Bible

 

Ezequiel 10

Studie

   

1 Depois olhei, e eis que no firmamento que estava por cima da cabeça dos querubins, apareceu sobre eles uma como pedra de safira, semelhante em forma a um trono.

2 E falou ao homem vestido de linho, dizendo: Vai por entre as rodas giradoras, até debaixo do querubim, enche as tuas mãos de brasas acesas dentre os querubins, e espalha-as sobre a cidade. E ele entrou à minha vista.

3 E os querubins estavam de pé ao lado direito da casa, quando entrou o homem; e uma nuvem encheu o átrio interior.

4 Então se levantou a glória do Senhor de sobre o querubim, e passou para a entrada da casa; e encheu-se a casa duma nuvem, e o átrio se encheu do resplendor da glória do Senhor.

5 E o ruído das asas dos querubins se ouvia até o átrio exterior, como a voz do Deus Todo-Poderoso, quando fala.

6 Sucedeu pois que, dando ele ordem ao homem vestido de linho, dizendo: Toma fogo dentre as rodas, dentre os querubins, entrou ele, e pôs-se junto a uma roda.

7 Então estendeu um querubim a sua mão de entre os querubins para o fogo que estava entre os querubins; e tomou dele e o pôs nas mãos do que estava vestido de linho, o qual o tomou, e saiu.

8 E apareceu nos querubins uma semelhança de mão de homem debaixo das suas asas.

9 Então olhei, e eis quatro rodas junto aos querubins, uma roda junto a um querubim, e outra roda junto a outro querubim; e o aspecto das rodas era como o brilho de pedra de crisólita.

10 E, quanto ao seu aspecto, as quatro tinham a mesma semelhança, como se estivesse uma roda no meio doutra roda.

11 Andando elas, iam em qualquer das quatro direções sem se virarem quando andavam, mas para o lugar para onde olhava a cabeça, para esse andavam; não se viravam quando andavam.

12 E todo o seu corpo, as suas costas, as suas mãos, as suas asas, e as rodas que os quatro tinham, estavam cheias de olhos em redor.

13 E, quanto às rodas, elas foram chamadas rodas giradoras, ouvindo-o eu.

14 E cada um tinha quatro rostos: o primeiro rosto era rosto de querubim, o segundo era rosto de homem, o terceiro era rosto de leão, e o quarto era rosto de águia.

15 E os querubins se elevaram ao alto. Eles são os mesmos seres viventes que vi junto ao rio Quebar.

16 E quando os querubins andavam, andavam as rodas ao lado deles; e quando os querubins levantavam as suas asas, para se elevarem da terra, também as rodas não se separavam do lado deles.

17 Quando aqueles paravam, paravam estas; e quando aqueles se elevavam, estas se elevavam com eles; pois o espírito do ser vivente estava nelas.

18 Então saiu a glória do Senhor de sobre a entrada da casa, e parou sobre os querubins.

19 E os querubins alçaram as suas asas, e se elevaram da terra à minha vista, quando saíram, acompanhados pelas rodas ao lado deles; e pararam à entrada da porta oriental da casa do Senhor, e a glória do Deus de Israel estava em cima sobre eles.

20 São estes os seres viventes que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar; e percebi que eram querubins.

21 Cada um tinha quatro rostos e cada um quatro asas; e debaixo das suas asas havia a semelhança de mãos de homem.

22 E a semelhança dos seus rostos era a dos rostos que eu tinha visto junto ao rio Quebar; tinham a mesma aparência, eram eles mesmos; cada um andava em linha reta para a frente.

   

Bible

 

Salmos 18:11

Studie

       

11 Fez das trevas o seu retiro secreto; o pavilhão que o cercava era a escuridão das águas e as espessas nuvens do céu.

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 487

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

487. (VERSÍCULO 2) E O ÁTRIO QUE ESTÁ FORA DO TEMPLO, DEIXA-O FORA E NÃO O MEÇAS significa que o estado da Igreja nas terras, tal qual ele é agora, deve ser removido e não ser conhecido.

Por “átrio fora do templo” é significada a Igreja nas terras, porque ela se acha fora do céu, que é o templo (n. 486). Por “deixar fora” é significado afastar, aqui afastar do céu, por ser tal o seu estado. Por “não medir” é significado não examinar e não conhecer a sua qualidade (n. 486). A razão disso é dada pelas palavras seguintes: “porque foi dado às nações e pisarão a cidade santa quarenta e dois meses.” Que “o átrio fora do templo” aqui significa a Igreja nas terras, tal qual ela é agora, é evidente pelas coisas que se seguem neste capítulo, onde ela é descrita pela “cidade grande, que é chamada espiritualmente Sodoma e Egito”, na qual as duas testemunhas do Senhor estavam estendidas mortas e ficou destruída por um grande terremoto, no qual foram mortos sete mil nomes de homens, sem falar de muitas outras particularidades.

[2] Por outro lado, “átrio”, na Palavra, significa o externo da Igreja; por isso havia dois átrios que se transpunham quando se entrava no templo de Jerusalém; e como pelo “templo” era significada a Igreja quanto ao seu interno, por isso é que pelos “átrios” era significada a Igreja quanto ao seu externo. Em razão disso, os estrangeiros, que eram gentios, eram admitidos nos átrios, mas não no próprio templo. Como por “átrio” é significado o externo da Igreja, por isso ele significa ainda a Igreja nas terras e também o céu nos últimos, porque a Igreja nas terras é a entrada do céu, semelhantemente o céu nos últimos.

[3] Isto é significado por “átrio” nos seguintes lugares:

“Bem-aventurado aquele que Tu escolhes, ele habitará nos Teus

átrios; nós nos fartaremos do bem da Tua casa, do Teu santo templo” (Salmo 65:4).

“Louvai o nome de Jehovah vós que estais na Sua casa, nos átrios da casa de nosso Deus” (Salmo 135:1, 2).

“Quão amáveis são os Teus habitáculos, Jehovah! até consumir-se minha alma pelos átrios de Jehovah” (Salmo 84:1, 2). “Entrai pelas Suas portas com confissão; nos Seus

átrios com louvor” (Salmo 100:4).

“O justo florescerá como a palmeira: plantadas na casa de Jehovah, nos átrios do nosso Deus, germinarão” (Salmo 92:12, 13).

“Bom é um dia nos Teus átrios: mais do que mil; escolhi estar à porta na casa do meu Deus” (Salmo 84:10).

(E em outras passagens, como Salmo 96:8; Salmo 116:19; Isaías 1:12; Zacarias 3:7; Isaias 62:9; Ezequiel 10:3-5). Sobre os átrios do templo de Jerusalém (1 Reis 6:3, 36). Sobre os átrios do Novo Templo (Ezequiel 40:17-31, 32-44; Ezequiel 42:1-14; Ezequiel 43:4-7).

Sobre o átrio fora do tabernáculo (Êxodo 27:9-18).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987