Bible

 

Amós 8

Studie

   

1 O Senhor Deus assim me fez ver: e eis aqui um cesto de frutos do verão.

2 E disse: Que vês, Amós? Eu respondi: um cesto de frutos do verão. Então o Senhor me disse: Chegou o fim sobre o meu povo Israel; nunca mais passarei por ele.

3 Mas os cânticos do templo serão gritos de dor naquele dia, diz o Senhor Deus; muitos serão os cadáveres; em todos os lugares serão lançados fora em silêncio.

4 Ouvi isto, vós que pisais os necessitados, e destruís os miseráveis da terra,

5 dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão? e o sábado, para expormos o trigo, diminuindo a medida, e aumentando o preço, e procedendo dolosamente com balanças enganadoras,

6 para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo?

7 Jurou o Senhor pela glória de Jacó: Certamente nunca me esquecerei de nenhuma das suas obras.

8 Por causa disso não estremecerá a terra? e não chorará todo aquele que nela habita? Certamente se levantará ela toda como o Nilo, e será agitada, e diminuirá como o Nilo do Egito.

9 E sucederá, naquele dia, diz o Senhor Deus, que farei que o sol se ponha ao meio dia, e em pleno dia cobrirei a terra de trevas.

10 E tornarei as vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos em lamentações; porei saco sobre todos os lombos, e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como o luto por um filho único, e o seu fim como dia de amarguras.

11 Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.

12 Andarão errantes de mar a mar, e do norte até o oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão.

13 Naquele dia as virgens formosas e os mancebos desmaiarão de sede.

14 Os que juram pelo pecado de Samária, dizendo: Pela vida do teu deus, ó ; e: Pelo caminho de Berseba; esses mesmos cairão, e não se levantarão mais.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 956

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

956. E QUEM OUVE DIGA: VEM. E QUEM TEM SEDE VENHA, E QUEM QUISER RECEBA DE GRAÇA A ÁGUA DA VIDA significa que aquele que sabe alguma coisa sobre a Vinda do Senhor, sobre o Novo Céu e sobre a Nova Igreja, assim sobre o Reino do Senhor, deve orar para que venha, e que aquele que deseja as verdades deve orar para que o Senhor venha com luz, e que aquele que ama as verdades vai então recebê-las do Senhor, sem operação de sua parte. Por “quem ouve, diga: vem” é significado que aquele que ouve e, por conseguinte, sabe alguma coisa sobre a Vinda do Senhor, sobre o Novo Céu e sobre a Nova Igreja, assim sobre o Reino do Senhor, deve orar para que venha. Por “quem tem sede venha” é significado que aquele que deseja o Reino do Senhor, e então as verdades, deve orar para que o Senhor venha com luz. Por “quem quiser receba de graça a água da vida” é significado que aquele que, pelo amor, quer aprender as verdades e apropriar-se delas, as receberá do Senhor, sem operação de sua parte. Por “querer” é significado amar, pois aquilo que o homem quer de coração ele o ama, e aquilo que ele ama ele o quer de coração. Pela “água da vida” são significadas as Divinas Verdades procedentes do Senhor por meio da Palavra (n. 932). Por “de graça” é significado sem operação por parte de quem recebe. Pelas palavras que estão neste versículo são significadas as mesmas coisas significadas por estas na Oração Dominical: “Venha o Teu Reino, seja feita a Tua Vontade como no céu também na terra” (n. 839). "O Reino do Senhor” é a Igreja que faz um com o céu; por isso agora é dito “Quem ouve diga, vem, e quem tem sede venha”.

[2] Que “ter sede” significa desejar as verdades, vê-se pelas seguin tes passagens:

“Derramarei águas sobre quem tem sede; derramarei o Meu espírito sobre a tua semente” (Isaías 44:3).

“Todo aquele que tem sede, ide para as águas, comprai vinho e leite sem prata” (Isaías 55:1).

“Jesus bradou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a Mim e beba; quem crê em Mim, de seu ventre fluirão rios de água viva” (João 7:37, 38).

“Minha alma tem sede do Deus vivo” (Salmo 42:2).

“Ó Deus, Tu és o meu Deus; minha alma tem sede de Ti (numa terra) exausta, sem águas” (Salmo 63:1).

“Bem-aventurados os que têm sede de justiça” (Mateus 5:6). “Eu, a quem tem sede darei de graça da fonte da água da vida” (Apocalipse 21:6),Por essas coisas é significado que àqueles que desejam as verdades por causa de algum uso espiritual o Senhor dará de Si Mesmo, por meio da Palavra, todas as coisas necessárias a tal uso.

[3] Que pela “sede” e por “ter sede” também é significado perecer por falta da verdade, vê-se pelas seguintes passagens:

“Meu povo será exilado por causa de não reconhecimento, a multidão dele seca de sede” (Isaías 5:13).

“O insensato fala loucura e seu coração faz a iniquidade, e ele faz desfalecer a alma daquele que tem sede” (Isaías 32:6).

“Os pobres e os indigentes buscam água, mas não há; sua língua desfalece de sede, Eu, Jehovah os ouvirei” (Isaías 41:17).

“Pleiteai com vossa mãe, para que não a ponha nua e não a mate pela sede” (Oséias 2:2, 3).

“A mãe”, nessa passagem, é a Igreja.

“Eis dias virão em que mandarei fome à terra, não fome de pão nem sede de água, mas para ouvir as palavras de Jehovah. Nesse dia, as virgens belas e os jovens desfalecerão de sede” (Amós 8:11, 13).

Mas por “não ter sede” é significado não ter falta da verdade; nas seguintes passagens:

“Jesus disse: Aquele que beber da água que Eu lhe der não terá sede pela eternidade” (João 4:13-15).

“Jesus disse: Quem crê em Mim jamais terá sede” (João 6:35).

“Jehovah redimiu Jacob; desde então eles não terão sede. Ele fará fluir águas da rocha para eles” (Isaías 48:20, 21).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Komentář

 

Food

  
"The Chef" by Unknown Master, Spanish (active 17th century)

Just as natural food feeds the natural body, so too does spiritual food feed the spiritual body. And since our spiritual body is the expression of what we love, then spiritual food is what feeds our state of love: It is the desire for good, the delight of being good, the understanding of what it is to be good and the knowledge of all that's true and leads to what is good. So when food is talked about in the Bible, that's what it means, and the huge variety of forms food can take represent the huge variety of good we can seek in life and the huge variety of thought we can have leading to it.

(Odkazy: Arcana Coelestia 680, 1695, 4792, 5147, 5293, 5576, 9003)