Bible

 

Ezequiel 11

Studie

   

1 Então me levantou o Espírito, e me levou à porta oriental da casa do Senhor, a qual olha para o oriente; e eis que estavam à entrada da porta vinte e cinco homens, e no meio deles vi a Jaazanias, filho de Azur, e a Pelatias, filho de Benaías, príncipes do povo.

2 E disse-me: Filho do homem, estes são os homens que maquinam a iniqüidade, e dão ímpio conselho nesta cidade;

3 os quais dizem: Não está próximo o tempo de edificar casas; esta cidade é a caldeira, e nós somos a carne.

4 Portanto, profetiza contra eles; profetiza, ó filho do homem.

5 E caiu sobre mim o Espírito do Senhor, e disse-me: Fala: Assim diz o Senhor: Assim tendes dito, ó casa de Israel; pois eu conheço as coisas que vos entram na mente.

6 Multiplicastes os vossos mortos nesta cidade, e enchestes as suas ruas de mortos.

7 Portanto, assim diz o Senhor Deus: Vossos mortos que deitastes no meio dela, esses são a carne, e ela é a caldeira; a vós, porém, vos tirarei do meio dela.

8 Temestes a espada, e a espada eu a trarei sobre vós, diz o Senhor Deus.

9 E vos farei sair do meio dela, e vos entregarei na mão de estrangeiros, e exercerei juizos entre vós.

10 Caireis à espada; nos confins de Israel vos julgarei; e sabereis que eu sou o Senhor.

11 Esta cidade não vos servirá de caldeira, nem vós servirei de carne no meio dela; nos confins de Israel vos julgarei;

12 e sabereis que eu sou o Senhor; pois não tendes andado nos meus estatutos, nem executado as minhas ordenanças; antes tendes procedido conforme as ordenanças das nações que estão em redor de vós.

13 E aconteceu que, profetizando eu, morreu Pelatias, filho de Benaías. Então caí com o resto em terra, e clamei com grande voz, e disse: Ah Senhor Deus! darás fim cabal ao remanescente de Israel?

14 Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

15 Filho do homem, teus irmãos, os teus próprios irmãos, os homens de teu parentesco, e toda a casa de Israel, todos eles, são aqueles a quem os habitantes de Jerusalém disseram: Apartai-vos para longe do Senhor; a nós se nos deu esta terra em possessão.

16 Portanto, dize: Assim diz o Senhor Deus: Ainda que os mandei para longe entre as nações, e ainda que os espalhei pelas terras, todavia lhes servirei de santuário por um pouco de tempo, nas terras para onde foram.

17 Portanto, dize: Assim diz o senhor Deus: Hei de ajuntar-vos do meio dos povos, e vos recolherei do meio das terras para onde fostes espalhados, e vos darei a terra de Israel.

18 E virão ali, e tirarão dela todas as suas coisas detestáveis e todas as suas abominações.

19 E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne,

20 para que andem nos meus estatutos, e guardem as minhas ordenanças e as cumpram; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

21 Mas, quanto àqueles cujo coração andar após as suas coisas detestáveis, e das suas abominações, eu farei recair nas suas cabeças o seu caminho, diz o Senhor Deus.

22 Então os querubins elevaram as suas asas, estando as rodas ao lado deles; e a glória do Deus de Israel estava em cima sobre eles.

23 E a glória do Senhor se alçou desde o meio da cidade, e se pôs sobre o monte que está ao oriente da cidade.

24 Então o Espírito me levantou, e me levou na visão pelo Espírito de Deus para a Caldéia, para os exilados. Assim se foi de mim a visão que eu tinha visto.

25 E falei aos do cativeiro todas as coisas que o Senhor me tinha mostrado.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 883

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

883. E HABITARÁ COM ELES E ELES SERÃO O SEU POVO E ELE MESMO ESTARÁ COM ELES E SERÁ O SEU DEUS significa a conjunção do Senhor, que é tal que eles estão n'Ele e Ele neles. Por “habitar á com eles” é significada a conjunção do Senhor com eles, como se vai mostrar a seguir. Pela expressão “eles serão o seu povo e Ele Mesmo estará com eles e será o seu Deus” é significado que eles pertencem ao Senhor e o Senhor lhes pertence; e como “habitar com eles” significa a conjunção, (por isso) é significado que eles estarão no Senhor e o Senhor estará neles; a conjunção não se faz de outro modo. Que a conjunção se faz assim, vê-se claramente pelas palavras do Senhor em João:

“Permanecei em Mim e Eu em vós. Eu sou a videira, vós sois os ramos;

quem permanecer em Mim e Eu nele, esse dará muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer” (João 15:4, 5), e em outros lugares;

“Naquele dia, conhecereis que Eu estou em Meu Pai, e vós em Mim e Eu em vós” (João 14:20).

“Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue permanece em Mim e Eu nele” (João 6:56).

[2] Que assumindo o Humano, e unindo este ao Divino que estava n’Ele por nascimento e é chamado “o Pai”, o Senhor tenha tido por objetivo a conjunção com os homens, também se vê claramente em João:

“Por eles, Eu santifico a Mim Mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade; para que sejam um como Nós somos um. Eu neles e Tu em Mim” (João 17:19, 21, 22, 26).

Por esta passagem se vê que a conjunção é com o Divino Humano do Senhor e que a conjunção é recíproca e que assim, e não de outro modo, se faz a conjunção com o Divino que é chamado o Pai.

[3] O Senhor também ensina que a conjunção se faz pelas verdades da Palavra e pela vida segundo essas verdades (João 14:20-24; 15:7). É isso, portanto, que se entende por “habitar á com eles e eles serão o Seu povo e Ele Mesmo estará com eles e ser á o seu Deus”. Semelhantemente, em outras passagens, onde se encontram as mesmas palavras: Jeremias 7:23; 11:4; 24:7; 30:22, Ezequiel 11:20; 14:11; 36:28; 37:23, 27, Zacarias 8:8, Êxodo 29:45.

[4] Que por “habitar com eles” é significada a conjunção com eles é porque “habitar” significa a conjunção pelo amor, como se pode ver em muitas passagens da Palavra e também segundo a habitação dos anjos no céu. O céu é dividido em inúmeras sociedades, todas distintas entre si, segundo as diferenças de afeições, que pertencem ao amor em geral e em particular. Cada sociedade constitui uma espécie de afeição e eles (os anjos) lá habitam distintamente, segundo os parentescos e as afinidades daquelas espécies de afeição, habitando em uma casa aqueles que são parentes mais próximos.

Consequentemente, a coabitação, quando se trata de cônjuges, significa, no sentido espiritual, a conjunção pelo amor. Deve saber-se que a conjunção com o Senhor é uma coisa e que Sua presença

éoutra coisa. A conjunção com o Senhor não se efetua senão com aqueles que se dirigem diretamente a Ele; com os restantes há apenas Sua presença.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987