A Interação da Alma e do Corpo #1

By Emanuel Swedenborg

Study this Passage

  
/ 20  
  

Da interação da alma e do corpo, que se acredita fazer-se ou pelo infuxo físico, ou pelo influxo espiritual ou por uma harmonia preestabelecida

1. A respeito da interação da alma e do corpo, ou da operação de um no outro e de um com o outro, há três opiniões e tradições, que são hipóteses: a primeira é chamada influxo físico; a segunda, influxo espiritual; e a terceira, harmonia preestabelecida. A primeira, que se chama influxo físico, vem das aparências dos sentidos e, assim, de falácias, porque parece que os objetos vistos, os quais afetam os olhos, influem no pensamento e o produzem, do mesmo modo que a linguagem, que atua nos ouvidos, influi na mente e ali produz as ideias, assim também ocorrendo com o olfato, o paladar e o tato. Uma vez que os órgãos desses sentidos recebem em primeiro lugar as influências que chegam do mundo e a mente parece pensar e querer segundo as afeições dessas influências, por isso os antigos filósofos e escolásticos creram que o influxo desses órgãos era passado à alma, e assim formularam a hipótese do influxo físico ou natural.

[2] A segunda, que se chama influxo espiritual, por alguma ação ocasional desse influxo, vem da ordem e de suas leis, porquanto a alma é uma substância espiritual e, assim, mais pura, anterior e interior, enquanto o corpo é material e, assim, mais grosseiro, posterior e exterior; e é segundo a ordem que o mais puro influa no mais grosseiro, o anterior no posterior e o interior no exterior, por conseguinte, o espiritual no material e não vice-versa; por conseguinte, a mente cogitativa influindo na visão segundo o estado induzido nos olhos pelos objetos, estado esse que a mente também dispõe à sua vontade; assim também, a mente perceptiva influindo na audição segundo o estado induzido nos ouvidos pela linguagem.

[3] A terceira, que se chama harmonia preestabelecida, vem das aparências e falácias da razão, uma vez que a mente nessa operação age em união com o corpo e juntamente com este. Como, porém, toda operação é primeiro sucessiva e em seguida simultânea, a operação sucessiva é o influxo e a operação simultânea é a harmonia, assim como quando a mente pensa e em seguida fala, ou quando quer e em seguida age. Por isso, é uma falácia da razão estabelecer o simultâneo e excluir o sucessivo. Além dessas três opiniões sobre a interação da alma e do corpo, uma quarta não é possível, pois ou a alma opera no corpo, ou o corpo na alma ou ambos juntos, continuamente.

  
/ 20  
  

A Interação da Alma e do Corpo, tradução de De Commercio Animae et Corporis Londres, 1769 por Emanuel Swedenborg. Tradução por Cristóvão R. Nobre Revisão: Cléia M. S. Nobre, Johnny Villanueva Capa: Johnny Villanueva Edições das Doutrinas Celestes para a Nova Jerusalém Livraria Alexandria Curitiba, 2013