Bible

 

Amós 8

Studie

   

1 O Senhor Deus assim me fez ver: e eis aqui um cesto de frutos do verão.

2 E disse: Que vês, Amós? Eu respondi: um cesto de frutos do verão. Então o Senhor me disse: Chegou o fim sobre o meu povo Israel; nunca mais passarei por ele.

3 Mas os cânticos do templo serão gritos de dor naquele dia, diz o Senhor Deus; muitos serão os cadáveres; em todos os lugares serão lançados fora em silêncio.

4 Ouvi isto, vós que pisais os necessitados, e destruís os miseráveis da terra,

5 dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão? e o sábado, para expormos o trigo, diminuindo a medida, e aumentando o preço, e procedendo dolosamente com balanças enganadoras,

6 para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo?

7 Jurou o Senhor pela glória de Jacó: Certamente nunca me esquecerei de nenhuma das suas obras.

8 Por causa disso não estremecerá a terra? e não chorará todo aquele que nela habita? Certamente se levantará ela toda como o Nilo, e será agitada, e diminuirá como o Nilo do Egito.

9 E sucederá, naquele dia, diz o Senhor Deus, que farei que o sol se ponha ao meio dia, e em pleno dia cobrirei a terra de trevas.

10 E tornarei as vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos em lamentações; porei saco sobre todos os lombos, e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como o luto por um filho único, e o seu fim como dia de amarguras.

11 Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.

12 Andarão errantes de mar a mar, e do norte até o oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão.

13 Naquele dia as virgens formosas e os mancebos desmaiarão de sede.

14 Os que juram pelo pecado de Samária, dizendo: Pela vida do teu deus, ó ; e: Pelo caminho de Berseba; esses mesmos cairão, e não se levantarão mais.

   

Komentář

 

Today

  

In Genesis 19:37; 21:26; 30:32; 40:7; Matthew 6:30; Luke 12:28, this signifies the perpetuity and eternity of a state. (Arcana Coelestia 2838)

In Psalm 2:7, this signifies in time; for with Jehovah the future is present. (True Christian Religion 101)

The expression 'even to this day' or 'today' sometimes appears in the Word, as in Genesis 19:37-38, 22:14, 26:33, 32:32, 35:20, and 47:26. In a historical sense, these expressions have respect to the time when Moses lived, but in an internal sense, 'this day' and 'today' signify the perpetuity and eternity of a state. 'Day' denotes state, and likewise 'today,' which is the current time. Anything related to time in the world is eternal in heaven, and to represent this, 'today' or 'to this day' is added. Although, in the historical sense, this appears as if the expressions only have a literal meaning, just like it says in other parts of the Word, such as Joshua 4:9, 6:25, 7:20, Judges 1:21, 26, etc. 'Today' means something perpetual and eternal in Psalms 2:7, 119:89-91, Jeremiah 1:5, 10, 18, Deuteronomy 29:9-14, Numbers 28:3, 23, Daniel 8:13, 11:31, 12:11, Exodus 16:4, 19, 20, 23, John 6:31, 32, 49, 50, 58, Matthew 6:11, and Luke 11:3.

(Odkazy: Arcana Coelestia 2838 [1-4], Genesis 47:26)

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 476

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

476. QUE NÃO HAVERÁ MAIS TEMPO significa que não h á nenhum estado da Igreja ou nenhuma Igreja, se não se reconhecer um só Deus e que esse Deus é o Senhor. Pelo “tempo” é significado o estado e, como aqui se trata da Igreja, pelo tempo é significado o estado da Igreja; por conseguinte, por “não haverá mais tempo” é significado que não há estado algum da Igreja; também é entendido que não há Igreja alguma, se não se reconhecer que há um só Deus e que esse Deus é o Senhor; (isso) é uma consequência decorrente.

Entretan to, que acontece hoje? Não se nega que há um só Deus, mas nega-se que o Senhor seja esse Deus. Mas não há um só Deus e ao mesmo tempo a Trindade n'Ele, a menos que esse Deus seja o Senhor.

Não se nega que a Igreja vem d'Aquele que é Salvador e Redentor, mas se nega que se deve dirigir imedíatamente a Ele. Daí é evidente que a Igreja deve expirar, a menos que haja uma igreja nova que reconheça o Senhor Só como Deus do céu e da terra e que, por conseguinte, se dirija imediatamente a Ele (veja-se Mateus 28:18). Portanto as palavras “não haverá mais tempo”, isto é, não há igreja alguma, referem-se às coisas que se seguem no versículo 7

deste capítulo e estas se referem às coisas que estão no versículo 15 do capítulo 11, onde se diz que haverá uma igreja que será do Senhor Só.

[2] Pelo “tempo” é significado estado, porque, no mundo espiritual, os tempos são medidos não por dias, semanas, meses e anos, mas por estados, que são as progressões da vida, pelas quais se lembram as coisas passadas, como pode ser visto no livro CÉU E INFERNO, publicado em Londres, em 1758 (n. 162-169), onde se trata do tempo no céu. O estado da Igreja, aqui, se entende pelo “tempo”, porque o dia e a noite, a manhã e a tarde, o verão e o inverno fazem o tempo no mundo e porque essas coisas, entendidas no sentido espiritual, fazem os estados da Igreja. Quando, pois, esses estados não mais existirem, não há igreja alguma; e não há igreja quando não há mais bem nem verdade, por conseguinte, quando a iuz da verdade for obscuridade e quando o calor do bem for o frio; eis o que se entende por “não haverá mais tempo”. Semelhantes coisas se entendem por estas passagens na Palavra:

“A quarta besta cogitará de mudar os tempos” (Daniel 7:25).

“Haverá um único dia que será conhecido de Jehovah, o qual não ser á dia nem noite; assim nada de tempo” (Zacarias 14:7).

“Farei deitar o sol ao meio-dia. e escurecerei de trevas a terra em dia de luz, assim nada de tempo” (Amós 8:9).

“Eis, vem um mal só, o fim vem; vem o fim; vem a manhã sobre ti, habitante da terra, vem o tempo” (Ezequiel 7:5-7).

A “manhã” é o começo da Nova Igreja (n. 151) e por isso é dito “vem o tempo”.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987