Bible

 

Ezequiel 31

Studie

   

1 Também sucedeu, no ano undécimo, no terceiro mês, ao primeiro do mês, que veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

2 Filho do homem, dize a Faraó, rei do Egito, e à sua multidão: A quem és semelhante na tua grandeza?

3 Eis que o assírio era como um cedro do Líbano, de ramos formosos, de sombrosa ramagem e de alta estatura; e a sua copa estava entre os ramos espessos.

4 As águas nutriram-no, o abismo fê-lo crescer; as suas correntes corriam em torno da sua plantação; assim ele enviava os seus regatos a todas as árvores do campo.

5 Por isso se elevou a sua estatura sobre todas as árvores do campo, e se multiplicaram os seus ramos, e se alongaram as suas varas, por causa das muitas águas nas suas raizes.

6 Todas as aves do céu se aninhavam nos seus ramos; e todos os animais do campo geravam debaixo dos seus ramos; e à sua sombra habitavam todos os grandes povos.

7 Assim era ele formoso na sua grandeza, na extensão dos seus ramos, porque a sua raiz estava junto às muitas águas.

8 Os cedros no jardim de Deus não o podiam esconder; as faias não igualavam os seus ramos, e os plátanos não eram como as suas varas; nenhuma árvore no jardim de Deus se assemelhava a ele na sua formosura.

9 Formoso o fiz pela abundância dos seus ramos; de modo que tiveram inveja dele todas as árvores do Edem que havia no jardim de Deus.

10 Portanto assim diz o Senhor Deus: Como se elevou na sua estatura, e se levantou a sua copa no meio dos espessos ramos, e o seu coração se ufanava da sua altura,

11 eu o entregarei na mão da mais poderosa das nações, que lhe dará o tratamento merecido. Eu já o lancei fora.

12 Estrangeiros, da mais terrível das nações, o cortarão, e o deixarão; cairão os seus ramos sobre os montes e por todos os vales, e os seus renovos serão quebrados junto a todas as correntes da terra; e todos os povos da terra se retirarão da sua sombra, e o deixarão.

13 Todas as aves do céu habitarão sobre a sua ruína, e todos os animais do campo estarão sobre os seus ramos;

14 para que nenhuma de todas as árvores junto às águas se exalte na sua estatura, nem levante a sua copa no meio dos ramos espessos, nem se levantem na sua altura os seus poderosos, sim, todos os que bebem água; porque todos eles estão entregues à morte, até as partes inferiores da terra, no meio dos filhos dos homens, juntamente com os que descem a cova.

15 Assim diz o Senhor Deus: No dia em que ele desceu ao Seol, fiz eu que houvesse luto; cobri o abismo, por sua causa, e retive as suas correntes, e detiveram-se as grandes águas; e fiz que o Líbano o pranteasse; e todas as árvores do campo por causa dele desfaleceram.

16 Farei tremer as nações ao som da sua queda, quando o fizer descer ao Seol juntamente com os que descem à cova; e todas as árvores do Edem a flor e o melhor do Líbano, todas as que bebem águas, se consolarão nas partes inferiores da terra;

17 também juntamente com ele descerão ao Seol, ajuntar-se aos que foram mortos à espada; sim, aos que foram seu braço, e que habitavam à sua sombra no meio das nações.

18 A quem, pois, és semelhante em glória e em grandeza entre as árvores do Eden? Todavia serás precipitado juntamente com as árvores do Eden às partes inferiores da terra; no meio dos incircuncisos jazerás com os que foram mortos à espada: este é Faraó e toda a sua multidão, diz o Senhor Deus.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 756

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

756. Que 'irromperam todas as fontes do grande abismo' signifique o extremo da tentação quanto às coisas voluntárias, pode-se ver pelo que há pouco se disse a respeito das tentações, a saber, que elas são de dois gêneros, um quanto às coisas intelectuais e outro quanto às voluntárias, e que esta seja grave relativamente àquela. E pode-se ver também pelo fato de que até aqui se tratou da tentação quanto às coisas intelectuais. Vê-se, igualmente, pela significação de 'abismo', que são as cobiças e as falsidades delas decorrentes, como foi dito anteriormente, no ver. 18, e também pelas seguintes passagens na Palavra.

Em Ezequiel:

"Assim diz o Senhor Jehovih: Quando [Eu] te der a cidade desolada, como as cidades que não são habitadas; quando fizer subir sobre ti o abismo, e as muitas águas te cobrirem" (Ezequiel 26:19), onde 'abismo' e 'muitas águas' estão em lugar do extremo da tentação.

Em Jonas:

"Cercaram-se as águas até a alma, um abismo me rodeou" (Jonas 2:5), onde, semelhantemente, 'águas' e 'abismos' estão em lugar do extremo da tentação.

Em David:

"Um abismo chama [outro] abismo; à voz de Teus canais de água, todas as Tuas vagas e todas as Tuas ondas [vieram] sobre mim" (Salmos 42:7),

Claramente em lugar do extremo da tentação.

No mesmo:

"Repreendeu o Mar Vermelho, e [este] se secou; e os fez andar pelo abismo como no deserto. E os salvou da mão dos que os odiavam, e os redimiu da mão dos inimigos; e as águas cobriram os seus adversários" (Salmos 106:9-11), onde o 'abismo' está em lugar das tentações no deserto.

[2] Antigamente, pelo 'abismo' era significado o inferno, e as fantasias e persuasões do falso eram assemelhadas às águas, torrentes e também à fumaça que procediam dali. Assim também aparecem os infernos de alguns, ou seja, como abismos e como mares, dos quais se falará na sequência, pela Divina Misericórdia do Senhor. Dali procedem os espíritos maus que devastam o homem e também o tentam, e as fantasias que insinuam, assim como as cobiças com que abrasam o homem, são como inundações e exalações dali provenientes. Porque, como se disse, pelos maus espíritos o homem está conjunto ao inferno e, pelos anjos, ao céu. Por isso, quando se diz que 'irromperam todas as fontes do abismo', essas coisas são significadas. Que os infernos sejam chamados 'abismo' e os horrores que vêm dali sejam chamados 'torrentes', vê-se em Ezequiel:

"Assim disse o Senhor Jehovih: No dia em que ele desceu ao inferno, fiz haver choro; cobri sobre ele o abismo, e retive as torrentes, e foram fechadas as grandes águas" (Ezequiel 31:15).

O inferno é também chamado 'abismo' em João (Revelação 9:1-2, 11; Revelação 11:7; Revelação 17:8; Revelação 20:1, 3).

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém