Bible

 

Deuteronômio 6

Studie

   

1 Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os preceitos que o Senhor teu Deus mandou ensinar-te, a fim de que os cumprisses na terra a que estás passando: para a possuíres;

2 para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e para que se prolonguem os teus dias.

3 Ouve, pois, ó Israel, e atenta em que os guardes, para que te vá bem, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te prometeu o Senhor Deus de teus pais.

4 Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

5 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.

6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;

7 e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.

8 Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos;

9 e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.

10 Quando, pois, o Senhor teu Deus te introduzir na terra que com juramento prometeu a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, que te daria, com grandes e boas cidades, que tu não edificaste,

11 e casas cheias de todo o bem, as quais tu não encheste, e poços cavados, que tu não cavaste, vinhas e olivais, que tu não plantaste, e quando comeres e te fartares;

12 guarda-te, que não te esqueças do Senhor, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.

13 Temerás ao Senhor teu Deus e o servirás, e pelo seu nome jurarás.

14 Não seguirás outros deuses, os deuses dos povos que houver à roda de ti;

15 porque o Senhor teu Deus é um Deus zeloso no meio de ti; para que a ira do Senhor teu Deus não se acenda contra ti, e ele te destrua de sobre a face da terra.

16 Não tentareis o Senhor vosso Deus, como o tentastes em Massá.

17 Diligentemente guardarás os mandamentos do Senhor teu Deus, como também os seus testemunhos, e seus estatutos, que te ordenou.

18 Também praticarás o que é reto e bom aos olhos do Senhor, para que te vá bem, e entres, e possuas a boa terra, a qual o Senhor prometeu com juramento a teus pais;

19 para que lance fora de diante de ti todos os teus inimigos, como disse o Senhor.

20 Quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que significam os testemunhos, estatutos e preceitos que o Senhor nosso Deus vos ordenou?

21 responderás a teu filho: Éramos servos de Faraó no Egito, porém o Senhor, com mão forte, nos tirou de lá;

22 e, aos nossos olhos, o Senhor fez sinais e maravilhas grandes e penosas contra o Egito, contra Faraó e contra toda a sua casa;

23 mas nos tirou de lá, para nos introduzir e nos dar a terra que com juramento prometera a nossos pais.

24 Pelo que o Senhor nos ordenou que observássemos todos estes estatutos, que temêssemos o Senhor nosso Deus, para o nosso bem em todo o tempo, a fim de que ele nos preservasse em vida, assim como hoje se vê.

25 E será justiça para nós, se tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o Senhor nosso Deus, como ele nos ordenou.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 474

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

474. (VERSÍCULOS 5, 6) E O ANJO, QUE VI ESTANDO SOBRE O MAR E SOBRE A TERRA, ERGUEU SUA MÃO PARA O CÉU E JUROU PELO QUE VIVE NOS SÉCULOS DOS SÉCULOS significa a afirmação e o testemunho do Senhor por Ele Mesmo. Pelo “anjo que está sobre o mar e sobre a terra” se entende o Senhor (n. 470). Por “erguer sua mão para o céu” é significada a afirmação de que “não haverá mais tempo” (final do versículo 6). Por “jurar” é significado o testemunho de que “nos dias da voz do sétimo anjo será consumado o mistério de Deus” (versículo 7). Por “Que vive nos séculos dos séculos” se entende o Senhor Mesmo, como no capítulo 1:18, capítulo

4:9, 10, capítulo 5:14 e em Daniel 4:34. Que o Senhor dá testemunho por Si Mesmo será visto em breve.

Pelo que foi dito, é evidente que pelas palavras “E o anjo, que vi estando sobre o mar e sobre a terra, ergueu a sua mão para o céu e jurou pelo Que vive nos séculos dos séculos” é significada a afirmação e o testemunho do Senhor por Ele Mesmo.

[2] Que Jehovah jura, isto é, dá testemunho por Si Mesmo, é evidente pelas seguintes passagens:

“Por Mim jurei, saiu de Minha boca uma palavra que não ser á revogada” (Isaias 45:23).

“Por Mim jurei que na desolação estará esta casa” (Jeremias 22:5).

“Jurou Jehovah peia Sua Alma” (Jeremias 51:14; Amós 6:8).

“Jurou Jehovah peia Sua Santidade” (Amós 4:2).

“Jurou Jehovah pela Sua dextra e pelo braço de Sua força” (Isaias 62:8).

“Eis Eu jurei pelo Meu grande nome” (Jeremias 44:26).

Que Jehovah, isto é, o Senhor “jura por Si Mesmo” significa que a Divina Verdade testifica, porque Ele é a Divina Verdade Mesma, que dá testemunho de Si Mesma e por Si Mesma. Além disso vê-se que “Jehovah jurou” em Isaias 14:24, Isaias 54:9Salmo 89:3, 35, Salmo 95:11, Salmo 110:4 e Salmo 132:11. Diz-se que o Senhor jurou, porque a Igreja instituída entre os filhos de Israel foi uma Igreja representativa e, por conseguinte, a conjunção do Senhor com a Igreja foi representada por uma aliança, tal qual ela é feita entre duas pessoas que afirmam suas convenções por um juramento. Por isso, como há um juramento de aliança, é dito que “Jehovah jurou”; entretanto, por esse modo não se entende que Jehovah jurou, mas se entende que a Divina Verdade atesta isso.

[3] Que houve um juramento de aliança, é evidente pelas seguintes passagens:

“Jurei-te e entrei em aliança, a fim de que fosses Meu” (Ezequiel 16:8).

“Para recordar-se da aliança, do juramento que jurou” (Lucas 1:72, 73).

(Também no Salmo 105:9; Jeremias 11:3; Jeremias 33:22; Deuteronômio 1:34, 35; Deuteronômio 10:11; Deuteronômio 11:9, 21; Deuteronômio 26:3, 15; Deuteronômio 31:20; Deuteronômio 34:4).

Como a aliança era o representativo da conjunção do Senhor com a Igreja e reciprocamente da Igreja com o Senhor, e como havia um juramento de aliança e era necessário jurar pela verdade em si, por conseguinte por essa verdade, é por isso que foi permitido aos filhos de Israel jurarem por Jehovah e assim pela Divina Verdade (Êxodo 20:7, Levítico 19:12, Deuteronômio 6:13Deuteronômio 10:20, Isaías 48:1, Isaías 65:16Jeremias 4:2, Zacarias 5:4). Mas, depois que os representativos da Igreja foram revogados, os juramentos da aliança também foram revogados pelo Senhor (Mateus 5:33-37, 23:16-22).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987