Bible

 

Êxodo 31

Studie

   

1 Depois disse o Senhor a Moisés:

2 Eis que eu tenho chamado por nome a Bezaleel, filho de îri, filho de Hur, da tribo de Judá,

3 e o enchi do espírito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofício,

4 para inventar obras artísticas, e trabalhar em ouro, em prata e em bronze,

5 e em lavramento de pedras para engastar, e em entalhadura de madeira, enfim para trabalhar em todo ofício.

6 E eis que eu tenho designado com ele a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de , e tenho dado sabedoria ao coração de todos os homens hábeis, para fazerem tudo o que te hei ordenado,

7 a saber: a tenda da revelação, a arca do testemunho, o propiciatório que estará sobre ela, e todos os móveis da tenda;

8 a mesa com os seus utensílios, o candelabro de ouro puro com todos os seus utensílios, o altar do incenso,

9 o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base;

10 as vestes finamente tecidas, as vestes sagradas de Arão, o sacerdote, e as de seus filhos, para administrarem o sacerdócio;

11 o óleo da unção, e o incenso aromático para o lugar santo; eles farão conforme tudo o que te hei mandado.

12 Disse mais o Senhor a Moisés:

13 Falarás também aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis os meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós pelas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.

14 Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente será morto; porque qualquer que nele fizer algum trabalho, aquela alma será exterminada do meio do seu povo.

15 Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia será o sábado de descanso solene, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente será morto.

16 Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações como pacto perpétuo. ,

17 Entre mim e os filhos de Israel será ele um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou, e achou refrigério.

18 E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 529

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

529. (VERSÍCULO 19) E ABRIU-SE O TEMPLO DE DEUS NO CÉU E FOI VISTA A ARCA DA SUA ALIANÇA NO SEU TEMPLO significa o novo céu no qual o Senhor é adorado em Seu Divino Humano e no qual se vive de acordo com os preceitos de Seu Decálogo, o que constitui os dois essenciais da Nova Igreja, pelos quais há conjunção. Por “templo de Deus” é significado o Divino Humano do Senhor, do mesmo modo o céu onde estão os anjos e também a Igreja nas terras. Que esses três são significados pelo “templo de Deus” e não podem ser separados, vê-se no n. 191. Aqui, porém, pelo “templo de Deus” é significado o Senhor em Seu Divino Humano no céu onde estão os anjos, porque se diz “o templo de Deus no céu”. Pela “arca no templo” é entendido o Decálogo, porque na arca havia unicamente as duas tábuas nas quais estava escrito o Decálogo. Por “aberto” é significado que estes dois, o Divino Humano e o Decálogo, que são os dois essenciais da Nova Igreja, foram então vistos, e foram vistos depois que os maus foram lançados no inferno (n. 528). É dito “arca da Sua aliança no Seu templo”, porque a aliança significa a conjunção, como se mostrará adiante.

[2] Mas, primeiramente, será dita alguma coisa sobre o Decálogo.

Qual a nação, em todo o globo, que não sabe que são males matar, cometer adultério, furtar, e dar falso testemunho? Se as nações ignorassem isso e não procurassem por meio de leis evitar tais crimes, seriam destruídas, porque sem essas leis, as sociedades, as repúblicas e os reinos seriam aniquilados. Quem pode supor que a nação israelita fosse mais estúpida que qualquer outra, ao ponto de ignorar que essas ações fossem males? Alguém, entretanto, pode admirar-se porque tais leis, reconhecidas universalmente em toda a terra, tenham sido promulgadas, com um aparato tão milagroso, do alto do monte Sinai, por Jehovah Mesmo e tenham sido escritas por Seu dedo. Mas, ouvi; Estas leis foram promulgadas em meio de tantos milagres por Jehovah e escritas por Seu próprio dedo para que se soubesse que elas eram não somente leis civis e morais mas também leis espirituais e que transgredi-las era não só agir mal contra o concidadão e a sociedade, mas também pecar contra Deus. Por isso, essas leis, pela promulgação feita por Jehovah do alto do monte Sinai, foram feitas leis de religião, pois é evidente que tudo o que Jehovah ordena, Ele ordena para que seja assunto de religião, para que seja feito por Sua causa e para a salvação do homem.

[3] Estas leis, porque eram as primícias da Igreja que ia ser instalada pelo Senhor na nação israelita, e porque eram, em curto sumário, o complexo de todas as coisas da religião, pelas quais h á conjunção do Senhor com o homem e do homem com o Senhor, eram mais santas que todas as outras, nada havendo mais santo.

Que essas leis foram as mais santas, pode-se ver pelos seguintes fatos:

Que Jehovah Mesmo, isto é, o Senhor desceu no meio do fogo e então a montanha se cobriu de fumo e tremeu e houve trovões, relâmpagos, uma nuvem espessa e uma voz de trombeta (Êxodo 19:16, 18; Deuteronômio 5:22-26).

Que o povo, antes da descida de Jehovah, se preparara e se santificara durante três dias (Êxodo 19:10, 11, 15).

Que a montanha foi cercada, a fim de que ninguém se aproximasse da beira, para não morrer (Êxodo 19:12, 13, 20-23; Êxodo 24:1, 2).

Que essa Lei foi gravada sobre duas tábuas de pedra e escrita pelo dedo de Deus (Êxodo 31:18; Êxodo 32:15, 16; Deuteronômio 9:10).

Que a face de Moisés brilhava quando ele, pela segunda vez, trouxe essas tábuas da montanha para baixo (Êxodo 34:29-35).

Que as tábuas foram depositadas na arca (Êxodo 25:16; Êxodo 40:20; Deuteronômio 10:5; 1 Reis 8:9).

Que o lugar onde estava a arca no tabernácuio foi chamado Santo dos Santos (Êxodo 26:33 e em outros lugares).

Que a arca, por conter a Lei, foi chamada Jehovah aí (Números 10:35, 36; II Samuel 6:2; Salmo 132:8).

Que Jehovah falou de cima da arca com Moisés (Êxodo 25:22; Números 7:89).

Que, em virtude da santidade dessa Lei, não era permitido a Aharão entrar dentro do véu, onde estava a arca, senão com sacrifícios e perfume, para que não morresse (Levítico 16:2-14 e seguintes).

Que, pela presença e o poder do Senhor na Lei, que estava na arca, as águas do Jordão foram separadas e, enquanto a arca ficou no meio do rio. o povo o atravessou a pé enxuto (Josué 3:1-17:4; 5-20).

Que as muralhas de Jericó se desmoronaram enquanto a arca fazia a volta (Josué 6:1-20).

Que Dagon, deus dos filisteus, caiu no chão diante da arca e foi depois achado estendido na porta do templo com a cabeça separada do corpo (I Samuel 5:3, 4).

Que os ekronitas e os bethshemitas foram feridos em muitos milhares por causa da arca (I Samuel, capítulos 5, 6).

Que a arca foi introduzida em Sião por David, com sacrifícios e cantos de alegria (II Samuel 6:1-19).

Que Uzá morreu porque tocou a arca (II Samuel 6:6, 7).

Que a arca no templo de Jerusalém constituiu o Santíssimo (1 Reis 6:19 e seguintes; 1 Reis 8:3-9).

Que as tábuas, sobre as quais a Lei estava gravada, foram chamadas tábuas da aliança, e a arca, por causa dessas tábuas, foi chamada a arca da aliança e a própria Lei foi chamada a aliança (Números 10:33; Deuteronômio 4:13, 23; Deuteronômio 5:2, 3; Deuteronômio 9:9; Josué 3:11; 1 Reis 8:19, 21, e em outros lugares).

[4] A Lei é chamada “aliança”, significando conjunção, porque as alianças se fazem por causa ao amor, da amizade, da consociação e, por conseguinte, da conjunção. Portanto, é dito do Senhor que “Ele será a aliança para o povo” (Isaías 42:6, 49:8);

que Ele é chamado “Anjo da aliança” (Malaquias 3:1); e que Seu sangue é chamado “o sangue da aliança” (Mateus 26:28Zacarias 9:11Êxodo 24:4-10). E é por isso que a Palavra é chamada Aliança Antiga e Aliança Nova.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987