Bible

 

Amós 8

Studie

   

1 O Senhor Deus assim me fez ver: e eis aqui um cesto de frutos do verão.

2 E disse: Que vês, Amós? Eu respondi: um cesto de frutos do verão. Então o Senhor me disse: Chegou o fim sobre o meu povo Israel; nunca mais passarei por ele.

3 Mas os cânticos do templo serão gritos de dor naquele dia, diz o Senhor Deus; muitos serão os cadáveres; em todos os lugares serão lançados fora em silêncio.

4 Ouvi isto, vós que pisais os necessitados, e destruís os miseráveis da terra,

5 dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão? e o sábado, para expormos o trigo, diminuindo a medida, e aumentando o preço, e procedendo dolosamente com balanças enganadoras,

6 para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo?

7 Jurou o Senhor pela glória de Jacó: Certamente nunca me esquecerei de nenhuma das suas obras.

8 Por causa disso não estremecerá a terra? e não chorará todo aquele que nela habita? Certamente se levantará ela toda como o Nilo, e será agitada, e diminuirá como o Nilo do Egito.

9 E sucederá, naquele dia, diz o Senhor Deus, que farei que o sol se ponha ao meio dia, e em pleno dia cobrirei a terra de trevas.

10 E tornarei as vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos em lamentações; porei saco sobre todos os lombos, e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como o luto por um filho único, e o seu fim como dia de amarguras.

11 Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.

12 Andarão errantes de mar a mar, e do norte até o oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão.

13 Naquele dia as virgens formosas e os mancebos desmaiarão de sede.

14 Os que juram pelo pecado de Samária, dizendo: Pela vida do teu deus, ó ; e: Pelo caminho de Berseba; esses mesmos cairão, e não se levantarão mais.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 242

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

242. E O SEGUNDO ANIMAL SEMELHANTE A UM BEZERRO significa a Divina Verdade da Palavra quanto à afeição. Os animais da terra significam as diferentes afeições naturais e são mesmo essas afeições, e o “bezerro” significa a afeição de saber. Essa afeição é representada, no mundo espiritual, pelo “bezerro"; por isso ela é também representada pelo “bezerro” na Palavra, como se vê nas passagens que se seguem:

“Daremos em troca a Jehovah os bezerros dos nossos lábios” (Oséias 14:2),

Aqui “bezerros dos lábios” são as confissões procedentes da afeição da verdade.

“Para vós, que temeis o Meu Nome, se levantará o sol da justiça: e a saúde (estará) nas asas, para que cresçais como bezerros na engorda” (Malaquias 4:2).

A comparação é feita com “bezerros na engorda”, porque eles significam aqueles que se encheram de conhecimentos da verdade e do bem pela afeição de sabê-los.

“A voz de Jehovah faz saltar os cedros do Líbano como um bezerro” (Salmo 29:6).

Os “cedros dó Líbano” significam os conhecimentos da verdade; daí

dizer-se que “a voz de Jehovah os faz saltar como um bezerro”. A “voz de Jehovah” é a Divina Verdade, aqui com afeição.

[2] Como os egípcios amavam as ciências, fizeram para si bezerros em sinal de afeição por elas. Tendo, entretanto, começado, mais tarde, a adorar os bezerros como deuses, esses bezerros, desde então, passaram a significar, na Palavra, as afeições de saber as falsidades, como vemos em Jeremias 46:20, 21, no Salmo 68:30 e em outros lugares. A mesma coisa é significada pelos “bezerros que os filhos de Israel fizeram para si no deserto” (Êxodo 32); depois, também, pelos “bezerros de Samaria” (1 Reis 12:28-32Oséias 8:4, 5Oséias 10:5). Em Oséias 13:2 é dito:

“Fazem para si uma imagem de prata fundida, sacrificando o homem e beijando bezerros.”

“Fazer para si uma imagem de prata fundida” significa falsificar a verdade; “sacrificar o homem” significa destruir a sabedoria, e “beijar os bezerros” significa reconhecer as falsidades pela afeição.

Em Isaías 27:10, lemos:

“Aí pastará o bezerro; aí se deitará e consumirá os seus ramos.”

A mesma coisa é significada pelo bezerro em Jeremias 34:18-20.

[3] Como todo o culto Divino procede das afeições da verdade e do bem, por conseguinte, dos conhecimentos da verdade e do bem, é por isso que os sacrifícios, em que consistia, principalmente o culto da Igreja entre os filhos de Israel, se faziam com diferentes animais, como cordeiros, cabras, cabritinhos, ovelhas, bodes, bezerros e bois. Os bezerros eram sacrificados, porque eles significavam a afeição de saber as verdades e os bens. a qual é a primeira afeição natural. Esta afeição é significada pelos “sacrifícios de bezerros” (Êxodo 29:11, 12, Levítico 4:3, 13 e seguintes — 8:14 e seguintes — 9:216:3; 23:18, Números 8:8 e seguintes — 15:24; 28:19, 20Juízes 6:25-28I Samuel 1:25; 16:2; 1 Reis 18:23-26, 33).

O segundo animal foi visto semelhante a um bezerro, porque a Divina Verdade da Palavra, que é significada por ele, afeta as mentes e assim instrui e impregna.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Bible

 

1 Reis 12:29

Studie

       

29 E pôs um em Betel, e o outro em .