Bible

 

Deuteronômio 7

Studie

   

1 Quando o Senhor teu Deus te houver introduzido na terra a que vais a fim de possuí-la, e tiver lançado fora de diante de ti muitas nações, a saber, os heteus, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu;

2 e quando o Senhor teu Deus tas tiver entregue, e as ferires, totalmente as destruirás; não farás com elas pacto algum, nem terás piedade delas;

3 não contrairás com elas matrimônios; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos;

4 pois fariam teus filhos desviarem-se de mim, para servirem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.

5 Mas assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas colunas, cortareis os seus aserins, e queimareis a fogo as suas imagens esculpidas.

6 Porque tu és povo santo ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, a fim de lhe seres o seu próprio povo, acima de todos os povos que há sobre a terra.

7 O Senhor não tomou prazer em vós nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que todos os outros povos, pois éreis menos em número do que qualquer povo;

8 mas, porque o Senhor vos amou, e porque quis guardar o juramento que fizera a vossos pais, foi que vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito.

9 Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é que é Deus, o Deus fiel, que guarda o pacto e a misericórdia, até mil gerações, aos que o amam e guardam os seus mandamentos;

10 e que retribui diretamente aos que o odeiam, para os destruir; não será remisso para quem o odeia, diretamente lhe retribuirá.

11 Guardarás, pois, os mandamentos, os estatutos e os preceitos que eu hoje te ordeno, para os cumprires.

12 Sucederá, pois, que, por ouvirdes estes preceitos, e os guardardes e cumprirdes, o Senhor teu Deus te guardará o pacto e a misericórdia que com juramento prometeu a teus pais;

13 ele te amará, te abençoará e te fará multiplicar; abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, o teu mosto e o teu azeite, a criação das tuas vacas, e as crias dos teus rebanhos, na terra que com juramento prometeu a teus pais te daria.

14 Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá estéril no meio de ti, seja homem, seja mulher, nem entre os teus animais.

15 E o Senhor desviará de ti toda enfermidade; não porá sobre ti nenhuma das más doenças dos egípcios, que bem conheces; no entanto as porás sobre todos os que te odiarem.

16 Consumirás todos os povos que o Senhor teu Deus te entregar; os teus olhos não terão piedade deles; e não servirás a seus deuses, pois isso te seria por laço.

17 Se disseres no teu coração: Estas nações são mais numerosas do que eu; como as poderei desapossar?

18 delas não terás medo; antes lembrarte-ás do que o Senhor teu Deus fez a Faraó e a todos os egípcios;

19 das grandes provas que os teus olhos viram, e dos sinais, e das maravilhas, e da mão forte, e do braço estendido, com que o Senhor teu Deus te tirou: Assim fará o Senhor teu Deus a todos os povos, diante dos quais tu temes.

20 Além disso o Senhor teu Deus mandará entre eles vespões, até que pereçam os restantes que se tiverem escondido de ti.

21 Não te espantes diante deles, porque o Senhor teu Deus está no meio de ti, Deus grande e terrível.

22 E o Senhor teu Deus lançará fora de diante de ti, pouco a pouco, estas nações; não poderás destruí-las todas de pronto, para que as feras do campo não se multipliquem contra ti.

23 E o Senhor tas entregará a ti, e lhes infligirá uma grande derrota, até que sejam destruídas.

24 Também os seus reis te entregará nas tuas mãos, e farás desaparecer o nome deles de debaixo do céu; nenhum te poderá resistir, até que os tenhas destruído.

25 As imagens esculpidas de seus deuses queimarás a fogo; não cobiçarás a prata nem o ouro que estão sobre elas, nem deles te apropriarás, para que não te enlaces neles; pois são abominação ao Senhor teu Deus.

26 Não meterás, pois, uma abominação em tua casa, para que não sejas anátema, semelhante a ela; de todo a detestarás, e de todo a abominarás, pois é anátema.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 921

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

921. Que 'edificou Noach um altar a Jehovah' signifique o representativo do Senhor vê-se pelo que se disse há pouco. Todos os ritos da Igreja Antiga eram representativos do Senhor, assim também os ritos da Igreja Judaica, mas o principal representativo foi depois o altar e, também, o holocausto, que, como era feito com bestas limpas e aves limpas, representava tal como significava: as bestas limpas, os bens da caridade, e as aves limpas, os veros da fé. Quando estas eram oferecidas, significavam na Antiga Igreja que se ofereciam ao Senhor as ofertas daí. Nenhuma outra coisa se pode oferecer ao Senhor senão a gratidão a Ele. Contudo, os descendentes, como os gentios e, também, os judeus, perverteram essas coisas, e nem mesmo sabiam que elas eram significativas, pondo o culto somente nos externos.

[2] Que o 'altar' tenha sido o principal representativo do Senhor pode-se ver também pelo fato de que os altares foram instituídos antes dos demais rituais, antes de a arca ser construída e antes de o templo ser edificado, mesmo entre as nações. Isto se vê a respeito de Abrão, que, quando chegou ao monte, ao oriente de Bethel,

Ergueu um altar e invocou o nome de Jehovah (Gênesis 12:8);

Foi-lhe ordenado que oferecesse Isaac em sacrifício sobre o altar (Gênesis 22:2, 9);

Jacob edificou um altar em Luz ou Bethel (Gênesis 35:6-7);

Moisés edificou um altar ao pé do Monte Sinai e sacrificou (Gênesis 35:6-7).

Isto foi antes de os sacrifícios serem instituídos e antes de a arca ser construída, donde o culto foi depois prestado no deserto. Que, semelhantemente, tenha havido altares entre as nações vê-se por Balaam,

Que disse a Balach que edificasse sete altares e preparasse sete bois e sete carneiros (Números 23:1-7, 14-18, 29-30),

E também, que foi ordenado que os altares das nações fossem destruídos, como em Deuteronômio 7:5 e Juízes 2:2. Por isso, o culto Divino por meio de altares e sacrifícios não era algo novo quando instituído entre os judeus. De fato, os altares eram edificados antes de saberem matar bois e gados sobre eles; na verdade, era um memorial.

[3] Que os 'altares' signifiquem o representativo do Senhor e os 'holocaustos' o culto a Ele daí, vê-se claramente nos Profetas e em Moisés a respeito de Levi, que tinha o sacerdócio:

"Ensinarão os Teus juízos a Jacob, e a Tua lei a Israel; porão incenso em Tuas narinas, e todo (holocausto) sobre o Teu altar" (Deuteronômio 33:10),

Em lugar de tudo do culto; que 'ensinariam os juízos a Jacob e a lei a Israel', em lugar do culto interno; que 'poriam incenso nas narinas e o todo sobre o altar', em lugar do culto externo correspondente, assim, em lugar de todo culto.

Em Isaías:

"Naquele dia o homem olhará para o seu Feitor, e os seus olhos olharão para o santo de Israel; e não olhará para os altares, obras de suas mãos" (Isaías 17:7-8), onde 'olhar para os altares' significa claramente o culto representativo em geral, que seria abolido.

No mesmo:

"Naquele dia o altar de Jehovah estará no meio da terra do Egito, e uma estátua junto ao seu limite, a Jehovah" (Isaías 19:19);

Aí também, o 'altar está em lugar do culto externo.

[4] Em Jeremias:

"O Senhor abandonou o Seu altar, detestou o Seu santuário" (Lamentações 2:7);

O 'altar' está em lugar do culto representativo, que se tornou idolátrico.

Em Oséias:

"Efraim multiplicou altares para pecar; para ele, altares foram para pecar" (Oséias 8:11);

Os 'altares' aí estão em lugar de todo representativo separado do interno e, assim, em lugar do que é idolátrico.

No mesmo:

"Serão destruídos os altos de Aven, pecado de Israel; espinhos e cardos subirão sobre os seus altares" (Oséias 10:8);

Aí, também, os 'altares' estão em lugar do culto idolátrico.

Em Amós:

"No dia em que Eu visitar as prevaricações de Israel sobre ele, também visitarei os altares de Bethel, e serão cortados os chifres do altar" (Amós 3:14), onde também os 'altares' estão em lugar do representativo que se tornou idolátrico.

[5] Em David:

"Conduzam-me ao monte de Tua santidade, e aos Teus habitáculos, e irei ao altar de Deus, a Deus, a alegria de minha exultação" (Salmos 43:3-4), onde o 'altar' está claramente em lugar do Senhor. Assim, a construção do altar na Igreja Antiga e na Judaica era um representativo do Senhor. Como o culto ao Senhor era prestado principalmente por meio de holocaustos e sacrifícios e, assim, estes significavam principalmente o culto representativo, daí se vê que o altar mesmo significa o representativo mesmo.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém