Bible

 

Deuteronômio 32

Studie

   

1 Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.

2 Caia como a chuva a minha doutrina; destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como chuvas sobre a relva.

3 Porque proclamarei o nome do Senhor; engrandecei o nosso Deus.

4 Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniqüidade; justo e reto é ele.

5 Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, e isso é a sua mancha; geração perversa e depravada é.

6 É assim que recompensas ao Senhor, povo louco e insensato? não é ele teu pai, que te adquiriu, que te fez e te estabeleceu?

7 Lembra-te dos dias da antigüidade, atenta para os anos, geração por geração; pergunta a teu pai, e ele te informará, aos teus anciãos, e eles to dirão.

8 Quando o Altíssimo dava às nações a sua herança, quando separava os filhos dos homens, estabeleceu os termos dos povos conforme o número dos filhos de Israel.

9 Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.

10 Achou-o numa terra deserta, e num erma de solidão e horrendos uivos; cercou-o de proteção; cuidou dele, guardando-o como a menina do seu olho.

11 Como a águia desperta o seu ninho, adeja sobre os seus filhos e, estendendo as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas,

12 assim só o Senhor o guiou, e não havia com ele deus estranho.

13 Ele o fez cavalgar sobre as alturas da terra, e comer os frutos do campo; também o fez chupar mel da rocha e azeite da dura pederneira,

14 coalhada das vacas e leite das ovelhas, com a gordura dos cordeiros, dos carneiros de Basã, e dos bodes, com o mais fino trigo; e por vinho bebeste o sangue das uvas.

15 E Jesurum, engordando, recalcitrou (tu engordaste, tu te engrossaste e te cevaste); então abandonou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação.

16 Com deuses estranhos o moveram a zelos; com abominações o provocaram à ira:

17 Ofereceram sacrifícios aos demônios, não a Deus, a deuses que não haviam conhecido, deuses novos que apareceram há pouco, aos quais os vossos pais não temeram.

18 Olvidaste a Rocha que te gerou, e te esqueceste do Deus que te formou.

19 Vendo isto, o Senhor os desprezou, por causa da provocação que lhe fizeram seus filhos e suas filhas;

20 e disse: Esconderei deles o meu rosto, verei qual será o seu fim, porque geração perversa são eles, filhos em quem não hà fidelidade.

21 A zelos me provocaram cem aquilo que não é Deus, com as suas vaidades me provocaram à ira; portanto eu os provocarei a zelos com aquele que não é povo, com uma nação insensata os despertarei à ira.

22 Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arde até o mais profundo do Seol, e devora a terra com o seu fruto, e abrasa os fundamentos dos montes.

23 Males amontoarei sobre eles, esgotarei contra eles as minhas setas.

24 Consumidos serão de fome, devorados de raios e de amarga destruição; e contra eles enviarei dentes de feras, juntamente com o veneno dos que se arrastam no pó.

25 Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor, tanto ao mancebo como à virgem, assim à criança de peito como ao homem encanecido.

26 Eu teria dito: Por todos os cantos os espalharei, farei cessar a sua memória dentre os homens,

27 se eu não receasse a vexação da parte do inimigo, para que os seus adversários, iludindo-se, não dissessem: A nossa mão está exaltada; não foi o Senhor quem fez tudo isso.

28 Porque são gente falta de conselhos, e neles não há entendimento.

29 Se eles fossem sábios, entenderiam isso, e atentariam para o seu fim!

30 Como poderia um só perseguir mil, e dois fazer rugir dez mil, se a sua Rocha não os vendera, e o Senhor não os entregara?

31 Porque a sua rocha não é como a nossa rocha, sendo até os nossos inimigos juízes disso.

32 Porque a sua vinha é da vinha de Sodoma e dos campos de Gomorra; as suas uvas são uvas venenosas, seus cachos são amargos.

33 O seu vinho é veneno de serpentes, e peçonha cruel de víboras.

34 Não está isto encerrado comigo? selado nos meus tesouros?

35 Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo em que resvalar o seu ; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder se apressam a chegar.

