Bible

 

Êxodo 25

Studie

   

1 Então disse o Senhor a Moisés:

2 Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.

3 E esta é a oferta alçada que tomareis deles: ouro, prata, bronze,

4 estofo azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabras,

5 peles de carneiros tintas de vermelho, peles de golfinhos, madeira de acácia,

6 azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromàtico,

7 pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral.

8 E me farão um santuário, para que eu habite no meio deles.

9 Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.

10 Também farão uma arca de madeira ,de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.

11 E cobri-la-ás de ouro puro, por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma moldura de ouro ao redor;

12 e fundirás para ela quatro argolas de ouro, que porás nos quatro cantos dela; duas argolas de um lado e duas do outro.

13 Também farás varais de madeira de acácia, que cobrirás de ouro.

14 Meterás os varais nas argolas, aos lados da arca, para se levar por eles a arca.

15 Os varais permanecerão nas argolas da arca; não serão tirados dela.

16 E porás na arca o testemunho, que eu te darei.

17 Igualmente farás um propiciatório, de ouro puro; o seu comprimento será de dois covados e meio, e a sua largura de um côvado e meio.

18 Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.

19 Farás um querubim numa extremidade e o outro querubim na outra extremidade; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele.

20 Os querubins estenderão as suas asas por cima do propiciatório, cobrindo-o com as asas, tendo as faces voltadas um para o outro; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.

21 E porás o propiciatório em cima da arca; e dentro da arca porás o testemunho que eu te darei.

22 E ali virei a ti, e de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei contigo a respeito de tudo o que eu te ordenar no tocante aos filhos de Israel.

23 Também farás uma mesa de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados, a sua largura de um côvado e a sua altura de um côvado e meio;

24 cobri-la-ás de ouro puro, e lhe farás uma moldura de ouro ao redor.

25 Também lhe farás ao redor uma guarnição de quatro dedos de largura, e ao redor na guarnição farás uma moldura de ouro.

26 Também lhe farás quatro argolas de ouro, e porás as argolas nos quatro cantos, que estarão sobre os quatro pés.

27 Junto da guarnição estarão as argolas, como lugares para os varais, para se levar a mesa.

28 Farás, pois, estes varais de madeira de acácia, e os cobrirás de ouro; e levar-se-á por eles a mesa.

29 Também farás os seus pratos, as suas colheres, os seus cântaros e as suas tigelas com que serão oferecidas as libações; de ouro puro os farás.

30 E sobre a mesa porás os pães da o proposição perante mim para sempre.

31 Também farás um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará o candelabro, tanto o seu pedestal como a sua haste; os seus copos, os seus cálices e as suas corolas formarão com ele uma só peça.

32 E de seus lados sairão seis braços: três de um lado, e três do outro.

33 Em um braço haverá três copos a modo de flores de amêndoa, com cálice e corola; também no outro braço três copos a modo de flores de amêndoa, com cálice e corola; assim se farão os seis braços que saem do candelabro.

34 Mas na haste central haverá quatro copos a modo de flores de amêndoa, com os seus cálices e as suas corolas,

35 e um cálice debaixo de dois braços, formando com a haste uma só peça; outro cálice debaixo de dois outros braços, de uma só peça com a haste; e ainda outro cálice debaixo de dois outros braços, de uma só peça com a haste; assim será para os seis braços que saem do candelabro.

36 Os seus cálices e os seus braços formarão uma só peça com a haste; o todo será de obra batida de ouro puro.

37 Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para alumiar defronte dele.

38 Os seus espevitadores e os seus cinzeiros serão de ouro puro.

39 De um talento de ouro puro se fará o candelabro, com todos estes utensílios.

40 Atenta, pois, que os faças conforme o seu modelo, que te foi mostrado no monte.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 913

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

913. Que “o ouro” significa o bem do amor é porque os metais, do mesmo modo que todas e cada uma das coisas que aparecem no mundo natural, são correspondências; o ouro corresponde ao bem do amor, a prata às verdades da sabedoria, o cobre ou bronze ao bem da caridade, e o ferro às verdades da fé. Daí vem que esses metais também estão no mundo espiritual, uma vez que todas as coisas que l á aparecem são correspondências, pois correspondem às afeições e consequentemente aos pensamentos dos anjos, que em si mesmos são espirituais.

