Bible

 

Deuteronômio 32

Studie

   

1 Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.

2 Caia como a chuva a minha doutrina; destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como chuvas sobre a relva.

3 Porque proclamarei o nome do Senhor; engrandecei o nosso Deus.

4 Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniqüidade; justo e reto é ele.

5 Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, e isso é a sua mancha; geração perversa e depravada é.

6 É assim que recompensas ao Senhor, povo louco e insensato? não é ele teu pai, que te adquiriu, que te fez e te estabeleceu?

7 Lembra-te dos dias da antigüidade, atenta para os anos, geração por geração; pergunta a teu pai, e ele te informará, aos teus anciãos, e eles to dirão.

8 Quando o Altíssimo dava às nações a sua herança, quando separava os filhos dos homens, estabeleceu os termos dos povos conforme o número dos filhos de Israel.

9 Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.

10 Achou-o numa terra deserta, e num erma de solidão e horrendos uivos; cercou-o de proteção; cuidou dele, guardando-o como a menina do seu olho.

11 Como a águia desperta o seu ninho, adeja sobre os seus filhos e, estendendo as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas,

12 assim só o Senhor o guiou, e não havia com ele deus estranho.

13 Ele o fez cavalgar sobre as alturas da terra, e comer os frutos do campo; também o fez chupar mel da rocha e azeite da dura pederneira,

14 coalhada das vacas e leite das ovelhas, com a gordura dos cordeiros, dos carneiros de Basã, e dos bodes, com o mais fino trigo; e por vinho bebeste o sangue das uvas.

15 E Jesurum, engordando, recalcitrou (tu engordaste, tu te engrossaste e te cevaste); então abandonou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação.

16 Com deuses estranhos o moveram a zelos; com abominações o provocaram à ira:

17 Ofereceram sacrifícios aos demônios, não a Deus, a deuses que não haviam conhecido, deuses novos que apareceram há pouco, aos quais os vossos pais não temeram.

18 Olvidaste a Rocha que te gerou, e te esqueceste do Deus que te formou.

19 Vendo isto, o Senhor os desprezou, por causa da provocação que lhe fizeram seus filhos e suas filhas;

20 e disse: Esconderei deles o meu rosto, verei qual será o seu fim, porque geração perversa são eles, filhos em quem não hà fidelidade.

21 A zelos me provocaram cem aquilo que não é Deus, com as suas vaidades me provocaram à ira; portanto eu os provocarei a zelos com aquele que não é povo, com uma nação insensata os despertarei à ira.

22 Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arde até o mais profundo do Seol, e devora a terra com o seu fruto, e abrasa os fundamentos dos montes.

23 Males amontoarei sobre eles, esgotarei contra eles as minhas setas.

24 Consumidos serão de fome, devorados de raios e de amarga destruição; e contra eles enviarei dentes de feras, juntamente com o veneno dos que se arrastam no pó.

25 Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor, tanto ao mancebo como à virgem, assim à criança de peito como ao homem encanecido.

26 Eu teria dito: Por todos os cantos os espalharei, farei cessar a sua memória dentre os homens,

27 se eu não receasse a vexação da parte do inimigo, para que os seus adversários, iludindo-se, não dissessem: A nossa mão está exaltada; não foi o Senhor quem fez tudo isso.

28 Porque são gente falta de conselhos, e neles não há entendimento.

29 Se eles fossem sábios, entenderiam isso, e atentariam para o seu fim!

30 Como poderia um só perseguir mil, e dois fazer rugir dez mil, se a sua Rocha não os vendera, e o Senhor não os entregara?

31 Porque a sua rocha não é como a nossa rocha, sendo até os nossos inimigos juízes disso.

32 Porque a sua vinha é da vinha de Sodoma e dos campos de Gomorra; as suas uvas são uvas venenosas, seus cachos são amargos.

33 O seu vinho é veneno de serpentes, e peçonha cruel de víboras.

34 Não está isto encerrado comigo? selado nos meus tesouros?

35 Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo em que resvalar o seu ; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder se apressam a chegar.

36 Porque o Senhor vindicará ao seu povo, e se arrependerá no tocante aos seus servos, quando vir que o poder deles já se foi, e que não resta nem escravo nem livre.

37 Então dirá: Onde estão os seus deuses, a rocha em que se refugiavam,

38 os que comiam a gordura dos sacrifícios deles e bebiam o vinho das suas ofertas de libação? Levantem-se eles, e vos ajudem, a fim de que haja agora refúgio para vós.

39 Vede agora que eu, eu o sou, e não há outro deus além de mim; eu faço morrer e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar da minha mão.

40 Pois levanto a minha mão ao céu, e digo: Como eu vivo para sempre,

41 se eu afiar a minha espada reluzente, e a minha mão travar do juízo, então retribuirei vingança aos meus adversários, e recompensarei aos que me odeiam.

42 De sangue embriagarei as minhas setas, e a minha espada devorará carne; do sangue dos mortes e dos cativos, das cabeças cabeludas dos inimigos

43 Aclamai, ó nações, com alegria, o povo dele, porque ele vingará o sangue dos seus servos; aos seus adversários retribuirá vingança, e fará expiação pela sua terra e pelo seu povo.

44 Veio, pois, Moisés, e proferiu todas as palavras deste cântico na presença do povo, ele e Oséias, filho de Num.

45 E, acabando Moisés de falar todas essas palavras a todo o Israel,

46 disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que eu hoje vos testifico, as quais haveis de recomendar a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei.

47 Porque esta palavra não vos é vã, mas é a vossa vida, e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra à qual ides, passando o Jordão, para a possuir.

48 Naquele mesmo dia falou o Senhor a Moisés, dizendo:

49 Sobe a este monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e a terra de Canaã, que eu dou aos filhos de Israel por possessão;

50 e morre no monte a que vais subir, e recolhe-te ao teu povo; assim como Arão, teu irmão, morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo;

51 porquanto pecastes contra mim no meio dos filhos de Israel, junto às águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim, pois não me santificastes no meio dos filhos de Israel.

52 Pelo que verás a terra diante de ti, porém lá não entrarás, na terra que eu dou aos filhos de Israel.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 567

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

567. APOCALIPSE CAPÍTULO 13

1. E VI UMA BESTA QUE SUBIA DO MAR, TENDO SETE CABEÇAS E DEZ CHIFRES E SOBRE SEUS CHIFRES DEZ DIADEMAS E SOBRE SUAS CABEÇAS UM NOME DE BLASFÊMIA.

2. E A BESTA QUE VI ERA SEMELHANTE A UM LEOPARDO E SEUS PÉS COMO DE URSO E SUA BOCA COMO BOCA DE LEÃO; E O DRAGÃO LHE DEU A SUA FORÇA E O SEU TRONO E GRANDE PODER.

3. E VI UMA DE SUAS CABEÇAS COMO FERIDA DE MORTE E SUA FERIDA MORTAL FOI CURADA; E TODA A TERRA SE MARAVILHOU APÓS A BESTA.

4. E ADORARAM O DRAGÃO, QUE DEU PODER À BESTA, E ADORARAM A BESTA, DIZENDO: QUEM É SEMELHANTE À BESTA, QUEM PODE COMBATER CONTRA ELA?

5. E LHE FOI DADA UMA BOCA QUE FALAVA GRANDES

COISAS E BLASFÊMIAS E LHE FOI DADO O PODER DE AGIR QUARENTA E DOIS MESES.

6. E ABRIU SUA BOCA EM BLASFÊMIA CONTRA DEUS, PARA BLASFEMAR CONTRA SEU NOME E SEU TABERNÁCULO E OS QUE HABITAM NO CÉU.

7. E LHE FOI PERMITIDO FAZER A GUERRA AOS SANTOS E VENCÊ-LOS; E LHE FOI DADO PODER SOBRE TODA A TRIBO E LÍNGUA E NAÇÃO.

8. E A ADORARÃO TODOS OS HABITANTES DA TERRA, DOS QUAIS NÃO FORAM ESCRITOS OS NOMES NO LIVRO DE VIDA DO CORDEIRO, MORTO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO.

9. SE ALGUÉM TEM OUVIDO, OUÇA.

10. SE ALGUÉM LEVA EM CATIVEIRO, EM CATIVEIRO IRA; SE ALGUÉM MATA PELA ESPADA, É NECESSÁRIO QUE SEJA MORTO PELA ESPADA. AQUI ESTÁ A PACIÊNCIA E A FÉ DOS SANTOS.

11. E VI UMA OUTRA BESTA SUBINDO DA TERRA, E ELA TINHA DOIS CHIFRES COMO O CORDEIRO, E FALAVA COMO O DRAGÃO.

12. E EXERCE TODO O PODER DA PRIMEIRA BESTA NA PRESENÇA DELE E FAZ COM QUE A TERRA E SEUS HABITANTES ADOREM A PRIMEIRA BESTA, CUJA FERIDA MORTAL FOI CURADA.

13. E FAZ GRANDES SINAIS, DE TAL MODO QUE FAZ DESCER FOGO DO CÉU à TERRA DIANTE DOS HOMENS.

14. E SEDUZ OS HABITANTES DA TERRA, POR CAUSA DOS SINAIS QUE LHE FOI PERMITIDO FAZER DIANTE DA BESTA, DIZENDO AOS HABITANTES SOBRE A TERRA QUE FAÇAM UMA IMAGEM À BESTA, QUE TEM A FERIDA DA ESPADA E VIVIA.

15. E FOI-LHE CONCEDIDO DAR ESPIRITO À IMAGEM DA BESTA, PARA QUE A IMAGEM DA BESTA PUDESSE FALAR E FAZER COM QUE OS QUE NÃO ADORASSEM A IMAGEM DA BESTA FOSSEM MORTOS.

16. E FAZ QUE A TODOS, PEQUENOS E GRANDES, RICOS E POBRES, LIVRES E ESCRAVOS, LHES SEJA DADA CERTA MARCA SOBRE SUA MÃO DIREITA E SOBRE SUAS TESTAS.

17. E QUE NINGUÉM POSSA COMPRAR OU VENDER, SE NÃO TIVER A MARCA OU O NOME DA BESTA, OU O NÚMERO DO NOME DELA.

18. AQUI ESTÁ A SABEDORIA. AQUELE QUE TEM INTELIGÊNCIA CALCULE O NÚMERO DA BESTA, POIS É NÚMERO DE HOMEM, E SEU NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS.

CONTEÚDO DE CADA VERSICULÔ

1. E VI UMA BESTA QUE SUBIA DO MAR significa os leigos que, na Igreja dos Reformados, estão na doutrina e na fé do dragão a respeito de Deus e da salvação (n. 567). TENDO SETE CABEÇAS significa a loucura resultante de meras falsidades (n. 568). E DEZ CHIFRES significa muito poder (n. 569). E SOBRE SEUS CHIFRES DEZ DIADEMAS significa o poder de falsificar muitas verdades da Palavra (n. 570). E SOBRE SUAS CABEÇAS UM NOME DE BLASFÊMIA significa a negação do Divino Humano do Senhor, e a doutrina da Igreja, tirada não da Palavra mas da própria inteligência (n. 571).

2. E A BESTA QUE VI ERA SEMELHANTE A UM LEOPARDO significa uma heresia destruidora da Igreja, porque ela provém das verdades falsificadas da Palavra (n. 572). E SEUS PÉS COMO DE URSO significa cheia de ilusões provenientes do sentido da letra da Palavra, lido mas não entendido (n. 573). E SUA BOCA COMO BOCA DE LEÃO significa os raciocínios provenientes das falsidades como se fossem provenientes das verdades (n. 574). E O DRAGÃO LHE DEU A SUA FORÇA E O SEU TRONO E GRANDE PODER significa que essa heresia tem força e reina por meio da recepção pelos leigos (n. 575).

3. E VI UMA DE SUAS CABEÇAS COMO FERIDA DE MORTE significa que a doutrina sobre a fé sá não concorda com a Palavra, onde as obras são ordenadas tantas vezes (n. 576). E SUA FERIDA MORTAL FOI CURADA significa o remédio dela (n. 577). E TODA A TERRA SE MARAVILHOU APÓS A BESTA significa que então essa doutrina e essa fé foram recebidas com alegria (n. 578).

4. E ADORARAM O DRAGÃO, QUE DEU PODER À BESTA significa o reconhecimento de que elas (a doutrina e a fé) são tais quais foram apresentadas pelos chefes e pregadores que lhes deram força, fazendo-as receber pela comunidade geral (n. 579). E ADORARAM A BESTA significa o reconhecimento pela comunidade geral de que é uma verdade santa (n. 580). DIZENDO: QUEM É SEMELHANTE À BESTA, QUEM PODE COMBATER CONTRA ELA? significa a excelência dessa doutrina, porque ninguém pode contraditá-la (n. 581).

5. E LHE FOI DADA UMA BOCA QUE FALAVA GRANDES COISAS E BLASFÊMIAS significa que ela ensina males e falsidades (n. 582). E LHE FOI DADO O PODER DE AGIR QUARENTA É DOIS MESES significa a faculdade de ensinar e praticar os males e falsidades dessa doutrina até o fim daquela Igreja e o começo da Nova (n. 583).

6. E ABRIU SUA BOCA EM BLASFÊMIAS CONTRA DEUS PARA BLASFEMAR CONTRA O SEU NOME significa os seus discursos, que são escândalos contra o Divino Mesmo e contra o Divino Humano do Senhor, e, ao mesmo tempo, contra tudo que é da Igreja proveniente da Palavra pela qual o Senhor é cultuado (n. 584). E CONTRA SEU TABERNÁCULO E OS QUE HABITAM NO CÉU significa os escândalos contra a Igreja celeste do Senhor e contra o céu (n. 585).

7. E LHE FOI PERMITIDO FAZER A GUERRA AOS SANTOS E VENCÊ-LOS significa que eles atacaram as Divinas Verdades da Palavra e as derrubaram (n. 586). E LHE FOI DADO PODER SOBRE TODA A TRIBO E LÍNGUA E NAÇÃO significa assim domínio sobre todas as coisas da Igreja, não só sobre as que pertencem à sua doutrina, mas também sobre as que pertencem à sua vida (n. 587).

8. E A ADORARÃO TODOS OS HABITANTES DA TERRA, DOS QUAIS NÃO FORAM ESCRITOS OS NOMES NO LIVRO DE VIDA DO CORDEIRO significa que todos reconheceram essa doutrina herética como coisa santa da Igreja, exceto aqueles que creram no Senhor (n. 588). MORTO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO significa o não reconhecimento do Divino Humano do Senhor desde a instauração da Igreja (n. 589).

9. SE ALGUÉM TEM OUVIDO, OUÇA significa que aqueles que querem ser sábios prestam atenção a estas coisas (n. 590).

10. SE ALGUÉM LEVA EM CATIVEIRO, EM CATIVEIRO IRÁ significa que aquele que, por essa doutrina herética, desviar os outros de bem crer e de bem viver é arrastado para o inferno por seus próprios males e falsidades (n. 591). SE ALGUÉM MATA PELA ESPADA, É

NECESSÁRIO QUE SEJA MORTO PELA ESPADA significa que aquele que destrói a alma de um outro pelas falsidades é destruído pelas falsidades e perece (n. 592). AQUI ESTÁ A PACIÊNCIA E A FÉ DOS SANTOS significa que o homem da Nova Igreja do Senhor, pelas tentações que vêm dos males e falsidades, é examinado em sua qualidade quanto à vida e quanto à fé (n. 593).

11. E VI UMA OUTRA BESTA SUBINDO DA TERRA significa os clérigos que estão na doutrina e na fé do Dragão sobre Deus e sobre a salvação (n. 594). E ELA TINHA DOIS CHI FRES COMO O CORDEIRO E FALAVA COMO O DRAGÃO significa que eles falam, ensinam e escrevem segundo a Palavra, como se (os seus discursos, lições e escritos) fossem a Divina Verdade do Senhor e, entretanto, são a verdade faalsificada (n. 595).

12. É EXERCE TODO O PODER DA PRIMEIRA BESTA NA PRESENÇA DELE significa que eles confirmaram os dogmas e que por isso têm forca (n. 596). E FAZ COM QUE A TERRA E SEUS HABITANTES ADOREM A PRIMEIRA BESTA, CUJA FERIDA MORTAL FOI CURADA significa que pelas confirmações foi estabelecido que se reconheceria como coisa santa da Igreja o que tinha sido recebido pela comunidade inteira (n. 597).

13. E FAZ GRANDES SINAIS significa testemunhos de que as coisas que eles ensinam são verdades, e entretanto são falsidades (n. 598). DE TAL MODO QUE FAZ DESCER FOGO DO CÉU À TERRA DIANTE DOS HOMENS significa atestações de que suas falsidades são verdades (n. 599).

14. E SEDUZ OS HABITANTES DA TERRA POR CAUSA DOS SINAIS QUE LHE FOI PERMITIDO FAZER DIANTE DA BESTA significa que, pelos testemunhos e atestações, eles induzem em erros os homens da Igreja (n. 600).

DIZENDO AOS HABITANTES SOBRE A TERRA QUE FAÇAM UMA IMAGEM À BESTA QUE TEM A FERIDA DA ESPADA E VIVIA significa que eles levam o homem da Igreja a receber por doutrina que a fé é o único meio de salvação, pelas razões já mencionadas (n. 601).

15. E FOI-LHE CONCEDIDO DAR ESPÍRITO À IMAGEM DA BESTA, PARA QUE A IMAGEM DA BESTA PUDESSE FALAR significa que lhes foi permitido confirmar essa doutrina por meio da Palavra, pela qual é ensinada como se fosse viva (n. 602).

E FAZER COM QUE OS QUE NÃO ADORASSEM A IMAGEM DA BESTA FOSSEM MORTOS significa que eles pronunciam a da nação sobre aqueles que não reconhecem a doutrina de sua fé como a doutrina santa da Igreja (n. 603).

16. E FAZ QUE A TODOS, PEQUENOS E GRANDES, RICOS E POBRES, LIVRES E ESCRAVOS significa todos naquela Igreja, de qualquer condição, erudição e inteligência (n. 604).

LHES SEJA DADA CERTA MARCA SOBRE SUA MÃO DIREITA E SOBRE SUAS TESTAS significa que ninguém é reconhecido como cristão reformado se não receber essa doutrina pela fé e pelo amor (n. 605).

17. E QUE NINGUÉM POSSA COMPRAR OU VENDER SE NAO TIVER A MARCA OU O NOME DA BESTA. OU O NÚMERO DO NOME DELA significa que a ninguém é permitido ensinar segundo a Palavra, exceto se reconhecer essa (doutrina), e jurar fé e amor por ela ou por alguma coisa que concorde com ela (n. 606).

18. AQUI ESTÁ A SABEDORIA significa que compete a um sábio, segundo o que foi dito e explicado neste capítulo, ver e compreender quais são a doutrina e a fé sobre Deus e sobre a salvação entre os clérigos (n. 607).