36 Porque o Senhor vindicará ao seu povo, e se arrependerá no tocante aos seus servos, quando vir que o poder deles já se foi, e que não resta nem escravo nem livre.

37 Então dirá: Onde estão os seus deuses, a rocha em que se refugiavam,

38 os que comiam a gordura dos sacrifícios deles e bebiam o vinho das suas ofertas de libação? Levantem-se eles, e vos ajudem, a fim de que haja agora refúgio para vós.

39 Vede agora que eu, eu o sou, e não há outro deus além de mim; eu faço morrer e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar da minha mão.

40 Pois levanto a minha mão ao céu, e digo: Como eu vivo para sempre,

41 se eu afiar a minha espada reluzente, e a minha mão travar do juízo, então retribuirei vingança aos meus adversários, e recompensarei aos que me odeiam.

42 De sangue embriagarei as minhas setas, e a minha espada devorará carne; do sangue dos mortes e dos cativos, das cabeças cabeludas dos inimigos

43 Aclamai, ó nações, com alegria, o povo dele, porque ele vingará o sangue dos seus servos; aos seus adversários retribuirá vingança, e fará expiação pela sua terra e pelo seu povo.

44 Veio, pois, Moisés, e proferiu todas as palavras deste cântico na presença do povo, ele e Oséias, filho de Num.

45 E, acabando Moisés de falar todas essas palavras a todo o Israel,

46 disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que eu hoje vos testifico, as quais haveis de recomendar a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei.

47 Porque esta palavra não vos é vã, mas é a vossa vida, e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra à qual ides, passando o Jordão, para a possuir.

48 Naquele mesmo dia falou o Senhor a Moisés, dizendo:

49 Sobe a este monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e a terra de Canaã, que eu dou aos filhos de Israel por possessão;

50 e morre no monte a que vais subir, e recolhe-te ao teu povo; assim como Arão, teu irmão, morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo;

51 porquanto pecastes contra mim no meio dos filhos de Israel, junto às águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim, pois não me santificastes no meio dos filhos de Israel.

52 Pelo que verás a terra diante de ti, porém lá não entrarás, na terra que eu dou aos filhos de Israel.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 342

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

342. APOCALIPSE, CAPÍTULO 7

1. DEPOIS DESTAS COISAS, VI QUATRO ANJOS QUE ESTAVAM SOBRE OS QUATRO

ÂNGULOS DA TERRA, RETENDO OS QUATRO VENTOS DA TERRA, PARA QUE NENHUM VENTO SOPRASSE SOBRE A TERRA, NEM SOBRE O MAR, NEM SOBRE ÁRVORE ALGUMA.

2. E VI OUTRO ANJO SUBINDO DO NASCENTE DO SOL, TENDO O SELO DO DEUS VIVO; E CLAMOU COM GRANDE VOZ AOS QUATRO ANJOS, AOS QUAIS FOI DADO O PODER DE DANIFICAR A TERRA E O MAR,

3. DIZENDO: NÃO DANIFIQUEIS A TERRA, NEM O MAR, NEM AS ÁRVORES, ATÉ

QUE HAJAMOS ASSINALADO OS SERVOS DO NOSSO DEUS SOBRE AS SUAS TESTAS.

4. E OUVI O NUMERO DOS ASSINALADOS; CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL ASSINALADOS DE TODAS AS TRIBOS (DOS FILHOS) DE ISRAEL.

5. DA TRIBO DE JUDÁ DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE RUBEM DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE GAD DOZE MIL ASSINALADOS.

6. DA TRIBO DE ASCHER DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE NAFTALI DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE MANASSES, DOZE MIL ASSINALADOS.

7. DA TRIBO DE SIMEÃO DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE LEVI DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE ISSACAR DOZE MIL ASSINALADOS.

8. DA TRIBO DE ZEBULOM DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE JOSÉ DOZE MIL ASSINALADOS; DA TRIBO DE BENJAMIM DOZE MIL ASSINALADOS.

9. DEPOIS DESTAS COISAS VI, E EIS UMA GRANDE MULTIDÃO QUE NINGUÉM PODIA CONTAR, DE TODAS AS NAÇÕES E TRIBOS E POVOS E LÍNGUAS, EM PÉ

DIANTE DO TRONO E DIANTE DO CORDEIRO, VESTINDO ROUPAS BRANCAS E COM PALMAS NAS (SUAS) MÃOS.

10. E CLAMAVAM COM GRANDE VOZ, DIZENDO: SALVAÇÃO AO NOSSO DEUS, QUE ESTÁ SENTADO NO TRONO, E AO CORDEIRO.

11. E TODOS OS ANJOS ESTAVAM EM PÉ AO REDOR DO TRONO E DOS ANCIÃOS E DOS QUATRO ANIMAIS. E CAÍRAM DIANTE DO TRONO SOBRE SUAS FACES E ADORARAM A DEUS.

12. DIZENDO: AMÉM. A BÊNÇÃO, E A GLÓRIA, E A SABEDORIA, E A AÇÃO DE GRAÇAS, E A HONRA, E O PODER, E A FORÇA AO DEUS NOSSO NOS SÉCULOS DOS SÉCULOS. AMÉM.

13. E RESPONDEU UM DOS ANCIÃOS, DIZENDO-ME: ESTES, VESTIDOS COM VESTIMENTAS BRANCAS, QUEM SÃO E DE ONDE VIERAM?

14. E EU DISSE-LHE: SENHOR, TU SABES. E DISSE-ME: ESTES SÃO OS QUE VÊM DA GRANDE TRIBULAÇÃO, E LAVARAM SUAS VESTIMENTAS, E EMBRANQUECERAM SUAS VESTIMENTAS NO SANGUE DO CORDEIRO.

15. POR ISSO ESTÃO DIANTE DO TRONO DE DEUS E O SERVEM DE DIA E DE NOITE NO SEU TEMPLO, E AQUELE QUE ESTÁ SENTADO NO TRONO HABITAR á SOBRE ELES.

16. NÃO TERÃO MAIS FOME, NEM TERÃO MAIS SEDE. NEM O SOL CAIRÁ SOBRE ELES, NEM NENHUM CALOR.

17. PORQUE O CORDEIRO QUE ESTÁ NO MEIO DO TRONO OS APASCENTARÁ E OS CONDUZIRÁ PARA AS FONTES DAS AGUAS VIVAS E DEUS ENXUGARÁ TODA A LÁGRIMA DE SEUS OLHOS.

SENTIDO ESPIRITUAL

CONTEÚDO DE TODO O CAPÍTULO

Neste capítulo, trata-se daqueles que estão e estarão no céu cristão.

Primeiramente, trata-se de sua separação de junto dos maus (versículos 1-3).

Depois dessa separação, trata-se daqueles que estão no amor ao Senhor e, por conseguinte, na sabedoria, pelos quais são formados os céus superiores (versículos 4-8).

Em seguida, trata-se daqueles que estão, pelo Senhor, na caridade e na fé da caridade, porque combateram contra os males, e pelos quais são formados os céus inferiores (versículos 9-17).

CONTEÚDO DE CADA VERSÍCULO

1. DEPOIS DESTAS COISAS, VI QUATRO ANJOS QUE ESTÀVAM SOBRE OS QUATRO

ÂNGULOS DA TERRA significa: agora o céu inteiro em esforço para efetuar o Juízo Final (n. 342). RETENDO OS QUATRO VENTOS DA TERRA, PARA QUE NENHUM VENTO SOPRASSE SOBRE A TERRA, NEM SOBRE O MAR, NEM SOBRE ÁRVORE ALGUMA significa que um influxo mais próximo, e por conseguinte ma is forte, nos lugares inferiores, onde os bons tinham sido conjuntos com os maus, foi retido e suspenso pelo Senhor (n. 343).

2, 3. E VI OUTRO ANJO SUBINDO DO NASCENTE DO SOL significa o Senhor providenciando e moderando (n. 344). TENDO O SELO DO DEUS VIVO significa: Quem somente conhece todos e cada um, e pode distinguir e separar uns dos outros (n. 345). E CLAMOU COM GRANDE VOZ AOS QUATRO ANJOS, AOS QUAIS FOI DADO O PODER DE DANIFICAR A TERRA E O MAR, DIZENDO: NÃO DANIFIQUEIS A TERRA, NEM O MAR, NEM AS ÁRVORES significa: a suspensão e a retenção, pelo Senhor, do influxo mais próximo e mais forte nos lugares inferiores (n. 346). ATÉ QUE HAJAMOS ASSINALADO OS SERVOS DO NOSSO DEUS SOBRE AS SUAS TESTAS significa: antes que tenham sido separados aqueles que estão, pelo Senhor, nas verdades provenientes do bem (n. 347).

4. E OUVI O NÚMERO DOS ASSINALADOS; CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL significa todos os que reconhecem o Senhor como Deus do céu e da terra e que estão, por Ele, por meio da Palavra, nas verdades da doutrina provenientes do bem do amor (n. 348). ASSINALADOS DE TODAS AS TRIBOS (DOS FILHOS) DE ISRAEL significa o céu e a Igreja do Senhor constituídos por eles (n. 349).

5. DA TRIBO DE JUDÁ DOZE MIL ASSINALADOS significa o amor celeste, que é o amor ao Senhor e este amor em todos os que estarão no novo Céu e na nova Igreja (n. 350). DA TRIBO DE RUBEM DOZE MIL ASSINALADOS significa a sabedoria proveniente do amor celeste naqueles que lá estarão (n. 351) DA TRIBO DE GAD DOZE MIL ASSINALADOS significa os usos da vida que pertencem à sabedoria proveniente daquele amor naqueles que lá estarão (n. 352).

6. DA TRIBO DE ASCHER DOZE MIL ASSINALADOS significa o amor mútuo neles (n. 353). DA TRIBO DE NAFTALI DOZE MIL ASSINALADOS significa a percepção do uso e qual ouso que está neles (n. 354). DA TRIBO DE MANASSÉS DOZE MIL ASSINALADOS significa a vontade de ser útil e os atos neles (n. 355).

7. DA TRIBO DE SIMEÃO DOZE MIL ASSINALADOS significa o amor espiritual, que é o amor para com o próximo, neles (n. 356). DA TRIBO DE LEVI DOZE MIL ASSINALADOS significa a afeição da verdade proveniente do bem, da qual procede a inteligência neles (n. 357). DA TRIBO DE ISSACAR DOZE MIL ASSINALADOS significa o bem da vida neles (n. 358).

8. DA TRIBO DE ZEBULOM DOZE MIL ASSINALADOS significa o amor conjugal do bem e da verdade neles (n. 359). DA TRIBO DE JOSÉ

DOZE MIL ASSINALADOS significa a doutrina do bem e da verdade neles (n. 360). DA TRIBO DE BENJAMIM DOZE MIL ASSINALADOS significa a vida da verdade proveniente do bem segundo a doutrina neles (n. 361).

9. DEPOIS DESTAS COISAS VI E EIS UMA GRANDE MULTIDÃO, QUE NINGUÉM PODIA CONTAR significa todos os restantes que não estão entre os recenseados e, entretanto, estão no novo Céu e na nova Igreja do Senhor e são os que constituem o último Céu e a Igreja externa, e dos quais ninguém conhece a qualidade a não ser o Senhor Só (n. 363, 364). DE TODAS AS NAÇÕES E TRIBOS E POVOS E LÍNGUAS significa todos aqueles que, no mundo cristão, estão na religião pelo bem e nas verdades pela doutrina (n. 365). EM PÉ DIANTE DO TRONO E DIANTE DO CORDEIRO significa ouvindo o Senhor e fazendo aquilo que Ele ordena (n. 366). VESTINDO ROUPAS BRANCAS E COM PALMAS NAS (SUAS) MÃOS significa a comunicação e a conjunção com os céus superiores e a confissão pelas Divinas Verdades (367).

10. E CLAMAVAM COM GRANDE VOZ, DIZENDO: SALVAÇÃO AO NOSSO DEUS, QUE ESTA SENTADO NO TRONO, E AO CORDEIRO significa o reconhecimento, de coração, de que o Senhor é o Salvador deles (n. 368).

11. E TODOS OS ANJOS ESTAVAM EM PÉ AO REDOR DO TRONO E DOS ANCIÃOS E DOS QUATRO ANIMAIS significa todos no céu inteiro, aqueles que ouvem e fazem o que o Senhor manda (n. 369). E CAÍRAM DIANTE DO TRONO E SOBRE SUAS FACES E ADORARAM A DEUS significa a sua humildade de coração e, pela humildade, a adoração ao Senhor (n. 370).

12. DIZENDO AMÉM significa a Divina Verdade e, por ela, a confirmação (n. 371). A BÊNÇÃO, E A GLÓRIA, E A SABEDORIA E á AÇÃO DE GRAÇAS significa os Divinos Espirituais do Senhor (n. 372). E A HONRA, E O PODER E A FORÇA significa os Divinos Celestiais do Senhor (n. 373). AO DEUS NOSSO NOS SÉCULOS DOS SÉCULOS significa: essas coisas no Senhor e pelo Senhor por toda a eternidade (n. 374). AMÉM significa a concordância de todos (n. 375).

13, 14. E RESPONDEU UM DOS ANCIÃOS, DIZENDO-ME: ESTES, VESTIDOS COM VESTIMENTAS BRANCAS, QUEM SÃO E DE ONDE VIERAM? E EU DISSE-LHE:

SENHOR, TU SABES significa o desejo de saber e a vontade de interrogar, e a resposta e a informação (n. 376), E DISSE-ME:

ESTES SÃO OS QUE VÊM DA GRANDE TRIBULAÇÃO significa: são os que estiveram nas tentações e lutaram contra os males e as falsidades ín

377). E LAVARAM SUAS VESTIMENTAS significa: e purificaram seus princípios religiosos dos males da falsidade (n. 378). E EMBRANQUECERAM SUAS VESTIMENTAS NO SANGUE DO CORDEIRO significa: e as purificaram das falsidades do mal pelas verdades e, assim, foram reformados pelo Senhor (n. 379).

15. POR ISSO ESTÃO DIANTE DO TRONO DE DEUS E O SERVEM DE DIA E DE NOITE NO SEU TEMPLO E AQUELE QUE ESTÁ SENTADO NO TRONO HABITAR á SOBRE ELES significa que eles estão na presença do Senhor, vivendo constante e fielmente de acordo com as verdades que recebem do Senhor em Sua Igreja (n. 380).

16. NÃO TERÃO MAIS FOME, NEM TERÃO MAIS SEDE significa que, dali em diante, não lhes faltarão bens e verdades (n. 381). NEM O SOL CAIRÁ SOBRE ELES, NEM NENHUM CALOR significa que, dali em diante, eles não terão cobiças pelo mal nem pela falsidade do mal (n. 382).

17. PORQUE O CORDEIRO, QUE ESTÁ NO MEIO DO TRONO, OS APASCENTAR á significa que o Senhor Só os instruirá (n. 383). E OS CONDUZIR á PARA AS FONTES DAS ÁGUAS VIVAS significa: o Senhor os conduzirá, pelas verdades da Palavra, à conjunção com Ele (n. 384). E DEUS ENXUGARÁ TODA A LÁGRIMA DE SEUS OLHOS significa que eles não estarão mais nos combates contra os males e as falsidades do mal e, assim, não estarão mais nas dores, mas estarão nos bens e nas verdades e, por conseguinte, nas alegrias celestes pelo Senhor (n. 385).

EXPLICAÇÃO

(VERSÍCULO 1) DEPOIS DESTAS COISAS, VI QUATRO ANJOS QUE ESTAVAM SOBRE OS QUATRO ÂNGULOS DA TERRA significa: agora o céu inteiro em esforço para efetuar o Juízo Final sobre aqueles que estavam no mundo dos espíritos. Seguem, agora, sobre o estado do mundo espiritual, imediatamente antes do Juízo Final, muitas coisas que ninguém pode saber a não ser por uma revelação feita pelo Senhor.

Como me foi concedido ver o modo como o Juízo Final foi realizado e ver também as mudanças que o precederam e a organização que se seguiu, posso, por conseguinte, relatar o que é significado por todas as coisas que estão neste capítulo e nos capítulos seguintes.

[2] Aqui, pelos “quatro anjos” é significado todo o céu; e pelos “quatro ângulos da terra” é significado todo o mundo dos espíritos, que fica entre o céu e o inferno. Com efeito, o Juízo Final foi realizado sobre aqueles que estavam no mundo dos espíritos e não sobre pessoa alguma no céu, nem sobre pessoa alguma no inferno.

Pelos “anjos” é significado o céu, porque por “anjo”, no sentido supremo, se entende o Senhor quanto ao Divino Humano (n. 344), e, como o céu é céu pelo Senhor, pelos “anjos” é significado céu.

[3] Pelos “quatro anjos” aqui é significado todo o céu, porque eles foram vistos “estando sobre os quatro ângulos da terra”; e pelos “quatro ângulos” são significadas as quatro plagas. (Essa parte do versículo 1) significa “agora o céu inteiro em esforço para efetuar o Juízo Final”, porque o Senhor, quando o Juízo Final ia ser realizado, fez com que os céus se aproximassem do mundo dos espíritos e, pela aproximação dos céus, operou-se uma tal mudança dos interiores pertencentes às mentes dos que estavam em baixo, que eles não viram senão terrores diante de seus olhos.

[4] Que os “ângulos” significam as plagas e, por conseguinte, os “quatro ângulos” significam todas as plagas, pode-se ver pelas seguintes passagens:

“Medireis, fora da cidade, o ângulo para o oriente, o ângulo para o sul, o ângulo para o ocidente e o ângulo para o setentrião” [Números 35:5)

“Farás estacas para o habitáculo para o ângulo do sul e para o

ângulo do norte dele” [Êxodo 26:18.20, 23)

“E o adro no ângulo do sul, no ângulo do norte, no ângulo do ocidente e no ângulo do oriente” (Êxodo 27:9, 11-13).

As quatro plagas também são chamadas “os quatro ângulos” muitas vezes, em Ezequiel (por exemplo, no capítulo 47:18-20 e no capítulo 48).

[5] Como os ângulos significam as plagas, eles também significam todas as coisas, sejam do céu ou do inferno, seja do bem ou da verdade, o que é evidente pelas seguintes passagens:

“Satanás sairá para seduzir as nações que estão nos quatro ângulos da terra” (Apocalipse 20:8)

“Cortarei as nações e seus ângulos serão devastados” (Sofonias 3:6)

“Congregou-se Israel como um só varão e constituíram-se ângulos de todo o povo” (Juízes 20:1, 2)

“Surgirá um ceptro de Israel, que quebrará os ângulos de Moab” (Números 24:17)

“Dia de trombeta e de clamor sobre os ângulos elevados” (Sofonias 1:16)

“EU os lançarei nas extremidades dos ângulos” (Deuteronômio 32:26).

[6] Que o “ângulo” significa o último que sustenta os superiores, como os alicerces sustentam a casa, e, assim, todas as coisas, vê-se claramente por estas passagens:

“Fundarei em Sião uma pedra de ângulo, de preço de fundação fundada” (Isaías 28:16)

“Não tomarão de ti a pedra para ângulo” (Jeremias 51:26)

“De Judá virá a pedra angular” (Zacarias 10:4)

“A pedra que eles rejeitaram se fez cabeça de ângulo” (Salmo 118:22; Mateus 21:42; Marcos 12:10 e Lucas 20:17, 18).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987