Bible

 

Ezequiel 10

Studie

   

1 Depois olhei, e eis que no firmamento que estava por cima da cabeça dos querubins, apareceu sobre eles uma como pedra de safira, semelhante em forma a um trono.

2 E falou ao homem vestido de linho, dizendo: Vai por entre as rodas giradoras, até debaixo do querubim, enche as tuas mãos de brasas acesas dentre os querubins, e espalha-as sobre a cidade. E ele entrou à minha vista.

3 E os querubins estavam de pé ao lado direito da casa, quando entrou o homem; e uma nuvem encheu o átrio interior.

4 Então se levantou a glória do Senhor de sobre o querubim, e passou para a entrada da casa; e encheu-se a casa duma nuvem, e o átrio se encheu do resplendor da glória do Senhor.

5 E o ruído das asas dos querubins se ouvia até o átrio exterior, como a voz do Deus Todo-Poderoso, quando fala.

6 Sucedeu pois que, dando ele ordem ao homem vestido de linho, dizendo: Toma fogo dentre as rodas, dentre os querubins, entrou ele, e pôs-se junto a uma roda.

7 Então estendeu um querubim a sua mão de entre os querubins para o fogo que estava entre os querubins; e tomou dele e o pôs nas mãos do que estava vestido de linho, o qual o tomou, e saiu.

8 E apareceu nos querubins uma semelhança de mão de homem debaixo das suas asas.

9 Então olhei, e eis quatro rodas junto aos querubins, uma roda junto a um querubim, e outra roda junto a outro querubim; e o aspecto das rodas era como o brilho de pedra de crisólita.

10 E, quanto ao seu aspecto, as quatro tinham a mesma semelhança, como se estivesse uma roda no meio doutra roda.

11 Andando elas, iam em qualquer das quatro direções sem se virarem quando andavam, mas para o lugar para onde olhava a cabeça, para esse andavam; não se viravam quando andavam.

12 E todo o seu corpo, as suas costas, as suas mãos, as suas asas, e as rodas que os quatro tinham, estavam cheias de olhos em redor.

13 E, quanto às rodas, elas foram chamadas rodas giradoras, ouvindo-o eu.

14 E cada um tinha quatro rostos: o primeiro rosto era rosto de querubim, o segundo era rosto de homem, o terceiro era rosto de leão, e o quarto era rosto de águia.

15 E os querubins se elevaram ao alto. Eles são os mesmos seres viventes que vi junto ao rio Quebar.

16 E quando os querubins andavam, andavam as rodas ao lado deles; e quando os querubins levantavam as suas asas, para se elevarem da terra, também as rodas não se separavam do lado deles.

17 Quando aqueles paravam, paravam estas; e quando aqueles se elevavam, estas se elevavam com eles; pois o espírito do ser vivente estava nelas.

18 Então saiu a glória do Senhor de sobre a entrada da casa, e parou sobre os querubins.

19 E os querubins alçaram as suas asas, e se elevaram da terra à minha vista, quando saíram, acompanhados pelas rodas ao lado deles; e pararam à entrada da porta oriental da casa do Senhor, e a glória do Deus de Israel estava em cima sobre eles.

20 São estes os seres viventes que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar; e percebi que eram querubins.

21 Cada um tinha quatro rostos e cada um quatro asas; e debaixo das suas asas havia a semelhança de mãos de homem.

22 E a semelhança dos seus rostos era a dos rostos que eu tinha visto junto ao rio Quebar; tinham a mesma aparência, eram eles mesmos; cada um andava em linha reta para a frente.

   

Komentář

 

Gate

  
People around a village gate, by Adrianus Eversen

Gates" in ancient times had a significance that does not hold in the modern world. Cities then were enclosed by walls for protection; gates in the walls let people in and out to do their business, but were also the weak points in the cities' defenses. In the Bible, cities on one level represent the minds of individual people. On a broader level, they represent beliefs shared by a community. The gates, then, represent openings where the Lord can feed us an understanding of truth and a desire for good. They also represent points where the hells can invade and sway us with false ideas and evil desires. We are kept in balance during our lifetimes, with influences from both the Lord and from hell. Ideally, we will over our lifetimes continue to invite the Lord farther and farther in and drive the hells back until ultimately the Lord can occupy our minds completely. And that point our belief in Him and His power and love will hold the gates and deny evil any entrance. As individuals, we at that point become angels. As communities, we at that point become part of the Lord's church. And at that point the gates become an entry point, introductory truths that allow people to enter churches and start bringing the Lord into their lives.

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 225

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

225. APOCALIPSE, CAPÍTULO 4

1. DEPOIS DISSO VI, E EIS UMA PORTA ABERTA NO CÉU; E A PRIMEIRA VOZ, QUE OUVI, COMO DE UMA TROMBETA FALANDO COMIGO, DIZIA: SOBE AQUI, E TE MOSTRAREI AS COISAS QUE DEVEM ACONTECER DEPOIS.

2. E LOGO ME TORNEI EM ESPÍRITO, E EIS UM TRONO COLOCADO NO CÉU E ALGUÉM SENTADO NO TRONO.

3. E AQUELE QUE ESTAVA SENTADO ERA DE ASPETO SEMELHANTE A UMA PEDRA DE JASPE E UMA DE SARDÔNIA, E HAVIA UM ARCO-ÍRIS. AO REDOR DO TRONO DE ASPETO SEMELHANTE À UMA ESMERALDA.

4. E AO REDOR DO TRONO HAVIA VINTE E QUATRO TRONOS E SOBRE OS TRONOS VI VINTE E QUATRO ANCIÃOS SENTADOS, TRAJANDO VESTIMENTAS BRANCAS, E TINHAM SOBRE SUAS CABEÇAS COROAS DE OURO.

5. E DO TRONO SAÍRAM RELÂMPAGOS E TROVÕES E VOZES; E DIANTE DO TRONO ARDIAM SETE LÂMPADAS DE FOGO, QUE SÃO OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS.

6. E DIANTE DO TRONO HAVIA UM MAR DE VIDRO SEMELHANTE AO CRISTAL. E NO MEIO DO TRONO, E AO REDOR DO TRONO, QUATRO ANIMAIS CHEIOS DE OLHOS POR DIANTE E POR DETRÁS.

7. E O PRIMEIRO ANIMAL ERA SEMELHANTE A UM LEÃO, E O SEGUNDO ANIMAL SEMELHANTE A UM BEZERRO, E O TERCEIRO ANIMAL TENDO A FACE COMO DE HOMEM, E O QUARTO ANIMAL SEMELHANTE A UMA ÁGUIA VOANDO.

8. E OS QUATRO ANIMAIS, CADA UM POR SI MESMO, TINHAM SEIS ASAS AO REDOR E, POR DENTRO, ESTAVAM CHEIAS DE OLHOS, E NÃO TINHAM REPOUSO DE DIA NEM DE NOITE, DIZENDO: SANTO, SANTO. SANTO O SENHORR DEUS ONIPOTENTE, QUE FOI, QUE É E QUE VIRA.

9. E, QUANDO OS ANIMAIS DAVAM GLÓRIA E HONRA E AÇÃO DE GRAÇAS AO QUE ESTAVA SENTADO NO TRONO E AO QUE VIVE PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS,

10. OS VINTE E QUATRO ANCIÃOS PROSTRAVAM-SE DIANTE D'AQUELE QUE ESTAVA SENTADO NO TRONO E ADORAVAM AQUELE QUE VIVE PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS, E LANÇAVAM SUAS COROAS DIANTE DO TRONO, DIZENDO:

11. DIGNO ÉS, SENHOR. DE RECEBER GLÓRIA E HONRA E PODER, PORQUE TU CRIASTE TODAS AS COISAS E PELA TUA VONTADE ELAS SÃO E FORAM CRIADAS.

SENTIDO ESPIRITUAL

CONTEÚDO DE TODO O CAPÍTULO

Trata-se da ordenação e da preparação de todas as coisas no céu para o Juízo que deve ter lugar pela Palavra e segundo a Palavra; depois, trata-se do reconhecimento de que o Senhor é o Único Juiz.

CONTEÚDO DE CADA VERSÍCULO

1. DEPOIS DISSO VI, E EIS UMA PORTA ABERTA NO CÉU significa a manifestação sobre a ordenação dos céus para o Juízo Final pelo Senhor, Juízo que deve ser segundo Suas Divinas Verdades na Palavra (n. 225). E A PRIMEIRA VOZ QUE OUVI, COMO DE UMA TROMBETA FALANDO COMIGO, DIZIA: SOBE AQUI significa o influxo Divino e, por conseguinte, a elevação da mente e então uma percepcão manifesta (n. 226). E TE MOSTRAREI AS COISAS QUE DEVEM ACONTECER DEPOIS significa as revelações a respeito das coisas que devem acontecer antes, durante e depois do Juizo Final (n. 227).

2. E LOGO ME TORNEI EM ESPÍRITO significa que ele foi posto no estado espiritual, no qual aparecem manifestamente as coisas que existem no céu (n. 228). E EIS UM TRONO COLOCADO NO CÉU significa o Juízo em forma representativa (n. 229). E ALGUÉM SENTADO NO TRONO significa o Senhor (n. 230).

3. E AQUELE QUE ESTAVA SENTADO ERA DE ASPETO SEMELHANTE A UMA PEDRA DE JASPE E UMA DE SARDÔNIA significa a aparência da Divina Sabedoria e do Divino Amor do Senhor nos últimos (n. 231). E HAVIA UM ARCO-ÍRIS AO REDOR DO TRONO DE ASPECTO SEMELHANTE A UMA ESMERALDA significa a aparência também dessa Sabedoria e desse Amor ao redor do Senhor (n. 232).

4. E AO REDOR DO TRONO HAVIA VINTE E QUATRO TRONOS E NOS TRONOS VI VINTE E QUATRO ANCIÃOS SENTADOS significa a ordenação de todas as coisas no céu para o Juízo (n. 233). TRAJANDO VESTIMENTAS BRANCAS significa pelas Divinas Verdades da Palavra (n. 234). E TINHAM SOBRE SUAS CABEÇAS COROAS DE OURO significa que pertencem à sabedoria procedente do amor (n. 235).

5. E DO TRONO SAÍAM RELÂMPAGOS E TROVÕES E VOZES significa a ilustração, a percepção e a instrução pelo Senhor (n. 236). E DIANTE DO TRONO ARDIAM SETE LÂMPADAS DE FOGO, QUE SÃO OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS significa: dai resulta uma nova igreja no céu e na terra pelo Senhor, por meio da Divina Verdade procedente d'Ele (n. 237).

6. E DIANTE DO TRONO HAVIA UM MAR DE VIDRO SEMELHANTE AO CRISTAL significa um novo céu formado pelos cristãos que estavam nas verdades comuns pelo sentido da letra da Palavra (n. 238). E NO MEIO DO TRONO E AO REDOR DO TRONO QUATRO ANIMAIS significa a Palavra do Senhor dos primeiros até os últimos e seus guardas (n. 239).

CHEIOS DE OLHOS POR DIANTE E POR DETRÁS significa a Divina Sabedoria lá (n. 240).

7. E O PRIMEIRO ANIMAL ERA SEMELHANTE A UM LEÃO significa a Divina Verdade da Palavra quanto ao poder (n. 241). E O SEGUNDO ANIMAL SEMELHANTE A UM BEZERRO significa a Divina Verdade da Palavra quanto à afeição (n. 242). E O TERCEIRO ANIMAL TENDO A FACE COMO DE HOMEM significa a Divina Verdade da Palavra quanto à sabedoria (n. 243). E O QUARTO ANIMAL SEMELHANTE A UMA ÁGUIA VOANDO significa a Divina Verdade da Palavra quanto aos conhecimentos e, por conseguinte, quanto ao entendimento (n. 244).

8. E OS QUATRO ANIMAIS, CADA UM POR SI MESMO, TINHAM SEIS ASAS AO REDOR significa a Palavra quanto a seus poderes e quanto a suas guardas (n. 245).

E POR DENTRO ESTAVAM CHEIAS DE OLHOS significa a Divina Sabedoria na Palavra no sentido natural derivado de seu sentido espiritual e de seu sentido celestial (n. 246).

E NÃO TINHAM REPOUSO DE DIA NEM DE NOITE, DIZENDO: SANTO, SANTO, SANTO, O SENHOR DEUS ONIPOTENTE significa que a Palavra ensina continuamente a respeito do Senhor e que Ele Só é Deus e, por conseguinte. Ele Só deve ser adorado (n. 247).

QUE FOI, QUE É E QUE VIRÁ significa o Senhor (n. 248).

9. E QUANDO OS ANIMAIS DAVAM GLÓRIA E HONRA

E AÇÃO DE GRAÇAS AO QUE ESTAVA SENTADO NO TRONO significa que a Palavra atribui toda a verdade, todo o bem e todo o culto ao Senhor, Que deve julgar (n. 249).

E AO QUE VIVE PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS significa que o Senhor Só é a vida e que do Senhor Só vem a vida eterna (n. 250).

10. OS VINTE E QUATRO ANCIÃOS PROSTRAVAM-SE DIANTE D'AQUELE QUE ESTAVA SENTADO NO TRONO E ADORAVAM AQUELE QUE VIVE PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS significa a humildade de todos no céu diante do Senhor (n. 251). E LANÇAVAM SUAS COROAS DiANTE DO TRONO significa o reconhecimento de que a sabedoria deles vem do Senhor Só (n. 252).

11. DIZENDO: DIGNO ÉS. SENHOR, DE RECEBER GLÓRIA E HONRA E PODER significa a confissão de que ao Senhor pertence o reino pelo mérito e pela justiça, porque Ele é a Divirta Verdade e o Divino Bem (n. 253). PORQUE TU CRIASTE TODAS AS COISAS E PELA TUA VONTADE ELAS SÃO E FORAM CRIADAS significa que todas as coisas do céu e da Igreja foram feitas e formadas e que os homens são reformados e regenerados segundo o Divino Amor do Senhor por Sua Divina Sabedoria, ou segundo o Divino Bem pela Divina Verdade, que também é a Palavra (n. 254).

EXPLICAÇÃO

(VERSÍCULO 1) DEPOIS DISSO VI, E EIS UMA PORTA ABERTA NO CÉU significa a manifestação sobre a ordenação dos céus para o Juízo Final pelo Senhor, Juízo que deve ser segundo as Suas Divinas Verdades na Palavra. “Uma porta aberta”, quando se trata do céu, significa a admissão, como no n. 176; aqui, porém, é a manifestação mesmo, porque se diz “Vi e eis"; e como então foram vistas as coisas que são referidas neste capítulo, as quais dizem respeito à ordenação doscéus para o Juízo Final peio Senhor, Juízo que deve ser feito segundo Suas Divinas Verdades na Palavra, por isso é que “Vi e eis uma porta aberta no céu” significa uma manifestação sobre essas coisas.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987