Bible

 

1 Samuel 3

Studie

   

1 Entretanto, o menino Samuel servia ao Senhor perante Eli. E a palavra de Senhor era muito rara naqueles dias; as visões não eram freqüentes.

2 Sucedeu naquele tempo que, estando Eli deitado ne seu lugar (ora, os seus olhos começavam já a escurecer, de modo que não podia ver),

3 e ainda não se havendo apagado a lâmpada de Deus, e estando Samuel também deitado no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus,

4 o Senhor chamou: Samuel! Samuel! Ele respondeu: Eis-me aqui.

5 E correndo a Eli, disse-lhe: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei; torna a deitar-te. E ele foi e se deitou.

6 Tornou o Senhor a chamar: Samuel! E Samuel se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei, filho meu; torna a deitar-te.

7 Ora, Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e a palavra de Senhor ainda não lhe tinha sido revelada.

8 O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel pela terceira vez. E ele, levantando-se, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o menino.

9 Pelo que Eli disse a Samuel: Vai deitar-te, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Foi, pois, Samuel e deitou-se no seu lugar.

10 Depois veio o Senhor, parou e chamou como das outras vezes: Samuel! Samuel! Ao que respondeu Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.

11 Então disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual fará tinir ambos os ouvidos a todo o que a ouvir.

12 Naquele mesmo dia cumprirei contra Eli, de princípio a fim, tudo quanto tenho falado a respeito da sua casa.

13 Porque já lhe fiz: saber que hei de julgar a sua casa para sempre, por causa da iniqüidade de que ele bem sabia, pois os seus filhos blasfemavam a Deus, e ele não os repreendeu.

14 Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a sua iniqüidade, nem com sacrifícios, nem com ofertas.

15 Samuel ficou deitado até pela manhã, e então abriu as portas da casa do Senhor; Samuel, porém, temia relatar essa visão a Eli.

16 Mas chamou Eli a Samuel, e disse: Samuel, meu filho! Ao que este respondeu: Eis-me aqui.

17 Eli perguntou-lhe: Que te falou o Senhor? peço-te que não mo encubras; assim Deus te faça, e outro tanto, se me encobrires alguma coisa de tudo o que te falou.

18 Samuel, pois, relatou-lhe tudo, e nada lhe encobriu. Então disse Eli: Ele é o Senhor, faça o que bem parecer aos seus olhos.

19 Samuel crescia, e o Senhor era com ele e não deixou nenhuma de todas as suas palavras cair em terra.

20 E todo o Israel, desde até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor.

21 E voltou o Senhor a aparecer em Siló; porquanto o Senhor se manifestava a Samuel em Siló pela sua palavra. E chegava a palavra de Samuel a todo o Israel.

   

Komentář

 

Arca

  
Depiction of Noah sending off a dove from the ark by DREUX, Jean;   MASTER of Margaret of York;   HENNECART, Jean

Há três arca mencionadas na Palavra, a arca de Noé, a arca das trevas para o menino Moisés, e a arca do pacto no tabernáculo. Todas estas três representam a mente humana em algum momento do seu desenvolvimento.

Na época de Noé, a primeira igreja, representada por Adão, tinha chegado ao seu fim, e uma nova tinha de ser aberta pelo Senhor. As mentes das pessoas que estavam naquela igreja são representadas pela arca, e todos os animais representavam amores e afetos, tanto bons como maus, que aquelas pessoas tinham. As mentes dessas pessoas não eram as mesmas que as do povo da igreja anterior. A velha vontade egoísta herdada de seus antepassados é representada pela madeira de gopher, da qual a arca básica foi construída, mas que foi selada por dentro e por fora pela betuminosa. Seus antepassados, os adamitas, não tinham esse "selamento" e por isso não podiam dividir o que sabiam do que desejavam. Noé e sua família representam os amores dominantes e o desejo de seguir o Senhor. A arca evita que a enchente de falsidades afogue essas mentes, e a porta e a janela representam o ouvir e o ver da verdade a partir das doutrinas que restaram da igreja Adâmica. E assim, mantidos seguros, eles poderiam usar esses princípios, aprendidos da doutrina, para formar uma consciência, que se seguida permitiria ao Senhor construir uma nova vontade para o bem na mente. Esta separação da vontade e compreensão que pode ser feita na mente ainda hoje reflete o modo como somos, e ainda nos permite construir uma consciência, apesar de nossa própria vontade egoísta.

A arca para Moisés, feita de juncos, também foi selada por dentro e por fora. Moisés representa a Palavra do Senhor, e porque ele era então uma criança, nossas primeiras idéias sobre a santidade da Palavra quando somos muito jovens. Portanto, não é uma estrutura sólida e duradoura, mas uma estrutura bruta, porque nossas idéias jovens ainda não foram formadas. Também representa as primeiras idéias da Palavra na mente de Jesus.

A terceira arca representa o terceiro ou mais íntimo céu onde os anjos estão mais próximos do Senhor, e o próprio Senhor é representado pelas duas tábuas de pedra que tinham sobre eles a Sua lei, escrita pelo Seu dedo. Por esta razão, era a posse santíssima que os filhos de Israel tinham e tinha poder para afetar o rio Jordão e para desbaratar os inimigos de Israel. Era guardada na parte fechada do tabernáculo, onde só Moisés e Arão podiam ir. Da arca em sua câmara a santidade repousava em um grau inferior na sala exterior do tabernáculo, que representava o segundo ou meio céu, e em um grau ainda inferior no pátio, dentro da cerca de cortina, que representava o primeiro ou o céu exterior.

(Odkazy: Arcanos Celestes 638, 651, 652, 653, 891, 6723 [3], [4], 9485)