Que “o ouro”, pela correspondência, significa o bem do amor, pode-se ver pelas seguintes passagens:

“Aconselho-te a comprares de Mim ouro experimentado no fogo, para que te enriqueças” (Apocalipse 3:18).

“Como o ouro escureceu, o ouro mais purificado foi mudado; as pedras de santidade foram esparsas à cabeça de todas as ruas; os filhos-de Sião eram estimados em igualdade a ouro puro” (Lamentações 4:1, 2).

“Ele preservará as almas dos pobres e lhes dará do ouro de Sheba” (Salmo 72:13, 15).

“Em vez de bronze trarei ouro; em vez de ferro, prata; em vezde madeira, bronze; em vez. de pedras, ferro; Farei paz os teus inspetores e justiça os teus exatores” (Isaías 60:17).

“Eis, tu és sábio, nenhum segredo te foi escondido; na tua sabedoria e na tua inteligência fizeste para ti ouro e prata nos teus tesouros: estiveste no jardim do Edem: toda pedra preciosa era tua cobertura, e ouro” (Ezequiel 28:3, 4, 13).

“Uma multidão de camelos te cobrirá, todos os de Sheba virão, ouro e incenso trarão, e louvores de Jehovah anunciarão” (Isaias 60:6, 9, Mateus 2:11).

“Encherei esta casa de glória: Minha é a prata. Meu é o ouro; a glória desta última casa será maior do que a da anterior” (Ageu 2:7-9).

“Filhas de reis se encontram entre as tuas preciosas; a rainha permanece à tua direita em ouro excelente de Ofir, a sua vestimenta

érecamada de ouro” (Salmo 45:9, 13Ezequiel 16:13).

“Tomaste as tuas jóias de enfeite do Meu ouro e da Minha prata, que te dei, e fizeste para ti imagens de macho” (Ezequiel 16:17).

“Tomastes a Minha prata e o Meu ouro e levastes os Meus bens desejáveis para os vossos templos” (Joel 3:5).

[2] Como “o ouro” significava o bem do amor, é por isso que

“Quando Belshazar com os seus magnatas bebia vinho, nos vasos de ouro tirados do templo de Jerusalém, e ao mesmo tempo louvava os deuses de ouro, prata, cobre e ferro, houve palavras escritas na parede, e ele foi morto nessa mesma noite” (Daniel 5:2 e seguintes).

(Além disso em muitas outras passagens).

Uma vez que “o ouro” significava o bem do amor, por isso “a arca, em que estava a Lei, tinha sido coberta de ouro por dentro e por fora” (Êxodo 25:11); e por isso “o propiciatório e os querubins eram de ouro puro” (Êxodo 25:18); “o altar do perfume era de ouro puro” (Êxodo 30:3); igualmente “o castiçal com suas lâmpadas” (Êxodo 25:31, 38); e “a mesa, sobre a qual estavam os pães das faces, tinha sido coberta de ouro” (Êxodo 25:23, 24).

[3] Como “o ouro” significava o bem do amor, “a prata” a verdade de sabedoria, “o bronze” o bem do amor natural que se chama caridade, e “o ferro” a verdade da fé, é por isso que os antigos chamavam os períodos de tempo, desde o mais antigo até o último, de séculos; século de ouro, de prata, de bronze e de ferro.

Coisas semelhantes são significadas pela estátua que Nabucodonozor viu em sonho, “cuja cabeça era de ouro bom, o peito e os braços de prata, o ventre e as coxas de bronze, as pernas de ferro, os pés em parte de ferro e em parte de barro” (Daniel 2:32, 33). Por essas coisas são significados os estados sucessivos da Igreja neste mundo, desde os tempos mais antigos até hoje. O estado da Igreja atual é assim descrito:

“Quando vires o ferro misturado com o barro do oleiro, eles se misturarão por semente de homem, mas não terão coerência um com o outro, do mesmo modo que o ferro não se mistura com o barro” (Daniel 2:43).

Pelo “ferro” é significada a verdade da fé, como se disse; mas, quando não há verdade da fé e sim a fé sem a verdade, então há “o ferro misturado com o barro do oleiro”, os quais não têm coerência.

Pela “semente do homem”, com que eles serão misturados, é significada a Verdade da Palavra. Esse é o estado da igreja hoje. O que sucederá mais tarde é aí descrito em poucas palavras (versículo 45], mas em muitas palavras no capítulo 7, versículos 13-18, 27 (de Daniel).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987