Bible

 

Êxodo 35

Studie

   

1 Então Moisés convocou toda a congregação dos filhos de Israel, e disse-lhes: Estas são as palavras que o Senhor ordenou que cumprísseis.

2 Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, sábado de descanso solene ao Senhor; todo aquele que nele fizer qualquer trabalho será morto.

3 Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado.

4 Disse mais Moisés a toda a congregação dos filhos de Israel: Esta é a palavra que o Senhor ordenou dizendo:

5 Tomai de entre vós uma oferta para o Senhor; cada um cujo coração é voluntariamente disposto a trará por oferta alçada ao Senhor: ouro, prata e bronze,

6 como também azul, púrpura, carmesim, linho fino, pelos de cabras,

7 peles de carneiros tintas de vermelho, peles de golfinhos, madeira de acácia,

8 azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático,

9 pedras de berilo e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral.

10 E venham todos os homens hábeis entre vós, e façam tudo o que o Senhor tem ordenado:

11 o tabernáculo, a sua tenda e a sua coberta, os seus colchetes e as suas tábuas, os seus travessões, as suas colunas e as suas bases;

12 a arca e os seus varais, o propiciatório, e o véu e reposteiro;

13 a mesa e os seus varais, todos os seus utensílios, e os pães da proposição;

14 o candelabro para a luz, os seus utensílios, as suas lâmpadas, e o azeite para a luz;

15 o altar do incenso e os seus varais, o óleo da unção e o incenso aromático, e o reposteiro da porta para a entrada do tabernáculo;

16 o altar do holocausto com o seu crivo de bronze, os seus varais, e todos os seus utensílios; a pia e a sua base;

17 as cortinas do átrio, as suas colunas e as suas bases, o reposteiro para a porta do átrio;

18 as estacas do tabernáculo, as estacas do atrio, e as suas cordas;

19 as vestes finamente tecidas, para o uso no ministério no lugar santo, as vestes sagradas de Arão, o sacerdote, e as vestes de seus filhos, para administrarem o sacerdócio.

20 Então toda a congregação dos filhos de Israel saiu da presença de Moisés.

21 E veio todo homem cujo coração o moveu, e todo aquele cujo espírito o estimulava, e trouxeram a oferta alçada do Senhor para a obra da tenda da revelação, e para todo o serviço dela, e para as vestes sagradas.

22 Vieram, tanto homens como mulheres, todos quantos eram bem dispostos de coração, trazendo broches, pendentes, anéis e braceletes, sendo todos estes jóias de ouro; assim veio todo aquele que queria fazer oferta de ouro ao Senhor.

23 E todo homem que possuía azul, púrpura, carmesim, linho fino, pelos de cabras, peles de carneiros tintas de vermelho, ou peles de golfinhos, os trazia.

24 Todo aquele que tinha prata ou metal para oferecer, o trazia por oferta alçada ao Senhor; e todo aquele que possuía madeira de acácia, a trazia para qualquer obra do serviço.

25 E todas as mulheres hábeis fiavam com as mãos, e traziam o que tinham fiado, o azul e a púrpura, o carmesim e o linho fino.

26 E todas as mulheres hàbeis que quisessem fiavam os pelos das cabras.

27 Os príncipes traziam pedras de berilo e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral,

28 e as especiarias e o azeite para a luz, para o óleo da unção e para o incenso aromático.

29 Trouxe uma oferta todo homem e mulher cujo coração voluntariamente se moveu a trazer alguma coisa para toda a obra que o senhor ordenara se fizesse por intermédio de Moisés; assim trouxeram os filhos de Israel uma oferta voluntária ao senhor.

30 Depois disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o Senhor chamou por nome a Bezaleel, filho de îri, filho de Hur, da tribo de Judá,

31 e o encheu do espírito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofício,

32 para inventar obras artísticas, para trabalhar em ouro, em prata e em bronze,

33 em lavramento de pedras para engastar, em entalhadura de madeira, enfim, para trabalhar em toda obra fina.

34 Também lhe dispôs o coração para ensinar a outros; a ele e a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de ,

35 a estes encheu de sabedoria do coração para exercerem todo ofício, seja de gravador, de desenhista, de bordador em azul, púrpura, carmesim e linho fino, de tecelão, enfim, dos que exercem qualquer ofício e dos que inventam obras artísticas.

   

Komentář

 

Arca

  
Depiction of Noah sending off a dove from the ark by DREUX, Jean;   MASTER of Margaret of York;   HENNECART, Jean

Há três arca mencionadas na Palavra, a arca de Noé, a arca das trevas para o menino Moisés, e a arca do pacto no tabernáculo. Todas estas três representam a mente humana em algum momento do seu desenvolvimento.

Na época de Noé, a primeira igreja, representada por Adão, tinha chegado ao seu fim, e uma nova tinha de ser aberta pelo Senhor. As mentes das pessoas que estavam naquela igreja são representadas pela arca, e todos os animais representavam amores e afetos, tanto bons como maus, que aquelas pessoas tinham. As mentes dessas pessoas não eram as mesmas que as do povo da igreja anterior. A velha vontade egoísta herdada de seus antepassados é representada pela madeira de gopher, da qual a arca básica foi construída, mas que foi selada por dentro e por fora pela betuminosa. Seus antepassados, os adamitas, não tinham esse "selamento" e por isso não podiam dividir o que sabiam do que desejavam. Noé e sua família representam os amores dominantes e o desejo de seguir o Senhor. A arca evita que a enchente de falsidades afogue essas mentes, e a porta e a janela representam o ouvir e o ver da verdade a partir das doutrinas que restaram da igreja Adâmica. E assim, mantidos seguros, eles poderiam usar esses princípios, aprendidos da doutrina, para formar uma consciência, que se seguida permitiria ao Senhor construir uma nova vontade para o bem na mente. Esta separação da vontade e compreensão que pode ser feita na mente ainda hoje reflete o modo como somos, e ainda nos permite construir uma consciência, apesar de nossa própria vontade egoísta.

A arca para Moisés, feita de juncos, também foi selada por dentro e por fora. Moisés representa a Palavra do Senhor, e porque ele era então uma criança, nossas primeiras idéias sobre a santidade da Palavra quando somos muito jovens. Portanto, não é uma estrutura sólida e duradoura, mas uma estrutura bruta, porque nossas idéias jovens ainda não foram formadas. Também representa as primeiras idéias da Palavra na mente de Jesus.

A terceira arca representa o terceiro ou mais íntimo céu onde os anjos estão mais próximos do Senhor, e o próprio Senhor é representado pelas duas tábuas de pedra que tinham sobre eles a Sua lei, escrita pelo Seu dedo. Por esta razão, era a posse santíssima que os filhos de Israel tinham e tinha poder para afetar o rio Jordão e para desbaratar os inimigos de Israel. Era guardada na parte fechada do tabernáculo, onde só Moisés e Arão podiam ir. Da arca em sua câmara a santidade repousava em um grau inferior na sala exterior do tabernáculo, que representava o segundo ou meio céu, e em um grau ainda inferior no pátio, dentro da cerca de cortina, que representava o primeiro ou o céu exterior.

(Odkazy: Arcanos Celestes 638, 651, 652, 653, 891, 6723 [3], [4], 9485)