Bible

 

Êxodo 27

Studie

   

1 Farás também o altar de madeira de acácia; de cinco côvados será o comprimento, de cinco côvados a largura (será quadrado o altar), e de três côvados a altura.

2 E farás as suas pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas formarão uma só peça com o altar; e o cobrirás de bronze.

3 Far-lhe-ás também os cinzeiros, para recolher a sua cinza, e as pás, e as bacias, e os garfos e os braseiros; todos os seus utensílios farás de bronze.

4 Far-lhe-ás também um crivo de bronze em forma de rede, e farás para esta rede quatro argolas de bronze nos seus quatro cantos,

5 e a porás em baixo da borda em volta do altar, de maneira que a rede chegue até o meio do altar.

6 Farás também varais para o altar, varais de madeira de acácia, e os cobrirás de bronze.

7 Os varais serão metidos nas argolas, e estarão de um e de outro lado do altar, quando for levado.

8 èco, de tábuas, o farás; como se te mostrou no monte, assim o farão.

9 Farás também o átrio do tabernáculo. No lado que dá para o sul o átrio terá cortinas de linho fino torcido, de cem côvados de comprimento.

10 As suas colunas serão vinte, e vinte as suas bases, todas de bronze; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata.

11 Assim também ao longo do lado do norte haverá cortinas de cem côvados de comprimento, e serão vinte as suas colunas e vinte as bases destas, todas de bronze; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata.

12 E na largura do átrio do lado do ocidente haverá cortinas de cinqüenta côvados; serão dez as suas colunas, e dez as bases destas.

13 Semelhantemente a largura do átrio do lado que dá para o nascente será de cinqüenta côvados.

14 As cortinas para um lado da porta serão de quinze côvados; três serão as suas colunas, e três as bases destas.

15 E de quinze côvados serão as cortinas para o outro lado; as suas colunas serão três, e três as bases destas.

16 Também à porta do átrio haverá um reposteiro de vinte côvados, de azul, púrpura, carmesim, e linho fino torcido, obra de bordador; as suas colunas serão quatro, e quatro as bases destas.

17 Todas as colunas do átrio ao redor serão cingidas de faixas de prata; os seus colchetes serão de prata, porém as suas bases de bronze.

18 O comprimento do átrio será de cem côvados, e a largura, por toda a extensão, de cinqüenta, e a altura de cinco côvados; as cortinas serão de linho fino torcido; e as bases das colunas de bronze.

19 Todos os utensílios do tabernáculo em todo o seu serviço, e todas as suas estacas, e todas as estacas do átrio, serão de bronze.

20 Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para manter uma lâmpada acesa continuamente.

21 Na tenda da revelação, fora do véu que está diante do testemunho, Arão e seus filhos a conservarão em ordem, desde a tarde até pela manhã, perante o Senhor; este será um estatuto perpétuo para os filhos de Israel pelas suas gerações.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 342

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

342. APOCALIPSE, CAPÍTULO 7

1. DEPOIS DESTAS COISAS, VI QUATRO ANJOS QUE ESTAVAM SOBRE OS QUATRO

ÂNGULOS DA TERRA, RETENDO OS QUATRO VENTOS DA TERRA, PARA QUE NENHUM VENTO SOPRASSE SOBRE A TERRA, NEM SOBRE O MAR, NEM SOBRE ÁRVORE ALGUMA.

2. E VI OUTRO ANJO SUBINDO DO NASCENTE DO SOL, TENDO O SELO DO DEUS VIVO; E CLAMOU COM GRANDE VOZ AOS QUATRO ANJOS, AOS QUAIS FOI DADO O PODER DE DANIFICAR A TERRA E O MAR,

3. DIZENDO: NÃO DANIFIQUEIS A TERRA, NEM O MAR, NEM AS ÁRVORES, ATÉ

QUE HAJAMOS ASSINALADO OS SERVOS DO NOSSO DEUS SOBRE AS SUAS TESTAS.

4. E OUVI O NUMERO DOS ASSINALADOS; CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL ASSINALADOS DE TODAS AS TRIBOS (DOS FILHOS) DE ISRAEL.

5. DA TRIBO DE JUDÁ DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE RUBEM DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE GAD DOZE MIL ASSINALADOS.

6. DA TRIBO DE ASCHER DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE NAFTALI DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE MANASSES, DOZE MIL ASSINALADOS.

7. DA TRIBO DE SIMEÃO DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE LEVI DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE ISSACAR DOZE MIL ASSINALADOS.

8. DA TRIBO DE ZEBULOM DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE JOSÉ DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE BENJAMIM DOZE MIL ASSINALADOS.

9. DEPOIS DESTAS COISAS VI, E EIS UMA GRANDE MULTIDÃO QUE NINGUÉM PODIA CONTAR, DE TODAS AS NAÇÕES E TRIBOS E POVOS E LÍNGUAS, EM PÉ

DIANTE DO TRONO E DIANTE DO CORDEIRO, VESTINDO ROUPAS BRANCAS E COM PALMAS NAS (SUAS) MÃOS.

10. E CLAMAVAM COM GRANDE VOZ, DIZENDO: SALVAÇÃO AO NOSSO DEUS, QUE ESTÁ SENTADO NO TRONO, E AO CORDEIRO.

11. E TODOS OS ANJOS ESTAVAM EM PÉ AO REDOR DO TRONO E DOS ANCIÃOS E DOS QUATRO ANIMAIS. E CAÍRAM DIANTE DO TRONO SOBRE SUAS FACES E ADORARAM A DEUS.

12. DIZENDO: AMÉM. A BÊNÇÃO, E A GLÓRIA, E A SABEDORIA, E A AÇÃO DE GRAÇAS, E A HONRA, E O PODER, E A FORÇA AO DEUS NOSSO NOS SÉCULOS DOS SÉCULOS. AMÉM.

13. E RESPONDEU UM DOS ANCIÃOS, DIZENDO-ME: ESTES, VESTIDOS COM VESTIMENTAS BRANCAS, QUEM SÃO E DE ONDE VIERAM?

14. E EU DISSE-LHE: SENHOR, TU SABES. E DISSE-ME: ESTES SÃO OS QUE VÊM DA GRANDE TRIBULAÇÃO, E LAVARAM SUAS VESTIMENTAS, E EMBRANQUECERAM SUAS VESTIMENTAS NO SANGUE DO CORDEIRO.

15. POR ISSO ESTÃO DIANTE DO TRONO DE DEUS E O SERVEM DE DIA E DE NOITE NO SEU TEMPLO, E AQUELE QUE ESTÁ SENTADO NO TRONO HABITAR á SOBRE ELES.

16. NÃO TERÃO MAIS FOME, NEM TERÃO MAIS SEDE. NEM O SOL CAIRÁ SOBRE ELES, NEM NENHUM CALOR.

17. PORQUE O CORDEIRO QUE ESTÁ NO MEIO DO TRONO OS APASCENTARÁ E OS CONDUZIRÁ PARA AS FONTES DAS AGUAS VIVAS E DEUS ENXUGARÁ TODA A LÁGRIMA DE SEUS OLHOS.

SENTIDO ESPIRITUAL

CONTEÚDO DE TODO O CAPÍTULO

Neste capítulo, trata-se daqueles que estão e estarão no céu cristão.

Primeiramente, trata-se de sua separação de junto dos maus (versículos 1-3).

Depois dessa separação, trata-se daqueles que estão no amor ao Senhor e, por conseguinte, na sabedoria, pelos quais são formados os céus superiores (versículos 4-8).

Em seguida, trata-se daqueles que estão, pelo Senhor, na caridade e na fé da caridade, porque combateram contra os males, e pelos quais são formados os céus inferiores (versículos 9-17).

CONTEÚDO DE CADA VERSÍCULO

1. DEPOIS DESTAS COISAS, VI QUATRO ANJOS QUE ESTÀVAM SOBRE OS QUATRO

ÂNGULOS DA TERRA significa: agora o céu inteiro em esforço para efetuar o Juízo Final (n. 342). RETENDO OS QUATRO VENTOS DA TERRA, PARA QUE NENHUM VENTO SOPRASSE SOBRE A TERRA, NEM SOBRE O MAR, NEM SOBRE ÁRVORE ALGUMA significa que um influxo mais próximo, e por conseguinte ma is forte, nos lugares inferiores, onde os bons tinham sido conjuntos com os maus, foi retido e suspenso pelo Senhor (n. 343).

2, 3. E VI OUTRO ANJO SUBINDO DO NASCENTE DO SOL significa o Senhor providenciando e moderando (n. 344). TENDO O SELO DO DEUS VIVO significa: Quem somente conhece todos e cada um, e pode distinguir e separar uns dos outros (n. 345). E CLAMOU COM GRANDE VOZ AOS QUATRO ANJOS, AOS QUAIS FOI DADO O PODER DE DANIFICAR A TERRA E O MAR, DIZENDO: NÃO DANIFIQUEIS A TERRA, NEM O MAR, NEM AS ÁRVORES significa: a suspensão e a retenção, pelo Senhor, do influxo mais próximo e mais forte nos lugares inferiores (n. 346). ATÉ QUE HAJAMOS ASSINALADO OS SERVOS DO NOSSO DEUS SOBRE AS SUAS TESTAS significa: antes que tenham sido separados aqueles que estão, pelo Senhor, nas verdades provenientes do bem (n. 347).

4. E OUVI O NÚMERO DOS ASSINALADOS; CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL significa todos os que reconhecem o Senhor como Deus do céu e da terra e que estão, por Ele, por meio da Palavra, nas verdades da doutrina provenientes do bem do amor (n. 348). ASSINALADOS DE TODAS AS TRIBOS (DOS FILHOS) DE ISRAEL significa o céu e a Igreja do Senhor constituídos por eles (n. 349).

5. DA TRIBO DE JUDÁ DOZE MIL ASSINALADOS significa o amor celeste, que é o amor ao Senhor e este amor em todos os que estarão no novo Céu e na nova Igreja (n. 350). DA TRIBO DE RUBEM DOZE MIL ASSINALADOS significa a sabedoria proveniente do amor celeste naqueles que lá estarão (n. 351) DA TRIBO DE GAD DOZE MIL ASSINALADOS significa os usos da vida que pertencem à sabedoria proveniente daquele amor naqueles que lá estarão (n. 352).

6. DA TRIBO DE ASCHER DOZE MIL ASSINALADOS significa o amor mútuo neles (n. 353). DA TRIBO DE NAFTALI DOZE MIL ASSINALADOS significa a percepção do uso e qual ouso que está neles (n. 354). DA TRIBO DE MANASSÉS DOZE MIL ASSINALADOS significa a vontade de ser útil e os atos neles (n. 355).

7. DA TRIBO DE SIMEÃO DOZE MIL ASSINALADOS significa o amor espiritual, que é o amor para com o próximo, neles (n. 356). DA TRIBO DE LEVI DOZE MIL ASSINALADOS significa a afeição da verdade proveniente do bem, da qual procede a inteligência neles (n. 357). DA TRIBO DE ISSACAR DOZE MIL ASSINALADOS significa o bem da vida neles (n. 358).

8. DA TRIBO DE ZEBULOM DOZE MIL ASSINALADOS significa o amor conjugal do bem e da verdade neles (n. 359). DA TRIBO DE JOSÉ

DOZE MIL ASSINALADOS significa a doutrina do bem e da verdade neles (n. 360). DA TRIBO DE BENJAMIM DOZE MIL ASSINALADOS significa a vida da verdade proveniente do bem segundo a doutrina neles (n. 361).

9. DEPOIS DESTAS COISAS VI E EIS UMA GRANDE MULTIDÃO, QUE NINGUÉM PODIA CONTAR significa todos os restantes que não estão entre os recenseados e, entretanto, estão no novo Céu e na nova Igreja do Senhor e são os que constituem o último Céu e a Igreja externa, e dos quais ninguém conhece a qualidade a não ser o Senhor Só (n. 363, 364). DE TODAS AS NAÇÕES E TRIBOS E POVOS E LÍNGUAS significa todos aqueles que, no mundo cristão, estão na religião pelo bem e nas verdades pela doutrina (n. 365). EM PÉ DIANTE DO TRONO E DIANTE DO CORDEIRO significa ouvindo o Senhor e fazendo aquilo que Ele ordena (n. 366). VESTINDO ROUPAS BRANCAS E COM PALMAS NAS (SUAS) MÃOS significa a comunicação e a conjunção com os céus superiores e a confissão pelas Divinas Verdades (367).

10. E CLAMAVAM COM GRANDE VOZ, DIZENDO: SALVAÇÃO AO NOSSO DEUS, QUE ESTA SENTADO NO TRONO, E AO CORDEIRO significa o reconhecimento, de coração, de que o Senhor é o Salvador deles (n. 368).

11. E TODOS OS ANJOS ESTAVAM EM PÉ AO REDOR DO TRONO E DOS ANCIÃOS E DOS QUATRO ANIMAIS significa todos no céu inteiro, aqueles que ouvem e fazem o que o Senhor manda (n. 369). E CAÍRAM DIANTE DO TRONO E SOBRE SUAS FACES E ADORARAM A DEUS significa a sua humildade de coração e, pela humildade, a adoração ao Senhor (n. 370).

12. DIZENDO AMÉM significa a Divina Verdade e, por ela, a confirmação (n. 371). A BÊNÇÃO, E A GLÓRIA, E A SABEDORIA E á AÇÃO DE GRAÇAS significa os Divinos Espirituais do Senhor (n. 372). E A HONRA, E O PODER E A FORÇA significa os Divinos Celestiais do Senhor (n. 373). AO DEUS NOSSO NOS SÉCULOS DOS SÉCULOS significa: essas coisas no Senhor e pelo Senhor por toda a eternidade (n. 374). AMÉM significa a concordância de todos (n. 375).

13, 14. E RESPONDEU UM DOS ANCIÃOS, DIZENDO-ME: ESTES, VESTIDOS COM VESTIMENTAS BRANCAS, QUEM SÃO E DE ONDE VIERAM? E EU DISSE-LHE:

SENHOR, TU SABES significa o desejo de saber e a vontade de interrogar, e a resposta e a informação (n. 376), E DISSE-ME:

ESTES SÃO OS QUE VÊM DA GRANDE TRIBULAÇÃO significa: são os que estiveram nas tentações e lutaram contra os males e as falsidades ín

377). E LAVARAM SUAS VESTIMENTAS significa: e purificaram seus princípios religiosos dos males da falsidade (n. 378). E EMBRANQUECERAM SUAS VESTIMENTAS NO SANGUE DO CORDEIRO significa: e as purificaram das falsidades do mal pelas verdades e, assim, foram reformados pelo Senhor (n. 379).

15. POR ISSO ESTÃO DIANTE DO TRONO DE DEUS E O SERVEM DE DIA E DE NOITE NO SEU TEMPLO E AQUELE QUE ESTÁ SENTADO NO TRONO HABITAR á SOBRE ELES significa que eles estão na presença do Senhor, vivendo constante e fielmente de acordo com as verdades que recebem do Senhor em Sua Igreja (n. 380).

16. NÃO TERÃO MAIS FOME, NEM TERÃO MAIS SEDE significa que, dali em diante, não lhes faltarão bens e verdades (n. 381). NEM O SOL CAIRÁ SOBRE ELES, NEM NENHUM CALOR significa que, dali em diante, eles não terão cobiças pelo mal nem pela falsidade do mal (n. 382).

17. PORQUE O CORDEIRO, QUE ESTÁ NO MEIO DO TRONO, OS APASCENTAR á significa que o Senhor Só os instruirá (n. 383). E OS CONDUZIR á PARA AS FONTES DAS ÁGUAS VIVAS significa: o Senhor os conduzirá, pelas verdades da Palavra, à conjunção com Ele (n. 384). E DEUS ENXUGARÁ TODA A LÁGRIMA DE SEUS OLHOS significa que eles não estarão mais nos combates contra os males e as falsidades do mal e, assim, não estarão mais nas dores, mas estarão nos bens e nas verdades e, por conseguinte, nas alegrias celestes pelo Senhor (n. 385).

EXPLICAÇÃO

(VERSÍCULO 1) DEPOIS DESTAS COISAS, VI QUATRO ANJOS QUE ESTAVAM SOBRE OS QUATRO ÂNGULOS DA TERRA significa: agora o céu inteiro em esforço para efetuar o Juízo Final sobre aqueles que estavam no mundo dos espíritos. Seguem, agora, sobre o estado do mundo espiritual, imediatamente antes do Juízo Final, muitas coisas que ninguém pode saber a não ser por uma revelação feita pelo Senhor.

Como me foi concedido ver o modo como o Juízo Final foi realizado e ver também as mudanças que o precederam e a organização que se seguiu, posso, por conseguinte, relatar o que é significado por todas as coisas que estão neste capítulo e nos capítulos seguintes.

[2] Aqui, pelos “quatro anjos” é significado todo o céu; e pelos “quatro ângulos da terra” é significado todo o mundo dos espíritos, que fica entre o céu e o inferno. Com efeito, o Juízo Final foi realizado sobre aqueles que estavam no mundo dos espíritos e não sobre pessoa alguma no céu, nem sobre pessoa alguma no inferno.

Pelos “anjos” é significado o céu, porque por “anjo”, no sentido supremo, se entende o Senhor quanto ao Divino Humano (n. 344), e, como o céu é céu pelo Senhor, pelos “anjos” é significado céu.

[3] Pelos “quatro anjos” aqui é significado todo o céu, porque eles foram vistos “estando sobre os quatro ângulos da terra”; e pelos “quatro ângulos” são significadas as quatro plagas. (Essa parte do versículo 1) significa “agora o céu inteiro em esforço para efetuar o Juízo Final”, porque o Senhor, quando o Juízo Final ia ser realizado, fez com que os céus se aproximassem do mundo dos espíritos e, pela aproximação dos céus, operou-se uma tal mudança dos interiores pertencentes às mentes dos que estavam em baixo, que eles não viram senão terrores diante de seus olhos.

[4] Que os “ângulos” significam as plagas e, por conseguinte, os “quatro ângulos” significam todas as plagas, pode-se ver pelas seguintes passagens:

“Medireis, fora da cidade, o ângulo para o oriente, o ângulo para o sul, o ângulo para o ocidente e o ângulo para o setentrião” [Números 35:5)

“Farás estacas para o habitáculo para o ângulo do sul e para o

ângulo do norte dele” [Êxodo 26:18.20, 23)

“E o adro no ângulo do sul, no ângulo do norte, no ângulo do ocidente e no ângulo do oriente” (Êxodo 27:9, 11-13).

As quatro plagas também são chamadas “os quatro ângulos” muitas vezes, em Ezequiel (por exemplo, no capítulo 47:18-20 e no capítulo 48).

[5] Como os ângulos significam as plagas, eles também significam todas as coisas, sejam do céu ou do inferno, seja do bem ou da verdade, o que é evidente pelas seguintes passagens:

“Satanás sairá para seduzir as nações que estão nos quatro ângulos da terra” (Apocalipse 20:8)

“Cortarei as nações e seus ângulos serão devastados” (Sofonias 3:6)

“Congregou-se Israel como um só varão e constituíram-se ângulos de todo o povo” (Juízes 20:1, 2)

“Surgirá um ceptro de Israel, que quebrará os ângulos de Moab” (Números 24:17)

“Dia de trombeta e de clamor sobre os ângulos elevados” (Sofonias 1:16)

“EU os lançarei nas extremidades dos ângulos” (Deuteronômio 32:26).

[6] Que o “ângulo” significa o último que sustenta os superiores, como os alicerces sustentam a casa, e, assim, todas as coisas, vê-se claramente por estas passagens:

“Fundarei em Sião uma pedra de ângulo, de preço de fundação fundada” (Isaías 28:16)

“Não tomarão de ti a pedra para ângulo” (Jeremias 51:26)

“De Judá virá a pedra angular” (Zacarias 10:4)

“A pedra que eles rejeitaram se fez cabeça de ângulo” (Salmo 118:22; Mateus 21:42; Marcos 12:10 e Lucas 20:17, 18).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987