Bible

 

Deuteronômio 34

Studie

   

1 Então subiu Moisés das planícies de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está defronte de Jericó; e o Senhor mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até ,

2 todo o Naftali, a terra de Efraim e Manassés, toda a terra de Judá, até o mar ocidental,

3 o Negebe, e a planície do vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar.

4 E disse-lhe o Senhor: Esta é a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: ë tua descendência a darei. Eu te fiz -la com os teus olhos, porém para lá não passarás.

5 Assim Moisés, servo do Senhor, morreu ali na terra de Moabe, conforme o dito do Senhor,

6 que o sepultou no vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura.

7 Tinha Moisés cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escurecera a vista, nem se lhe fugira o vigor.

8 Os filhos de Israel prantearam a Moisés por trinta dias nas planícies de Moabe; e os dias do pranto no luto por Moisés se cumpriram.

9 Ora, Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés lhe tinha imposto as mãos; assim se filhos de Israel lhe obedeceram , e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés.

10 E nunca mais se levantou em Israel profeta como Moisés, a quem o Senhor conhecesse face a face,

11 nem semelhante em todos os sinais e maravilhas que o Senhor o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó: e a todos os seus servos, e a toda a sua terra;

12 e em tudo o que Moisés operou com mão forte, e com grande espanto, aos olhos de todo o Israel.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 474

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

474. (VERSÍCULOS 5, 6) E O ANJO, QUE VI ESTANDO SOBRE O MAR E SOBRE A TERRA, ERGUEU SUA MÃO PARA O CÉU E JUROU PELO QUE VIVE NOS SÉCULOS DOS SÉCULOS significa a afirmação e o testemunho do Senhor por Ele Mesmo. Pelo “anjo que está sobre o mar e sobre a terra” se entende o Senhor (n. 470). Por “erguer sua mão para o céu” é significada a afirmação de que “não haverá mais tempo” (final do versículo 6). Por “jurar” é significado o testemunho de que “nos dias da voz do sétimo anjo será consumado o mistério de Deus” (versículo 7). Por “Que vive nos séculos dos séculos” se entende o Senhor Mesmo, como no capítulo 1:18, capítulo

4:9, 10, capítulo 5:14 e em Daniel 4:34. Que o Senhor dá testemunho por Si Mesmo será visto em breve.

Pelo que foi dito, é evidente que pelas palavras “E o anjo, que vi estando sobre o mar e sobre a terra, ergueu a sua mão para o céu e jurou pelo Que vive nos séculos dos séculos” é significada a afirmação e o testemunho do Senhor por Ele Mesmo.

[2] Que Jehovah jura, isto é, dá testemunho por Si Mesmo, é evidente pelas seguintes passagens:

“Por Mim jurei, saiu de Minha boca uma palavra que não ser á revogada” (Isaias 45:23).

“Por Mim jurei que na desolação estará esta casa” (Jeremias 22:5).

“Jurou Jehovah peia Sua Alma” (Jeremias 51:14; Amós 6:8).

“Jurou Jehovah peia Sua Santidade” (Amós 4:2).

“Jurou Jehovah pela Sua dextra e pelo braço de Sua força” (Isaias 62:8).

“Eis Eu jurei pelo Meu grande nome” (Jeremias 44:26).

Que Jehovah, isto é, o Senhor “jura por Si Mesmo” significa que a Divina Verdade testifica, porque Ele é a Divina Verdade Mesma, que dá testemunho de Si Mesma e por Si Mesma. Além disso vê-se que “Jehovah jurou” em Isaias 14:24, Isaias 54:9Salmo 89:3, 35, Salmo 95:11, Salmo 110:4 e Salmo 132:11. Diz-se que o Senhor jurou, porque a Igreja instituída entre os filhos de Israel foi uma Igreja representativa e, por conseguinte, a conjunção do Senhor com a Igreja foi representada por uma aliança, tal qual ela é feita entre duas pessoas que afirmam suas convenções por um juramento. Por isso, como há um juramento de aliança, é dito que “Jehovah jurou”; entretanto, por esse modo não se entende que Jehovah jurou, mas se entende que a Divina Verdade atesta isso.

[3] Que houve um juramento de aliança, é evidente pelas seguintes passagens:

“Jurei-te e entrei em aliança, a fim de que fosses Meu” (Ezequiel 16:8).

“Para recordar-se da aliança, do juramento que jurou” (Lucas 1:72, 73).

(Também no Salmo 105:9; Jeremias 11:3; Jeremias 33:22; Deuteronômio 1:34, 35; Deuteronômio 10:11; Deuteronômio 11:9, 21; Deuteronômio 26:3, 15; Deuteronômio 31:20; Deuteronômio 34:4).

Como a aliança era o representativo da conjunção do Senhor com a Igreja e reciprocamente da Igreja com o Senhor, e como havia um juramento de aliança e era necessário jurar pela verdade em si, por conseguinte por essa verdade, é por isso que foi permitido aos filhos de Israel jurarem por Jehovah e assim pela Divina Verdade (Êxodo 20:7, Levítico 19:12, Deuteronômio 6:13Deuteronômio 10:20, Isaías 48:1, Isaías 65:16Jeremias 4:2, Zacarias 5:4). Mas, depois que os representativos da Igreja foram revogados, os juramentos da aliança também foram revogados pelo Senhor (Mateus 5:33-37, 23:16-22).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987