Bible

 

Ezequiel 28

Studie

   

1 De novo veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

2 Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor Deus: Visto como se elevou o teu coração, e disseste: Eu sou um Deus, na cadeira dos deuses me assento, no meio dos mares; todavia tu és homem, e não Deus, embora consideres o teu coração como se fora o coração de um Deus.

3 com efeito és mais sábio que Daniel; não há segredo algum que se possa esconder de ti.

4 Pela tua sabedoria e pelo teu entendimento alcançaste para ti riquezas, e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros.

5 Pela tua grande sabedoria no comércio aumentaste as tuas riquezas, e por causa das tuas riquezas eleva-se o teu coração;

6 portanto, assim diz o Senhor Deus: Pois que consideras o teu coração como se fora o coração de um Deus,

7 por isso eis que eu trarei sobre ti estrangeiros, os mais terríveis dentre as nações, os quais desembainharão as suas espadas contra a formosura da tua sabedoria, e mancharão o teu resplendor.

8 Eles te farão descer à cova; e morrerás da morte dos traspassados, no meio dos mares.

9 Acaso dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou um deus? mas tu és um homem, e não um deus, na mão do que te traspassa.

10 Da morte dos incircuncisos morrerás, por mão de estrangeiros; pois eu o falei, diz o Senhor Deus.

11 Veio mais a mim a palavra do Senhor, dizendo:

12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-te: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.

13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

14 Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas.

15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.

16 Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas.

17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.

18 Pela multidão das tuas iniqüidades, na injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te contemplavam.

19 Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; chegaste a um fim horrível, e não mais existirás, por todo o sempre.

20 Novamente veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

21 Filho do homem, dirige o teu rosto para Sidom, e profetiza contra ela,

22 e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis-me contra ti, ó Sidom, e serei glorificado no meio de ti; e saberão que eu sou o Senhor, quando nela executar juizos e nela me santificar.

23 Pois lhe enviarei peste e sangue nas suas ruas; e os traspassados cairão no meio dela, estando a espada contra ela por todos os lados; e saberão que eu sou o Senhor.

24 E a casa de Israel nunca mais terá espinho que a fira, nem abrolho que lhe cause dor, entre os que se acham ao redor deles e que os desprezam; e saberão que eu sou o Senhor Deus.

25 Assim diz o Senhor Deus: Quando eu congregar a casa de Israel dentre os povos entre os quais estão espalhados, e eu me santificar entre eles, à vista das nações, então habitarão na sua terra que dei a meu servo, a Jacó.

26 E habitarão nela seguros; sim, edificarão casas, e plantarão vinhas, e habitarão seguros, quando eu executar juízos contra todos os que estão ao seu redor e que os desprezam; e saberão que eu sou o Senhor seu Deus.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 406

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

406. E A TERÇA PARTE DOS NAVIOS FOI DESTRUÍDA significa que todos os conhecimentos do bem e da verdade procedentes da Palavra, que servem para o uso da vida, estavam inteiramente destruídos, neles. “A terça parte” significa tudo, como foi visto anteriormente (n. 400, 404, 405). “Navios” significam os conhecimentos do bem e da verdade segundo a Palavra, os quais servem para o uso da vida. Tais conhecimentos são significados por “navios”, porque os navios atravessam o mar e trazem as coisas necessárias ao homem natural para todo o seu uso, e os conhecimentos do bem e da verdade são as coisas necessárias ao homem espiritual para todo o seu uso, porque desses conhecimentos resulta a doutrina da Igreja e a vida segundo essa doutrina. “Os navios” significam esses conhecimentos, porque eles são continentes e, na Palavra, em muitas passagens, o continente é tomado pelo conteúdo, como o copo pelo vinho, o prato pelo alimento, o tabernáculo e o templo pelas santidades que eles encerravam, a arca pela lei, os altares pelo culto e assim por diante.

[2] “Os navios” significam os conhecimentos do bem e da verdade nas seguintes passagens:

“Zebulon habitará na praia dos mares e servirá de porto de navios” (Gênesis 49:13).

(Por Zebulon é entendida a conjunção do bem e da verdade). “Ó Tiro, os arquitetos aperfeiçoaram a tuá beleza; com os pinheiros de Senir edificaram todos os conveses para ti; tomaram o cedro do Líbano para fazer um mastro; fizeram dos carvalhos de Basham os teus remos;

fizeram o teu banco de marfim, a filha dos passos das ilhos de Kittin; os habitantes de Sidon e de Arvad eram os teus remadores; os teus sábios eram teus pilotos; todos os navios do mar e seus marinheiros estiveram em ti para fazer o comércio; os navios de Társis eram as tuas caravanas no teu mercado; assim enriqueceste e foste muito honrada no coração dos mares” (Ezequiel 27:4-9, 25).

Estas coisas foram ditas de Tiro, porque Tiro, na Palavra, significa a Igreja quanto aos conhecimentos do bem e da verdade, como se pode ver por cada uma das coisas ditas sobre ela nos Capítulos 27, 28 de Ezequiel, entendidas no sentido espiritual. Como os conhecimentos da verdade e do bem da Igreja são significados por “Tiro”, é por isso que é descrito um navio em todas as suas partes e por cada parte é significada alguma qualidade desses conhecimentos conduzindo à inteligência. Que tem de comum a Palavra com os navios de Tiro e com o seu comércio?

[3] A devastação daquela Igreja é, depois, descrita assim:

“A voz do clamor dos teus pilotos fará tremer os subúrbios e descerão dos teus navios todos os que manejam o remo; todos os nautas e pilotos do mar clamarão amargamente sobre ti” (Ezequiel 27:28-30; Isaias 23:14, 15).

Igualmente é descrita a devastação de Babilónia quanto a todo, o conhecimento da verdade nas seguintes palavras, do Apocalipse:

“Em uma hora tantas riquezas foram devastadas; todo o piloto e todos os que viajam em um navio e os marinheiros gritavam, dizendo: Ai!

ai! da grande cidade Babilónia, na qual se enriqueceram todos os que tinham navios no mar” (Revelação 18:17, 19).

[4] Vide a explicação do Capítulo 18.

Por “navios” são também significados os conhecimentos da verdade e do bem nas seguintes passagens:

“Os meus dias foram velozes; fugiram, não viram o bem; passaram com os navios do desejo” (Jó 19:25, 26).

“Os que descem no mar em navios, fazendo obras em muitas águas, viram as obras de Jehovah e Suas maravilhas na profundidade” (Salmo 107:23, 24).

“Em Mim as ilhas confiarão, e os navios de Társis em primeiro lugar, para trazer os teus filhos de longe” (Isaías 60:9) .

“Os reis reuniram-se, o terror arrebatou-os; por um vento oriental quebrarás os navios de Társis” (Salmo 48:4, 6, 7). “Gemei, navios de Társis” (Isaías 33:1, 14).

Além disso, em outros lugares, como por exemplo: Números 24:24Juízes 5:7, Salmo 104:26, Isaías 33:21.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987