AQUELE QUE TEM INTELIGÊNCIA CALCULE O NÚMERO DA BESTA significa que aquele que está na ilustração pelo Senhor pode conhecer neles a qualidade das confirmações dessa doutrina e dessa fé derivadas da Palavra (n. 608).

POIS É NÚMERO DE HOMEM significa a qualidade da Palavra e, por conseguinte, da Igreja (n. 609).

E SEU NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS significa essa qualidade, que toda a verdade da Palavra foi falsificada por eles (n. 610).

EXPLICAÇÃO

(VERSÍCULO 1) E VI UMA BESTA QUE SUBIA DO MAR significa os leigos que, na Igreja dos Reformados, estão na doutrina e na fé do Dragão a respeito de Deus e da salvação. O que é a fé do Dragão e como é essa fé vê-se no n. 537. Neste capítulo, continua-se o exame da mesma fé. Por essa “besta que foi vista subindo do mar” se entende essa fé entre os leigos, e pela “besta que subia da terra”, de que trata o versículo 11, se entende essa fé entre os clérigos. Que aqui se continua a tratar do Dragão é evidente pelas passa gens deste capítulo:

“o Dragão deu à besta que subia do mar sua força, seu trono e grande poder” (versículo 2);

“e eles adoraram o Dragão que tinha dado o poder à besta" (versículo 4);

“e a besta que tinha subido da terra falava como o Dragão” (versículo 11);

e “todo o poder da primeira besta ela o exerce diante do Dragão” (versículo 12).

Os leigos se entendem pela “besta do mar” e os clérigos pela “besta da terra”, porque “o mar” significa o externo da Igreja e “a terra” o interno da Igreja (n. 398 e em outros lugares), e os leigos estão nas coisas externas da doutrina da Igreja, enquanto os clérigos estão nas coisas internas. Por essa razão também “a besta que subiu da terra” é chamada, em continuação, de “falso profeta”. (Diz-se) que eles — clé rigos e leigos — estão na Igreja dos Reformados, porque aqui se trata dos Reformados até o capítulo 16

inclusive, e dos Católicos romanos nos capítulos 17, 18, depois disso do Juízo Final e finalmente da Nova Igreja.

[2] Eles foram vistos como “bestas”, porque o Dragão é uma besta e porque “uma besta”, na Palavra, significa o homem quanto às suas afeições. As bestas não daninhas e úteis o representam quanto às boas afeições e as bestas maléficas e inúteis quanto às suas más afeições. Por isso, os homens da Igreja são, geralmente, chamados “ovelhas”, uma reunião deles é chamada “rebanho”, e quem os instrui

édenominado “pastor”. Daí vem também que a Palavra, quanto ao poder, à afeição, ao entendimento e à sabedoria, foi descrita anteriormente por “quatro animais”, que eram “um leão, um bezerro, uma águia e um homem” (capítulo 4) e que o entendimento da Palavra foi descrito por “cavalos” (capítulo 6). A razão disso é que as afeições do homem no mundo espiritual aparecem, ao longe, como bestas, como já se disse muitas vezes, e que as bestas, consideradas em si mesmas, nada mais são que formas de afeições naturais, enquanto os homens são não somente as formas das afeições naturais, mas ao mesmo tempo formas das afeições espirituais.

[3] Que os homens quanto às afeições se entendem pelas bestas, pode-se ver pelas seguintes passagens:

“Uma chuva de benevolências fazes cair; confirmarás Tua herança sofredora; a besta (da Tua reunião) habitará nela” (Salmo 68:9, 10).

“A mim toda a fera da floresta, as bestas nos montes aos milhares;

conheço todas as aves dos montes; comigo todas as bestas dos Meus campos” (Salmo 50:11).

“Aschur é um cedro no Líbano, elevada se tornou sua altura; em seus ramos fizeram ninhos todas as aves do céu; e sob seus ramos todas as bestas do campo conceberam; e na sua sombra habitaram todas as grandes nações” (Ezequiel 31:3-6, 10, 13, Daniel 4:7-13).

“Naquele dia, farei para eles um tratado com a besta do campo e com a ave dos céus e Te desposarei para a eternidade” (Oséias 2:18, 19).

“Regozija-te e alegra-te; não temais bestas dos Meus campos, porque os habitáculos do deserto se tornaram relvosos” (Joel 2:21, 22).

“Naquele dia haverá grande perturbação; Judah pelejará contra Jerusalém e haverá chaga do cavalo, do mulo, do camelo e de toda besta; em seguida todo o resíduo subirá a Jerusalém” (Zacarias 14:13-16).

“As aves o abominarão; e toda a besta da terra o condenará” (Isaías 18:6).

“Tu, filho do homem, dize à ave de toda a asa e a toda besta do campo: Ajuntai-vos para o Meu sacrifício sobre os montes de Israel; assim darei Minha glória entre as nações” (Ezequiel 39:17-21).

“Jehovah ajunta os expulsos de Israel; vinde toda a besta dos meus campos” (Isaías 56:8, 9).

“Jehovah destruirá Aschur; toda a besta da nação descansará no meio dele; tanto o pelicano como o pato nas suas romanzeiras” (Sofonias 2:13, 14).

“As ovelhas dispersas estão sem pastor e há alimento para toda a besta do campo” (Ezequiel 34:5, 8).

“Estender-te-ei sobre as faces do campo, farei habitar sobre ti toda a ave dos céus e se fartará de ti toda a besta da terra” (Ezequiel 32:4), Também em Ezequiel 5:17; 29:5; 33:27; 39:4 e Jeremias 15:3; 16:4; 19:7; 27:5, 6.

“Um Inimigo com opróbrio ofende Jehovah; não dês à besta a alma da rola” (Salmo 74:18, 19).

“Vi em visão quatro bestas subindo do mar; a primeira era como um leão com asas de águia; a segunda semelhante a um urso; a terceira como um leopardo; e a quarta era terrível” (Daniel 7:2-7).

“O espírito impelindo Jesus fez com que Ele fosse para o deserto; e estava com as bestas e os anjos O serviam” (Marcos 1:12, 13).

[4] Ele não estava com as bestas, mas com os diabos, que aqui são entendidos pelas bestas.Além disso em muitas outras passagens, onde “bestas” e “feras” são nomeadas, como em Isaías 35:9, Isaías 43:20, Jeremias 12:4, 8-10, Ezequiel 8:10, Ezequiel 34:23, 25, 28, 38:18-20, Oséias 4:2, 3, 13:8, Joel 1:16, 18, 20, Habacuque 2:17, Daniel 2:37, 38, Salmo 8:6-8, 80:13, 104:10, 11, 14, 20, 25, 148:7, 10, Êxodo 23:28-30, Levítico 26:6, Deuteronômio 7:22, 32:24. Nestas passagens, pelas “bestas” são significados os homens quanto às afeições.

[5] Pelo “homem” e pela “besta”, ao mesmo tempo, é significado o homem quanto à afeição espiritual e quanto à afeição natural nas seguintes passagens: Jeremias 7:20, 21:6, 27:5, 31:27, 32:43, 33:10-12, 36:29, 50;3, Ezequiel 14:13, 17, 19, 25:13, 32:13, 36:11, Sofonias 1:2-3, Zacarias 2;4, 8:9, 10, Jonas 3:7, 8, Salmo 36:6, Números 18:15.

Por todas as bestas que eram sacrificadas eram significadas as afeições boas; igualmente pelas bestas que serviam para alimentação. As afeições más eram significadas pelas bestas que não deviam ser comidas (Levítico 20:25, 26).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987