From Swedenborg's Works

 

O Cavalo Branco #2

Study this Passage

  
/ 17  
  

2. Nas partes proféticas da Palavra o cavalo é nomeado muitas vezes, mas, até agora, ninguém soube que o 'cavalo' significa o entendimento, e o 'cavaleiro' significa o inteligente, e isso, talvez, porque pareça estranho e surpreendente que tal seja a significação do cavalo no sentido espiritual e, por conseguinte, na Palavra. A verdade, porém, é que se pode ver que isso é assim por muitas passagens, das quais referirei aqui somente as que se seguem. Na profecia de Israel a respeito de Dan:

"Dan [será] uma serpente sobre o caminho, uma serpente voadora sobre a vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e o seu cavaleiro cairá para trás" (Gênesis 49:17-18).

O que significa essa profecia sobre uma das tribos de Israel ninguém compreenderá, exceto se souber o que é significado pela 'serpente', depois, o que é significado pelo 'cavalo' e pelo 'cavaleiro'. Ninguém ignora que é um espiritual que está aí encerrado. O que é significado por cada uma dessas expressões pode-se ver nos Arcanos Celestes, Arcanos Celestes 6398-6401, onde essa profecia é explicada. Em Habacuque:

"Deus, cavalgas sobre Teus cavalos. Teus carros [são] a salvação; fizeste pisar o mar pelos Teus cavalos" (Habacuque 3:8, 15).

Que aí os 'cavalos' signifiquem algo espiritual é evidente pelo fato de tais coisas se dizerem a respeito de Deus; de outro modo, que poderiam significar essas palavras, que 'Deus cavalga sobre Seus cavalos, e que Ele faz pisar o mar por Seus cavalos?' Em Zacarias:

"Naquele dia, haverá sobre as campainhas dos cavalos: Santidade a Jehovah" (Zacarias 14:20);

E, semelhantemente, no mesmo:

"Naquele dia, palavra de Jehovah, ferirei todo cavalo de espanto, e seu cavaleiro de desvario, e sobre a casa de Jehovah abrirei os Meus olhos, e todo cavalo dos povos ferirei de cegueira" (Zacarias 12:4-5).

Aí se trata da devastação da igreja, que acontece quando não há mais entendimento algum de vero. Isto é descrito assim pelo 'cavalo' e pelo 'cavaleiro'; de outro modo, o que significaria 'ferir de espanto todo cavalo e de cegueira todo cavalo dos povos'? Que teria isso a ver com a igreja? Em Jó:

"Deus a privou de sabedoria e não lhe deu entendimento; a seu tempo ela se levanta ao alto; ri-se do cavalo e do que vai montado nele" ( e seq.).

Que pelo 'cavalo' aí seja significado o entendimento é claramente evidente; o mesmo sucede em David, onde se diz:

"Cavalga sobre a palavra da verdade" (Salmos 45:5);

Além de muitos outros lugares. Ainda mais, quem poderá saber de onde vem que Elias e Eliseu foram chamados de 'carros de Israel e seus cavaleiros', e por que motivo o criado de Eliseu viu uma montanha repleta de cavalos e de carros de fogo, se não souber o que significam os 'carros' e os 'cavaleiros', e o que Elias e Eliseu representaram? Pois Eliseu disse a Elias:

"Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros!" (2 Reis 2:11-12).

E o rei Joás disse a Eliseu:

"Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros!" (2 Reis 13:14).

E, a respeito do menino de Eliseu, foi dito que

"Jehovah abriu os olhos do menino de Eliseu, e ele viu, e eis, a montanha repleta de cavalos e de carros de fogo ao redor de Eliseu" (2 Reis 6:17).

Que Elias e Eliseu tenham sido chamados de 'carros de Israel e seus cavaleiros' foi porque um e outro representaram o Senhor quanto à Palavra, os carros significam a doutrina segundo a Palavra, e os 'cavaleiros' a inteligência. Que Elias e Eliseu tenham representado o Senhor quanto à Palavra pode-se ver nos Arcanos Celestes, Arcanos Celestes 5247, 7643, 8029, 9327; depois também, que os carros signifiquem a doutrina da Palavra, nos Arcanos Celestes 5321, 8215.

  
/ 17  
  

Tradução: Levindo C. de Lafayette Revisão: Cristóvão Nobre, Vicente Nobre, Johnny Villanueva. Swedenborg Comércio de Livros e Artes, Ltda. Curitiba, Brasil

From Swedenborg's Works

 

Arcanos Celestes #114

Study this Passage

  
/ 10837  
  

114. Também o vero da fé, na Palavra, é significado e representado pelas pedras preciosas, como no peitoral do juízo e sobre os ombros do éfode de Aarão. No peitoral, o ouro, o jacinto, a púrpura, o escarlate duplamente tinto e o linho fino [xylino] representavam as coisas que pertencem ao amor; as pedras preciosas representavam as coisas que pertencem à fé procedente do amor. Semelhantemente as duas pedras do memorial sobre os ombros do éfode, que eram shoham circundadas por fundos de ouro (Êxodo 28:9-22). É o que está dito claramente em Ezequiel, onde se trata do homem que possui as riquezas celestes, a sabedoria e a inteligência:

"Cheio de sabedoria, e perfeito em beleza, estiveste no Éden, o jardim de DEUS; de toda pedra preciosa era tua cobertura, rubi, topázio e diamante; tarshish, shoham e jaspe; safira, crisópraso, esmeralda; e ouro, obra dos teus tambores e das tuas flautas, estava em ti; no dia em que foste criado, eles foram preparados; perfeito foste em teus caminhos, desde o dia em que foste criado" (Ezequiel 28:12-13, 15).

Qualquer um pode ver que tais expressões significam as coisas celestes e espirituais da fé e não pedras. Mesmo cada uma das pedras representava algum essencial da fé.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém