estenderei pele, e porei em vós o fôlego da vida, e vivereis. Então sabereis que eu sou o Senhor.

7 Profetizei, pois, como se me deu ordem. Ora enquanto eu profetizava, houve um ruído; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, osso ao seu osso.

8 E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles fôlego.

9 Então ele me disse: Profetiza ao fôlego da vida, profetiza, ó filho do homem, e dize ao fôlego da vida: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó fôlego da vida, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.

10 Profetizei, pois, como ele me ordenara; então o fôlego da vida entrou neles e viveram, e se puseram em , um exército grande em extremo.

11 Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que eles dizem: Os nossos ossos secaram-se, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo cortados.

12 Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu vos abrirei as vossas sepulturas, sim, das vossas sepulturas vos farei sair, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.

13 E quando eu vos abrir as sepulturas, e delas vos fizer sair, ó povo meu, sabereis que eu sou o Senhor.

14 E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o Senhor, o falei e o cumpri, diz o Senhor.

15 A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:

16 Tu, pois, ó filho do homem, toma um pau, e escreve nele: Por Judá e pelos filhos de Israel, seus companheiros. Depois toma outro pau, e escreve nele: Por José, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel, seus companheiros;

17 e ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem um só na tua mão.

18 E quando te falarem os filhos do teu povo, dizendo: Porventura não nos declararás o que queres dizer com estas coisas?

19 Tu lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu tomarei a vara de José, que esteve na mão de Efraim, e as das tribos de Israel, suas companheiras, e lhes ajuntarei a vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão.

20 E os paus, sobre que houveres escrito, estarão na tua mão, perante os olhos deles.

21 Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre as nações para onde eles foram, e os congregarei de todos os lados, e os introduzirei na sua terra;

22 e deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles; e nunca mais serão duas nações, nem de maneira alguma se dividirão para o futuro em dois reinos;

23 nem se contaminarão mais com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com qualquer uma das suas transgressões; mas eu os livrarei de todas as suas apostasias com que pecaram, e os purificarei. Assim eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

24 Também meu servo Davi reinará sobre eles, e todos eles terão um pastor só; andarão nos meus juízos, e guardarão os meus estatutos, e os observarão.

25 Ainda habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, na qual habitaram vossos pais; nela habitarão, eles e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre; e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente.

26 Farei com eles um pacto de paz, que será um pacto perpétuo. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.

27 Meu tabernáculo permanecerá com eles; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

28 E as nações saberão que eu sou o Senhor que santifico a Israel, quando estiver o meu santuário no meio deles para sempre.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 666

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

666. Que "aliança" não signifique outra coisa senão a regeneração e as coisas que são da regeneração, pode-se ver em várias passagens da Palavra, onde o próprio SENHOR é chamado "Aliança," pois que Ele é o único que regenera e a Quem o homem regenerado visa, e é Tudo em todas as coisas do amor e da fé. Que o SENHOR seja Ele mesmo a Aliança, vê-se em Isaías:

"Eu, JEHOVAH, chamei-Te em justiça, e Te tomo pela Tua mão, e Te guardo, e Te darei por Aliança do povo, por luz das nações" (Isaías 42:6), onde "aliança" está em lugar do SENHOR; "luz das nações" é a fé. É semelhante ao capítulo Isaías 49:6, 8.

Em Malaquias:

"Eis que Eu envio o Meu anjo, e de súbito virá ao Seu templo o SENHOR, a Quem vós buscais, e o Anjo da aliança, a quem vós desejais. Eis que vem. Quem suportará o dia do Advento Seu?" (Malaquias 3:1-2); onde o SENHOR é chamado "Anjo da aliança." O Sábado é chamado "aliança eterna" emÊxodo 31:16, porque significa o SENHOR mesmo e o homem celeste regenerado por ele.

[2] Como SENHOR mesmo é a Aliança, vê-se que a aliança é tudo o que conjunge o homem ao SENHOR, e, assim, o amor e a fé, bem como as coisas que são do amor e da fé, porquanto elas são do SENHOR e nelas o SENHOR está; assim, a própria aliança está naqueles que a recebem. Essas coisas só existem com o regenerado, em quem tudo o que pertence ao Regenerador ou o SENHOR, pertence à aliança ou é a aliança.

Como em Isaías:

"A misericórdia minha de ti não se afastará, e a aliança de Minha paz não se apartará" (Isaías 54:10); onde a "misericórdia e a aliança de paz" são o SENHOR e as coisas que pertencem ao SENHOR.

No mesmo:

"Inclinai o vosso ouvido e vinde a Mim, ouvi e viva [a vossa alma]; e firmarei convosco uma aliança de eternidade, as misericórdias firmes de David. Eis que o dei por testemunha do povo, por chefe e legislador do povo (Isaías 55:3-4);

onde "David" está em lugar do SENHOR; "aliança de eternidade" nas coisas e pelas coisas que são do SENHOR, as quais são entendidas por "ir a Ele" e "ouvir para que viva a alma."

[3] Em Jeremias:

"Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que Me temam todos os dias, para seu bem e de seus filhos depois deles. E tratarei com eles uma aliança de eternidade [saeculi], que não Me afaste de após eles, para lhes fazer bem. E Meu temor porei no coração deles" (Jeremias 32:39-40),

em lugar dos que devem ser regenerados e, depois, das coisas que estão no regenerado, as quais são "um só coração, e um só caminho," isto é, caridade e fé, que são do SENHOR, e, assim, da aliança.

No mesmo:

"Eis, dias vêm, dito de JEHOVAH, e firmarei com a casa de Israel, e com a casa de Judá uma aliança de paz. Não como a aliança que firmei com os pais deles, porque eles tornaram nula a Minha aliança; mas esta é a aliança, que farei com a casa de Israel depois daqueles dias: porei a Minha lei no meio deles, e sobre o coração deles a inscreverei, e lhes serei por DEUS, e eles Me serão por povo" (Jeremias 31:31, 33);

aqui se explica claramente o que é a "aliança," ou seja, que é o amor e a fé no SENHOR, os quais estão no regenerado.

[4] No mesmo livro, o amor se chama "aliança do dia" e a fé "aliança da noite" (Jeremias 33:20).

Em Ezequiel:

"Eu, JEHOVAH, lhes serei por DEUS, e Meu servo David será por príncipe no meio deles, e tratarei com eles uma aliança de paz, e farei cessar a fera má da terra, e habitarão confiantemente no deserto, e dormirão nas selvas" (Ezequiel 34:24-25); aí se trata claramente da regeneração. "David" está em lugar do SENHOR.

No mesmo:

"David, príncipe deles pela eternidade... tratarei com eles uma aliança de paz, aliança de eternidade haverá com eles; porei o Meu santuário no meio deles pela eternidade" (Salmos 37:25, 26), onde semelhantemente se trata da regeneração. "David" e "santuário" estão em lugar do SENHOR.

No mesmo:

"Entrei em aliança contigo, e foste para Mim; e te lavei nas águas, e te limpei [ablui] os sangues teus de sobre ti, e te ungi com óleo" (Salmos 16:8, 9), onde claramente se trata da regeneração.

Em Oséias:

"Firmarei por eles uma aliança naquele dia, com a fera do campo e com a ave dos céu, e o réptil da terra" (Oséias 2:18),

em lugar da regeneração; "fera do campo" está em lugar das coisas que são da vontade; "ave dos céus," as coisas que são do entendimento.

Em David:

"Redenção enviou ao Seu povo, ordenou para sempre a Sua aliança" (Salmos 111:9),

expressões que estão em lugar da regeneração. Diz-se "aliança" porque ela é dada e recebida.

[5] Os que, porém, não foram regenerados, ou, o que é mesma coisa, os que põem o culto nos externos e que estimam e honram como deuses a si próprios e as coisas que cobiçam e pensam, e se separaram do SENHOR, diz-se deles que "tornam nula a aliança," como em Jeremias:

"Abandonaram a aliança de JEHOVAH seu DEUS, e se curvaram a outros deuses, e os serviram"(Jeremias 22:9).

Em Moisés:

"Os que transgredissem a aliança servindo a outros deuses, ao sol, à lua e aos exércitos dos céus, fossem apedrejados" (Deuteronômio 17:2et seq.);

o "sol" está em lugar do amor de si, a "lua" está em lugar dos princípios do falso; o "exército dos céus em lugar dos falsos mesmos. Daí se vê agora o que é a "arca da aliança" na qual estava o testemunho ou a aliança, que é o SENHOR mesmo (Êxodo 24:4, 7; Êxodo 34:27; Deuteronômio 4:13, 23); o que é o "sangue da aliança" que é o SENHOR mesmo (Êxodo 24:6, 8), que é, somente Ele, o Regenerador. Daí "aliança" é a própria regeneração.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém