Bible

 

Amós 2

Studie

   

1 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Moabe, sim, por quatro, não retirarei o castigo; porque queimou os ossos do rei de Edom, até os reduzir a cal.

2 Por isso porei fogo a Moabe, e ele consumirá os palácios de Queriote; e Moabe morrerá com grande estrondo, com alarido, e som de trombeta.

3 E exterminarei o juiz do meio dele, e matarei com ele todos os seus príncipes, diz o Senhor.

4 Assim diz o Senhor: Por três transgressoes de Judá, sim, por quatro, não retirarei o castigo; porque rejeitaram a lei do Senhor, e não guardaram os seus estatutos, antes se deixaram enganar por suas próprias mentiras, após as quais andaram seus pais.

5 Por isso porei fogo a Judá, e ele consumirá os palácios de Jerusalém.

6 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Israel, sim, por quatro, não retirarei o castigo; porque vendem o justo por dinheiro, e o necessitado por um par de sapatos.

7 Pisam a cabeça dos pobres no pó da terra, pervertem o caminho dos mansos; um homem e seu pai entram à mesma moça, assim profanando o meu santo nome.

8 Também se deitam junto a qualquer altar sobre roupas empenhadas, e na casa de seu Deus bebem o vinho dos que têm sido multados.

9 Contudo eu destruí o amorreu diante deles, a altura do qual era como a dos cedros, e cuja força era como a dos carvalhos; mas destruí o seu fruto por cima, e as suas raízes por baixo.

10 Outrossim vos fiz subir da terra do Egito, e quarenta anos vos guiei no deserto, para que possuísseis a terra do amorreu.

11 E dentre vossos filhos suscitei profetas, e dentre os vossos mancebos, nazireus. Acaso não é isso assim, filhos de Israel? diz o Senhor.

12 Mas vós aos nazireus destes vinho a beber, e aos profetas ordenastes, dizendo: Não profetizeis.

13 Eis que eu vos apertarei no vosso lugar como se aperta um carro cheio de feixes.

14 Assim de nada valerá a fuga ao ágil, nem o forte corroborará a sua força, nem o valente salvará a sua vida.

15 E não ficará em o que maneja o arco, nem o ligeiro de pés se livrará, nem tampouco se livrara o que vai montado a cavalo;

16 e aquele que é corajoso entre os valentes fugirá nu naquele dia, diz o Senhor.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 1857

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

1857. ‘Porque não [terá sido] consumada a iniquidade dos amorreus até lá’; que signifique o último tempo, quando não houver mais bem, é o que se vê pela significação dos ‘amorreus’ e pela significação da ‘consumação’. Na Palavra, os amorreus significam o mal em geral, razão pela qual a terra de Canaã foi chamada a ‘terra dos amorreus’ como em Ezequiel (16:3, 4) e em Amós (mós 2:9, 10). Por isso, aqui, pelo amorreu devemos entender todas as nações da terra de Canaã pelas quais foram significados, em particular, os males e os falsos, como já se disse; daí os amorreus significam todos os males em geral. A consumação significa o último tempo, quando não há mais bem algum.

[2] Contudo, o que se entende no sentido interno por estas palavras: “porque não [terá sido] consumada a iniquidade dos amorreus até lá”, é um arcano. Eis o que ocorre a respeito dos maus na outra vida: Os maus não são punidos antes que os seus males tenham chegado ao seu cúmulo, e isso quer no geral quer no particular; porque tal é o equilíbrio na outra vida, que o mal puna a si mesmo, ou os que são maus se arremessem na pena do mal somente quando ele chegou a seu cúmulo. Cada mal tem o seu limite, que é diferente em cada um; e esse limite não deve ser excedido. Quando o mal se excede, ele se precipita então na pena, e isso em tudo que diz respeito ao particular. O mesmo acontece com o que diz respeito ao geral.

[3] Os maus se arremessam no inferno não em um momento, mas sucessivamente; isso vem da lei universal da Ordem estabelecida pelo Senhor, lei pela qual o Senhor nunca envia quem quer que seja para o inferno, mas o mal mesmo, ou o próprio mau, se arremessa para lá sucessivamente, e isso, até que o mal tenha sido consumado e não apareça mais bem algum. Enquanto houver nele qualquer resto do bem, ele é elevado do inferno, mas quando há só o mal, ele por si mesmo se lança no inferno. Cumpre primeiro que um seja separado do outro, porque o bem e o mal são opostos um ao outro; ficar pendente entre um e outro não é permitido. É isso que é significado pela ‘iniquidade dos amorreus’ que deve ser consumada. Com os bons, porém, não sucede o mesmo; eles são continuamente elevados pelo Senhor para o céu, e o mal que está neles se apaga sucessivamente.

[4] É também o que sucede com o estado da igreja; a visitação não vem antes que o mal tenha sido consumado, isto é, tanto quanto restar ainda algum bem da caridade e algum vero da fé. Fala-se muitas vezes dessa consumação nos Profetas; por exemplo, em Isaías:

“Ouvis a consumação e a decisão da parte do Senhor JEHOVIH Zebaoth sobre toda a terra” (Isaías 28:22).

Em Jeremias:

“Babel, que habitas sobre muitas águas, grande em tesouros, veio o teu fim, a medida do teu lucro” (Jeremias 51:13).

Em Daniel:

“Setenta semanas foram decididas sobre o teu povo, e sobre a cidade da tua santidade, para consumação e prevaricação e para selar os pecados, e para espiar a iniquidade e para trazer a justiça dos séculos, e para selar a visão e o profeta, e para ungir o Santo dos santos” (Daniel 9:24);

“Enfim sobre a ave das abominações [está] a desolação, e até a consumação e a decisão, e ela se espalhará sobre a devastação” (Ibid. vers. 27).

A ‘consumação’ é também predita pelo Senhor mesmo, em Lucas, nestes termos:

“Cairão sobre o fio da espada e serão cativos entre todas as nações, e por fim Jerusalém será pisada pelas nações, até que, afinal, se cumpram os tempos das nações” (Lucas 21:24);

‘cair sob o fio da espada’ é, pelos falsos, porque a ‘espada’, na Palavra, é a pena do falso. ‘Jerusalém’ é o Reino do Senhor e a igreja (n. 402); as ‘nações’ são os males (n. 1260); assim, na consumação, então, quando a igreja foi presa pelos males e pelos falsos e, portanto, destruída por si mesma.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém