Bible

 

Ezequiel 10

Studie

   

1 Depois olhei, e eis que no firmamento que estava por cima da cabeça dos querubins, apareceu sobre eles uma como pedra de safira, semelhante em forma a um trono.

2 E falou ao homem vestido de linho, dizendo: Vai por entre as rodas giradoras, até debaixo do querubim, enche as tuas mãos de brasas acesas dentre os querubins, e espalha-as sobre a cidade. E ele entrou à minha vista.

3 E os querubins estavam de pé ao lado direito da casa, quando entrou o homem; e uma nuvem encheu o átrio interior.

4 Então se levantou a glória do Senhor de sobre o querubim, e passou para a entrada da casa; e encheu-se a casa duma nuvem, e o átrio se encheu do resplendor da glória do Senhor.

5 E o ruído das asas dos querubins se ouvia até o átrio exterior, como a voz do Deus Todo-Poderoso, quando fala.

6 Sucedeu pois que, dando ele ordem ao homem vestido de linho, dizendo: Toma fogo dentre as rodas, dentre os querubins, entrou ele, e pôs-se junto a uma roda.

7 Então estendeu um querubim a sua mão de entre os querubins para o fogo que estava entre os querubins; e tomou dele e o pôs nas mãos do que estava vestido de linho, o qual o tomou, e saiu.

8 E apareceu nos querubins uma semelhança de mão de homem debaixo das suas asas.

9 Então olhei, e eis quatro rodas junto aos querubins, uma roda junto a um querubim, e outra roda junto a outro querubim; e o aspecto das rodas era como o brilho de pedra de crisólita.

10 E, quanto ao seu aspecto, as quatro tinham a mesma semelhança, como se estivesse uma roda no meio doutra roda.

11 Andando elas, iam em qualquer das quatro direções sem se virarem quando andavam, mas para o lugar para onde olhava a cabeça, para esse andavam; não se viravam quando andavam.

12 E todo o seu corpo, as suas costas, as suas mãos, as suas asas, e as rodas que os quatro tinham, estavam cheias de olhos em redor.

13 E, quanto às rodas, elas foram chamadas rodas giradoras, ouvindo-o eu.

14 E cada um tinha quatro rostos: o primeiro rosto era rosto de querubim, o segundo era rosto de homem, o terceiro era rosto de leão, e o quarto era rosto de águia.

15 E os querubins se elevaram ao alto. Eles são os mesmos seres viventes que vi junto ao rio Quebar.

16 E quando os querubins andavam, andavam as rodas ao lado deles; e quando os querubins levantavam as suas asas, para se elevarem da terra, também as rodas não se separavam do lado deles.

17 Quando aqueles paravam, paravam estas; e quando aqueles se elevavam, estas se elevavam com eles; pois o espírito do ser vivente estava nelas.

18 Então saiu a glória do Senhor de sobre a entrada da casa, e parou sobre os querubins.

19 E os querubins alçaram as suas asas, e se elevaram da terra à minha vista, quando saíram, acompanhados pelas rodas ao lado deles; e pararam à entrada da porta oriental da casa do Senhor, e a glória do Deus de Israel estava em cima sobre eles.

20 São estes os seres viventes que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar; e percebi que eram querubins.

21 Cada um tinha quatro rostos e cada um quatro asas; e debaixo das suas asas havia a semelhança de mãos de homem.

22 E a semelhança dos seus rostos era a dos rostos que eu tinha visto junto ao rio Quebar; tinham a mesma aparência, eram eles mesmos; cada um andava em linha reta para a frente.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 908

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

908. Que 'toda fera que [está] contigo, de toda carne' signifique tudo o que é vivificado no homem dessa igreja vê-se pelo fato de que a 'fera' se diz de Noach ou do homem dessa igreja agora regenerado, e se refere claramente à sequência, ou seja, à 'ave', à 'besta' e ao 'réptil que rasteja', pois se diz 'toda fera que [está] contigo de toda carne, quanto à ave e quanto à besta, e quanto a todo réptil que rasteja sobre a terra'. O vocábulo mesmo, 'fera', na língua original, significa propriamente a vida ou o que é vivo, mas, na Palavra, significa não somente o que é vivo, mas também o que não é vivo, por assim dizer, ou a fera. Por isso, se não se conhece o sentido interno da Palavra, às vezes não se pode saber o que é significado. A razão pela qual 'fera' significa ambos é porque o homem da Igreja Antiquíssima, na sua humilhação diante do Senhor, reconhecia a si mesmo como algo não vivo, nem mesmo como uma besta, mas como uma fera, pois sabia que tal é o homem considerado em si mesmo ou em seu proprium. Daí o mesmo vocábulo significa o que é vivo e significa a fera.

[2] Que signifique o que é vivo, vê-se em David:

"Tua fera habitará nela (na herança de Deus); fortalecerás com o Teu bem o pobre, ó Deus" (Salmos 68:10), onde pela 'fera', porque ela habitará na herança de Deus, não se entende outra coisa senão o homem regenerado, assim, como é o caso aqui, o que é vivo nele.

No mesmo:

"Minha é toda fera da floresta, as bestas nos montes [aos] milhares; conheço toda ave dos montes, e a Minha fera do campo [está] comigo" (Salmos 50:10-11), onde a 'fera do campo comigo', ou com Deus, também está em lugar do regenerado, assim, das coisas que são vivas nele.

Em Ezequiel:

"Nos seus ramos se aninharam todas as aves dos céus, e sob os seus ramos geraram todas as feras do campo" (Ezequiel 31:6), onde se trata da igreja espiritual plantada, assim, em lugar das coisas vivas no homem da igreja.

Em Oséias:

"Farei uma aliança naquele dia com a fera do campo e com a ave dos céus" (Oséias 2:18);

Aí se trata dos que devem ser regenerados, com os quais se estabeleceria a 'aliança'. De fato, a 'fera' significa de tal maneira o que é vivo que os querubins ou os anjos vistos por Ezequiel foram chamados quatro feras (Ezequiel 1:5, 13-15, 19; 10:15).

[3] Que a 'fera', no sentido contrário, seja tomada na Palavra pelo que não é vivo ou pela fera selvagem, vê-se por muitas passagens. Para confirmação, sejam somente estas.

Em David:

"Não dês às feras a alma de Tua rolinha" (Salmos 74:19);

Em Sofonias:

"A cidade tornou-se desolação, um covil de feras" (Sofonias 2:15);

Em Ezequiel:

"Não serão mais por presa para as nações, e a fera da terra não os comerá" (Ezequiel 34:28);

No mesmo:

"Sobre a sua ruina habitarão todas as aves dos céus, e sob seus ramos estarão todas as feras do campo" (Ezequiel 31:13);

Em Oséias:

"Consumi-los-ei ali, como um leão, e a fera do campo os despedaçará" (Oséias 13:8);

Em Ezequiel:

Ser dado por comida à ave dos céus (Ezequiel 29:5).

Isto ocorre muitas vezes. E visto que os judeus ficavam no sentido da letra, e por 'fera' entendiam a fera, e por 'ave', a ave, e não queriam conhecer os interiores da Palavra, ainda menos reconhecer e, assim, serem instruídos, eles também foram tão cruéis e feras tais que percebiam seu prazer no fato de os adversários mortos na peleja não serem sepultados, mas expostos para serem devorados pelas aves e feras, pelo que também se pode ver a qualidade da fera que o homem é.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém