Bible

 

Ezequiel 10

Studie

   

1 Depois olhei, e eis que no firmamento que estava por cima da cabeça dos querubins, apareceu sobre eles uma como pedra de safira, semelhante em forma a um trono.

2 E falou ao homem vestido de linho, dizendo: Vai por entre as rodas giradoras, até debaixo do querubim, enche as tuas mãos de brasas acesas dentre os querubins, e espalha-as sobre a cidade. E ele entrou à minha vista.

3 E os querubins estavam de pé ao lado direito da casa, quando entrou o homem; e uma nuvem encheu o átrio interior.

4 Então se levantou a glória do Senhor de sobre o querubim, e passou para a entrada da casa; e encheu-se a casa duma nuvem, e o átrio se encheu do resplendor da glória do Senhor.

5 E o ruído das asas dos querubins se ouvia até o átrio exterior, como a voz do Deus Todo-Poderoso, quando fala.

6 Sucedeu pois que, dando ele ordem ao homem vestido de linho, dizendo: Toma fogo dentre as rodas, dentre os querubins, entrou ele, e pôs-se junto a uma roda.

7 Então estendeu um querubim a sua mão de entre os querubins para o fogo que estava entre os querubins; e tomou dele e o pôs nas mãos do que estava vestido de linho, o qual o tomou, e saiu.

8 E apareceu nos querubins uma semelhança de mão de homem debaixo das suas asas.

9 Então olhei, e eis quatro rodas junto aos querubins, uma roda junto a um querubim, e outra roda junto a outro querubim; e o aspecto das rodas era como o brilho de pedra de crisólita.

10 E, quanto ao seu aspecto, as quatro tinham a mesma semelhança, como se estivesse uma roda no meio doutra roda.

11 Andando elas, iam em qualquer das quatro direções sem se virarem quando andavam, mas para o lugar para onde olhava a cabeça, para esse andavam; não se viravam quando andavam.

12 E todo o seu corpo, as suas costas, as suas mãos, as suas asas, e as rodas que os quatro tinham, estavam cheias de olhos em redor.

13 E, quanto às rodas, elas foram chamadas rodas giradoras, ouvindo-o eu.

14 E cada um tinha quatro rostos: o primeiro rosto era rosto de querubim, o segundo era rosto de homem, o terceiro era rosto de leão, e o quarto era rosto de águia.

15 E os querubins se elevaram ao alto. Eles são os mesmos seres viventes que vi junto ao rio Quebar.

16 E quando os querubins andavam, andavam as rodas ao lado deles; e quando os querubins levantavam as suas asas, para se elevarem da terra, também as rodas não se separavam do lado deles.

17 Quando aqueles paravam, paravam estas; e quando aqueles se elevavam, estas se elevavam com eles; pois o espírito do ser vivente estava nelas.

18 Então saiu a glória do Senhor de sobre a entrada da casa, e parou sobre os querubins.

19 E os querubins alçaram as suas asas, e se elevaram da terra à minha vista, quando saíram, acompanhados pelas rodas ao lado deles; e pararam à entrada da porta oriental da casa do Senhor, e a glória do Deus de Israel estava em cima sobre eles.

20 São estes os seres viventes que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar; e percebi que eram querubins.

21 Cada um tinha quatro rostos e cada um quatro asas; e debaixo das suas asas havia a semelhança de mãos de homem.

22 E a semelhança dos seus rostos era a dos rostos que eu tinha visto junto ao rio Quebar; tinham a mesma aparência, eram eles mesmos; cada um andava em linha reta para a frente.

   

Komentář

 

Wings

  

'To cover under wings,' as in Psalms 91:4, signifies guarding with the divine truth, which is the divine spiritual. 'Wings' signify spiritual truths. 'Wings,' when related to the Lord, signify the divine spiritual. In the opposite sense, 'wings' relate to falsities and rationalizations from them.

(Odkazy: Apocalypse Revealed 245; Deuteronomy 32:10-12; Divine Providence 20-25; Ezekiel 16:8; Malachi 4:2; Matthew 23:37; Psalms 4, 17:8, 26:8, 57:2, 63:8, 91)


Ze Swedenborgových děl

 

Doutrina Do Senhor # 52

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 65  
  

52. (vi.) Que Jehovah Mesmo, isto é, o Senhor, tenha proferido a Palavra por meio dos profetas. Lê-se a respeito dos profetas que eles estiveram "em visão" e que "Jehovah falou com eles." Quando estavam em visão, não estavam em seu corpo, mas em seu espírito. Nesse estado eles viram coisas tais as que estão no céu. Mas quando Jehovah falou com eles, então estavam em seu corpo, e ouviram Jehovah falando. Esses dois estados dos profetas devem ser adequadamente distinguidos. No estado de visão, os olhos de seu espírito estavam abertos e os olhos do corpo fechados, e então se viam também serem levados de um lugar para outro, o corpo permanecendo em seu lugar. Em um estado assim estiveram Ezequiel, Zacarias, Daniel e João quando escreveu o Apocalipse. E então foi dito que estavam "em visão" ou "em espírito." Pois assim disse Ezequiel:

"O espírito... me levantou e me trouxe à Caldeia, ao cativeiro em visão" de Deus, "no espírito de Deus; assim veio sobre mim a visão, que vi" (Ezequiel 11:1, 24).

Ele disse

Que o Espírito o tinha levantado, e tinha ouvido detrás de si um terremoto, e outras coisas (Ezequiel 3:12, 14).

Também o Espírito o tinha levantado entre a terra e o céu, e ele tinha sido arrebatado a Jerusalém na visão de Deus, e tinha visto as abominações (Ezequiel 8:3 e seq.)

Por isso, em visão de Deus, ou em espírito, viu semelhantemente

Quatro animais, que eram querubins (Ezequiel 1:5, Ezequiel 10:1-15)

E também uma nova terra e um novo templo, e um anjo que o media (Ezequiel 40:1-5, ).

Que então estava em visões de Deus, disse-o no capítulo Ezequiel 40:2; e que o Espírito o tinha levantado, Ezequiel 43:5. Deu-se de modo semelhante com Zacarias, com quem havia então um anjo:

Quando viu um varão cavalgando entre as murtas (Zacarias 1:8 e seq.).

Quando viu quatro chifres e, depois, um varão em cuja mão havia um cordel de medir (Ezequiel 1:18, Ezequiel 2:1 e seq.).

Quando viu Josué, o sumo sacerdote (Zacarias 3:1 e seq.).

Quando viu o candelabro e duas oliveiras ( e seq.).

Quando viu um rolo voando e um efa (Ezequiel 5:1, 6).

E quando viu quatro carros saindo dentre dois montes, e cavalos (Ezequiel 6:1 e seq.).

Em estado semelhante estava Daniel

Quando viu quatro bestas subindo do mar (Daniel 7:3).

E quando viu a luta entre o bode e o carneiro (Daniel 8:1 e seq.).

Que tenha visto essas coisas em visões, lê-se no Daniel 7:1-2, 7, 13; Daniel 8:2; Daniel 10:1, 7-8. Que o anjo Gabriel tenha sido visto por ele em visão e tenha falado com ele, Daniel 9:21-22. Deu-se de modo semelhante com João quando escreveu o Apocalipse e disse:

Estava "em espírito no dia do Senhor" (Revelação 1:10).

Que foi levado ao deserto, em espírito (Revelação 17:3).

A um monte alto, em espírito (Revelação 21:10).

Que viu cavalos em visão (Revelação 9:17).

E em outras passagens, onde viu as coisas que descreveu, assim, em espírito ou em visão: Revelação 1:12; Revelação 4:1; Revelação 5:1; Revelação 6:1 e em cada capítulo seguinte.

  
/ 65  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes Ltda. Curitiba, Brasil