Bible

 

2 Samuel 2

Studie

   

1 Sucedeu depois disto que Davi consultou ao Senhor, dizendo: Subirei a alguma das cidades de Judá? Respondeu-lhe o Senhor: Sobe. Ainda perguntou Davi: Para onde subirei? Respondeu o Senhor: Para Hebrom.

2 Subiu, pois, Davi para lá, e também as suas duas mulheres, Ainoã, a jizreelita, e Abigail, que fora mulher de Nabal, e carmelita.

3 Davi fez subir também os homens que estavam com ele, cada um com sua família; e habitaram nas cidades de Hebrom.

4 Então vieram os homens de Judá, e ali ungiram Davi rei sobre a casa de Judá. Depois informaram a Davi, dizendo: Foram os homens de Jabes-Gileade que sepultaram a Saul.

5 Pelo que Davi enviou mensageiros aos homens de Jabes-Gileade, a dizer-lhes: Benditos do Senhor sejais vós, que fizestes tal benevolência, sepultando a Saul, vosso Senhor!

6 Agora, pois, o Senhor use convosco de benevolência e fidelidade; e eu também vos retribuirei esse bem que fizestes.

7 Esforcem-se, pois, agora as vossas mãos, e sede homens valorosos; porque Saul, vosso senhor, é morto, e a casa de Judá me ungiu por seu rei.

8 Ora, Abner, filho de Ner, chefe do exército de Saul, tomou a Isbosete, filho de Saul, e o fez passar a Maanaim,

9 e o constituiu rei sobre Gileade, sobre os asuritas, sobre Jizreel, sobre Efraim, sobre Benjamim e sobre todo o Israel.

10 Quarenta anos tinha Isbosete, filho de Saul, quando começou a reinar sobre Israel, e reinou dois anos, A casa de Judá, porém, seguia a Davi.

11 E foi o tempo que Davi reinou em Hebrom, sobre a casa de Judá, sete anos e seis meses.

12 Depois Abner, filho de Ner, com os servos de Isbosete, filho de Saul, saiu de Maanaim para Gibeão.

13 Saíram também Joabe, filho de Zeruia, e os servos de Davi, e se encontraram com eles perto do tanque de Gibeão; e pararam uns de um lado do tanque, e os outros do outro lado.

14 Então disse Abner a Joabe: Levantem-se os mancebos, e se batam diante de nós. Respondeu Joabe: Levantem-se.

15 Levantaram-se, pois, e passaram, em número de doze por Benjamim e por Isbosete, filho de Saul, e doze dos servos de Davi.

16 E cada um lançou mão da cabeça de seu contendor, e meteu-lhe a espada pela ilharga; assim caíram juntos; pelo que se chamou àquele lugar, que está junto a Gibeão, Helcate-Hazurim.

17 Seguiu-se naquele dia uma crua peleja; e Abner e os homens de Israel foram derrotados diante dos servos de Davi.

18 Ora, estavam ali os três filhos de Zeruia: Joabe, Abisai, e Asael; e Asael era ligeiro de pés, como as gazelas do campo.

19 Perseguiu, pois, Asael a Abner, seguindo-o sem se desviar nem para a direita nem para a esquerda.

20 Nisso Abner, olhando para trás, perguntou: És tu Asael? Respondeu ele: Sou eu.

21 Ao que lhe disse Abner: Desvia-te para a direita, ou para a esquerda, e lança mão de um dos mancebos, e toma os seus despojos. Asael, porém , não quis desviar-se de seguí-lo.

22 Então Abner tornou a dizer a Asael: Desvia-te de detráz de mim; porque hei de ferir-te e dar contigo em terra? e como levantaria eu o meu rosto diante de Joabe, teu irmão?

23 Todavia ele recusou desviar-se; pelo que Abner o feriu com o conto da lança pelo ventre, de modo que a lança lhe saiu por detrás; e ele caiu ali, e morreu naquele mesmo lugar. E sucedeu que, todos os que chegavam ao lugar onde Asael caíra morto, paravam.

24 Mas Joabe e Abisai perseguiram a Abner; e pôs-se o sol ao chegarem eles ao outeiro de Amá, que está diante de Giá, junto ao caminho do deserto de Gibeão.

25 E os filhos de Benjamim se ajuntaram atrás de Abner e, formando-se num batalhão, puseram-se no cume dum outeiro.

26 Então Abner gritou a Joabe, e disse: Devorará a espada para sempre? não sabes que por fim haverá amargura? até quando te demorarás em ordenar ao povo que deixe de perseguir a seus irmãos?

27 Respondeu Joabe: Vive Deus, que, se não tivesses falado, só amanhã cedo teria o povo cessado, cada um, de perseguir a seu irmao.

28 Então Joabe tocou a buzina, e todo o povo parou; e não perseguiram mais a Israel, e tampouco pelejaram mais.

29 E caminharam Abner e os seus homens toda aquela noite pela Arabá; e, passando o Jordão, caminharam por todo o Bitrom, e vieram a Maanaim.

30 Voltou, pois, Joabe de seguir a Abner; e quando ajuntou todo o povo, faltavam dos servos de Davi dezenove homens, e Asael.

31 Mas os servos de Davi tinham ferido dentre os de Benjamim, e dentre os homens de Abner, a trezentos e sessenta homens, de tal maneira que morreram.

32 E levantaram a Asael, e o sepultaram no sepulcro de seu pai, que estava em Belém. E Joabe e seus homens caminharam toda aquela noite, e amanheceu-lhes o dia em Hebrom.

   

Komentář

 

Belém

  
Joseph and Mary arrive in Bethlehem, by William Brassey Hole

Há uma forte relação entre Éfrata e Belém na Bíblia; podem ser dois nomes diferentes para a mesma cidade, ou é possível que Éfrata descreva um distrito que inclui Belém. Seja qual for o caso, eles desempenham papéis-chave na Bíblia. Belém é conhecida como o lugar do nascimento de Jesus, claro, mas também foi o lugar do nascimento de Davi e de Benjamim, e a mãe de Benjamim, Raquel, foi enterrada lá.

A razão disso é que Efraim e Belém (e Benjamim, aliás) representam um elemento chave de nossa fiação espiritual, um elemento que nos torna possível ter uma vida espiritual.

Nos níveis mais profundos, a nossa identidade, a nossa humanidade, é uma questão de amor - o que amamos faz de nós quem e o que somos. Mas esse amor está fechado dentro de nós; não é algo que possamos partilhar directamente com os outros. Para partilhá-lo, temos de lhe dar uma forma - e dar-lhe uma forma significa que estamos realmente a transformá-lo em ideias, em verdade. Como verdade, ele pode ser compartilhado, e se tivermos sorte de que as pessoas que o recebem serão capazes de executar o processo ao contrário, sentindo e internalizando o amor contido nessa verdade.

Este processo, porém, envolve dois tipos de "saltos quânticos". O amor é uma coisa interna, e a verdade é uma coisa externa (ou como diz o Swedenborg, o amor é celestial na natureza e a verdade é espiritual na natureza), e as coisas internas e externas são separadas, em dois planos diferentes de existência. Expressar o amor como verdade requer um processo especial, e receber amor da verdade também o faz. É aí que entra Belém.

Belém (e Ephrath e Benjamin) representam o que a Swedenborg chama de "o espiritual do celestial". É aqui que o elemento celestial - o amor - pode empurrar para tomar uma forma, pode tornar-se o mais "verdadeiro" possível. É igualado por algo chamado "o celeste do espiritual", onde o elemento espiritual - a verdade - pode se tornar o mais "parecido com o amor" possível. Através destes intermediários, o amor pode saltar a fenda, como impulsos nervosos que atravessam sinapses, ou como campos magnéticos que atraem dois ímãs juntos. É a única maneira de conseguirmos colocar o amor em formas úteis, e só assim podemos compartilhá-lo.

Isso explica porque José não pôde revelar-se aos seus irmãos no Egito até que Benjamin estivesse com eles - José representa o celeste do espiritual, e precisava ser emparelhado com o espiritual do celestial para se comunicar. Isso também explica por que o Senhor teve que nascer em Belém: Ele veio em forma humana para que o Seu amor perfeito, infinito e divino pudesse ser posto em forma como verdade e partilhado connosco. Isso tinha que ser feito colocando uma coisa interna, celestial - Seu amor - em uma forma externa, espiritual - Sua verdade. Isso só poderia acontecer através do espiritual do celestial, que é Belém.

(Odkazy: Arcanos Celestes 4584, 4585 [5-6])