Bible

 

Amós 8

Studie

   

1 O Senhor Deus assim me fez ver: e eis aqui um cesto de frutos do verão.

2 E disse: Que vês, Amós? Eu respondi: um cesto de frutos do verão. Então o Senhor me disse: Chegou o fim sobre o meu povo Israel; nunca mais passarei por ele.

3 Mas os cânticos do templo serão gritos de dor naquele dia, diz o Senhor Deus; muitos serão os cadáveres; em todos os lugares serão lançados fora em silêncio.

4 Ouvi isto, vós que pisais os necessitados, e destruís os miseráveis da terra,

5 dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão? e o sábado, para expormos o trigo, diminuindo a medida, e aumentando o preço, e procedendo dolosamente com balanças enganadoras,

6 para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo?

7 Jurou o Senhor pela glória de Jacó: Certamente nunca me esquecerei de nenhuma das suas obras.

8 Por causa disso não estremecerá a terra? e não chorará todo aquele que nela habita? Certamente se levantará ela toda como o Nilo, e será agitada, e diminuirá como o Nilo do Egito.

9 E sucederá, naquele dia, diz o Senhor Deus, que farei que o sol se ponha ao meio dia, e em pleno dia cobrirei a terra de trevas.

10 E tornarei as vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos em lamentações; porei saco sobre todos os lombos, e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como o luto por um filho único, e o seu fim como dia de amarguras.

11 Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.

12 Andarão errantes de mar a mar, e do norte até o oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão.

13 Naquele dia as virgens formosas e os mancebos desmaiarão de sede.

14 Os que juram pelo pecado de Samária, dizendo: Pela vida do teu deus, ó ; e: Pelo caminho de Berseba; esses mesmos cairão, e não se levantarão mais.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 476

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

476. QUE NÃO HAVERÁ MAIS TEMPO significa que não h á nenhum estado da Igreja ou nenhuma Igreja, se não se reconhecer um só Deus e que esse Deus é o Senhor. Pelo “tempo” é significado o estado e, como aqui se trata da Igreja, pelo tempo é significado o estado da Igreja; por conseguinte, por “não haverá mais tempo” é significado que não há estado algum da Igreja; também é entendido que não há Igreja alguma, se não se reconhecer que há um só Deus e que esse Deus é o Senhor; (isso) é uma consequência decorrente.

Entretan to, que acontece hoje? Não se nega que há um só Deus, mas nega-se que o Senhor seja esse Deus. Mas não há um só Deus e ao mesmo tempo a Trindade n'Ele, a menos que esse Deus seja o Senhor.

Não se nega que a Igreja vem d'Aquele que é Salvador e Redentor, mas se nega que se deve dirigir imedíatamente a Ele. Daí é evidente que a Igreja deve expirar, a menos que haja uma igreja nova que reconheça o Senhor Só como Deus do céu e da terra e que, por conseguinte, se dirija imediatamente a Ele (veja-se Mateus 28:18). Portanto as palavras “não haverá mais tempo”, isto é, não há igreja alguma, referem-se às coisas que se seguem no versículo 7

deste capítulo e estas se referem às coisas que estão no versículo 15 do capítulo 11, onde se diz que haverá uma igreja que será do Senhor Só.

[2] Pelo “tempo” é significado estado, porque, no mundo espiritual, os tempos são medidos não por dias, semanas, meses e anos, mas por estados, que são as progressões da vida, pelas quais se lembram as coisas passadas, como pode ser visto no livro CÉU E INFERNO, publicado em Londres, em 1758 (n. 162-169), onde se trata do tempo no céu. O estado da Igreja, aqui, se entende pelo “tempo”, porque o dia e a noite, a manhã e a tarde, o verão e o inverno fazem o tempo no mundo e porque essas coisas, entendidas no sentido espiritual, fazem os estados da Igreja. Quando, pois, esses estados não mais existirem, não há igreja alguma; e não há igreja quando não há mais bem nem verdade, por conseguinte, quando a iuz da verdade for obscuridade e quando o calor do bem for o frio; eis o que se entende por “não haverá mais tempo”. Semelhantes coisas se entendem por estas passagens na Palavra:

“A quarta besta cogitará de mudar os tempos” (Daniel 7:25).

“Haverá um único dia que será conhecido de Jehovah, o qual não ser á dia nem noite; assim nada de tempo” (Zacarias 14:7).

“Farei deitar o sol ao meio-dia. e escurecerei de trevas a terra em dia de luz, assim nada de tempo” (Amós 8:9).

“Eis, vem um mal só, o fim vem; vem o fim; vem a manhã sobre ti, habitante da terra, vem o tempo” (Ezequiel 7:5-7).

A “manhã” é o começo da Nova Igreja (n. 151) e por isso é dito “vem o tempo”.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Bible

 

1 Reis 12:29

Studie

       

29 E pôs um em Betel, e o outro em .